quinta-feira, 16 de março de 2017

HC da Unicamp faz 351 transplantes em 2016 e bate recorde de 32 anos



O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atingiu 351 transplantes em 2016 e bateu o recorde da unidade médica desde 1984, quando o procedimento começou a ser feito. Segundo o HC, a unidade está entre os dez hospitais que mais realizam transplantes no Brasil e é o que mais executa procedimentos deste tipo no estado de São Paulo.

De acordo com a instituição, com o número de cirurgias do ano passado, o hospital chegou a um total de 6,2 mil processos de transplantação de órgãos e tecidos realizados na unidade médica.
Ainda segundo o hospital, o tipo de transplante mais comum em 2016 foi o renal (136 processos), seguido de córnea (123) e cardíaco (8). Dos dez tipos de órgãos e tecidos que podem ser transplantados, o HC da Unicamp não realiza os de intestino, valva cardíaca, além de ossos e pulmões.
Entre os órgãos que podem ser doados, o coração e o pulmão são os que têm menos de preservação (de 4 a 6 horas). Já fígado e pâncreas tem tempo máximo de 12 a 24 horas, enquanto os rins podem levar até 48 horas para serem transplantados. Por fim, as córneas e os ossos permanecem em boas condições por até sete e cinco dias, respectivamente.
1º transplante de coração em criança
Em agosto de 2016, o HC realizou pela primeira vez um transplante de coração em uma criança. Esse tipo de cirurgia é inédita na região, segundo a instituição. A experiência com as cirurgias pediátricas, de acordo com o médico coordenador do transplante, Otávio Rizzi Coelho Filho, ajudou para que o procedimento fosse bem-sucedido.


"Nosso grupo desde o primeiro transplante em adulto até hoje foi adquirindo experiência, não só no transplante, mas também nas cirurgias pediátricas para poder culminar com o que a gente fez", explica.


fonte: G1 Campinas e Região