segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Mais escolas cancelam ocupação na região e alunos retomam as aulas



Alunos de escola em Artur Nogueira desocupam unidade (Foto: Reprodução / EPTV)
Desde este domingo (6), mais alunos das escolas estaduais que haviam ocupado as unidades de ensino em protesto contra a reorganização começaram a abrir os portões das unidades. Em algumas unidades as aulas voltam nesta segunda-feira (7).

A ocupação atingiu escolas das regiões de Campinas (SP), de Piracicaba (SP) e o restante do estado de SP, mas, na sexta-feira (4), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou atrás e cancelou as alterações das instituições para 2016, como implantação do ciclo único e fechamento de unidades. Desde então, algumas instituições começaram, a ser desocupadas.

"A gente decidiu que é vitorioso por isso e que nós não podemos prejudicar os nossos colegas do terceiro ano, para eles poderem completar o ano letivo", afirma um estudante de 16 anos.

Até as 11h desta segunda, outras cinco escolas foram desocupadas. Ao todo, na semana passada, 28 ainda estavam fechadas pelos estudantes nas regiões de Campinas e de Piracicaba. Na cidade de Campinas, os alunos não demonstraram interesse em sair das unidades, até o momento.

Veja as cidades que têm unidades recomeçando as aulas abaixo, de acordo com um levantamento feito pela EPTV, afiliada da TV Globo.
Itapira

Os alunos da E. E. Antonio Caio, em Itapira (SP), fizeram a entrega das chaves por volta das 7h30. Não houve depredação em nenhuma área da escola, segundo a diretoria. As aulas voltam nesta segunda.

Americana
Na E. E. Monsenhor Magi, em Americana (SP), os estudantes também entregaram  a chave para a diretoria nesta manhã. Foi feita uma vistoria de limpeza antes da abertura dos portões.

Santa Bárbara d'Oeste
Duas escolas de Santa Bárbara d'Oeste (SP) foram desocupadas nesta manhã. A E. E. Professora Benedicta Aranha de Oliveira Lino também teve a entrega das chaves e a previsão é que as aulas recomecem na parte da tarde. Na E. E. Professora Heloísa Terezinha Murbach Lacava as chaves também foram devolvidas pelos estudantes.

Limeira
Em Limeira (SP) a E.E. Ely de Almeida Campos também foi desocupada durante a manhã, após a diretora fazer uma vistoria no colégio.

Situação de Campinas
Ao todo, 11 escolas seguem ocupadas pelos estudantes em Campinas. São elas: E. E. Jardim Santa Clara (região do Campo Grande), Escola Carlos Gomes (Centro), Deputado Eduardo Barnabé (DIC I), Laís Bertoni Pereira (Vila Palácios), Francisco Glicério (Centro), Júlio de Mesquita (Jardim das Oliveiras), Antonio Vilela Júnior (Vila Industrial), Eliseu Narciso Reverendo (DIC III), Hugo Penteado Teixeira (Parque Floresta), Procópio Ferreira (Jardim das Oliveiras) e Colégio Dom Barreto (Ponte Preta).
Os estudantes querem discutir pautas específicas antes de emcerrar as manifestações nestas escolas.
Fonte: G1 Campinas e Região