terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

'Bebida' que avó deu a bebê por engano era ácido para limpar motor



bebê de 10 meses que morreu com intoxicação após tomar um produto químico dado por engano pela avó ingeriu um forte ácido usado em limpeza automotiva e industrial. De acordo com informações da Polícia Militar de Jaú (SP), a avó confundiu o líquido com suco de uva e colocou na mamadeira para a neta beber. Ela passou mal logo depois e foi levada para a Santa Casa da cidade, mas não resistiu.
De cor roxa, o produto recebe a especificação de detergente desincrustante ácido. Ele possui três ácidos em sua formulação: sulfônico, clorídrico e fluorídrico.
O incidente aconteceu na manhã deste domingo (19), em Jaú. De acordo com informações do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, a bebê, os pais e o irmão, de 4 anos, estavam passando a semana na residência dos avós por conta de uma infestação de escorpiões na casa onde a família mora. Além dos avós, dois tios também moram no local.
O líquido é tão tóxico que deve ser diluído em água na concentração de 1%, ou seja, 2 litros do produto para se preparar 200 litros de solução. A fabricante orienta que ele só deve ser manuseado por alguém com luvas, máscara, óculos, botas de borracha e avental. A aplicação do produto é na limpeza de motores, rodas, chassis e outras superfícies metálicas.
Ainda de acordo com as informações, a avó fazia almoço na cozinha e o pai foi até o cômodo porque a menina estava com fome. A avó então resolveu dar suco de uva para a criança, na pia havia uma garrafa menor com rótulo de suco de uva e ao lado tinha o recepiente maior com o produto de limpeza de cor roxa.
A avó se confundiu achando que também era suco e acabou colocando na mamadeira da menina. Logo depois de beber o líquido, a menina começou a passar mal. “Parece que o outro filho tinha tomado todo o suco de uva que estava na garrafinha menor e no mesmo lugar tinha um frasco com um líquido a cor roxa. A avó acabou colocando na mamadeira e a criança ingeriu”, diz o capitão da PM Sérgio Murad.
A família acionou o Serviço de Atendimento de Resgate de Urgência, que levou a bebê até a Santa Casa da cidade, mas ela não resistiu. “Pelo telefone o Samu estava tentando fazer o procedimento para orientar a avó, tentar reanimar a criança”, diz o capitão.

O caso é investigado pela Polícia Civil como homicídio culposo. Na casa, a polícia apreendeu o recipiente com o produto de limpeza de coloração roxa; a garrafa com rótulo de suco, onde estava o líquido oferecido à criança de cor semelhante ao do produto de limpeza apreendido, e a mamadeira da vítima.
Fonte: G1 Bauru e Marília