sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Campinas atinge 61,4 mil casos de dengue, aponta secretaria estadual

Balanço anterior, enviado pela prefeitura há 1 mês, apontava 59 mil registros.
Após duas epidemias, prefeitura anunciou contratação de 255 profissionais.

Ação contra dengue em Campinas (Foto: Carlos Bassan / PMC)
Funcionária da prefeitura durante ação contra
dengue (Foto: Carlos Bassan / PMC)
 O número de casos de dengue em Campinas (SP) chegou a 61,4 mil, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (3) pela Secretaria de Estadual de Saúde. No balanço anterior, enviado pela prefeitura em 6 de agosto, a cidade contabilizava 59,1 mil casos. No total, 11 pessoas faleceram este ano no município em decorrência da doença.

De acordo com a prefeitura, um óbito ainda é investigado para confirmar, ou descartar, a dengue como causa. Entre 1998 e 2013, a maior epidemia em Campinas foi registrada em 2007, quando 11,4 mil pessoas foram infectadas. A partir de 2014, quando a cidade registrou 42,6 mil casos, houve um "boom" da doença.

Encontro estadual
Em encontro com prefeitos e secretários municipais de saúde nesta quinta-feira, o governo estadual anunciou, por meio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), a contratação de 500 novos agentes que devem fazer ações preventivas no próximo verão - período no qual oAedes aegypti se desenvolve com mais facilidade.

Segundo a assessoria de imprensa da administração municipal, o prefeito Jonas Donizette (PSB) participou do encontro, mas nenhuma ação específica para Campinas foi anunciada. A cidade tem o maior número de casos de dengue este ano no estado, seguida por Sorocaba e São Paulo. Sumaré aparece em na lista como a sexta cidade com mais pacientes da doença em 2015, com 14,4 mil.

Jonas pede mais verba
No encontro, o pessebista pediu para União e Estado dividirem a "conta" de epidemias com os municípios. "Muitas vezes, os prefeitos são acionados, até judicialmente, mas nós temos que pensar o seguinte: todas as ações contra a doença demandam recursos financeiros. Então, fica a reivindicação para que essa parte financeira do custeio seja levada em conta também pelos governos estadual e federal", disse Jonas.

Em Campinas, o Ministério Público investiga se as medidas antidengue do governo Jonas foram suficientes. A Secretaria de Estadual de Saúde informou que os 500 agentes serão deslocados com base nos pedidos das prefeituras. Em relatório enviado ao Ministério Público, a Sucen considerou "insuficiente" o número de agentes de combate à dengue contratados pela Prefeitura de Campinas. Os profissionais da superintendência servem para reforçar o combate feito pelos municípios.

Convocação de agentes
Após as duas maiores epidemias da história, este ano e em 2014, a prefeitura anunciou a convocação de 255 agentes comunitários de saúde. A administração municipal também prevê ampliar o convênio com empresas que auxiliam no combate para tentar evitar um novo "boom" da doença no próximo ano.

Do: G1 Campinas e Região

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

XIII Seminário Internacional PAULO FREIRE





Aconteceu nos dias 1 e 2 de setembro no Centro de Convenções da UNICAMP, o XIII Seminário Internacional Paulo Freire. Organizado pela professora Gláucia Maria Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, e coordenado por Francisco Genezio Lima de Mesquita, do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), o evento contou com a presença de pesquisadores, educadores, estudantes e outros interessados em conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre a educação e reflexão freireana.


 No primeiro dia a platéia foi agraciada com as palestrantes - Professora  Fidencia Xiomara Santo Lago, cubana, que ministrou uma palestra sobre a influência de PAULO FREIRE em CUBA - Professora Maya Corrdor, colombiana, ministrou palestra sobre o trabalho  realizado na favela ALTOS DE CAZUCA, em BOGOTÁ, COLÔMBIA - Professora Luciana da Silva, da rede de ensino municipal de CAMPINAS-SP e HORTOLÂNDIA-SP e  articuladora do Programa MAIS EDUCAÇÃO de educação integral nas redes de ensino estaduais e municipais - Professor Carlos Roberto Pereira de Souza, Historiador e responsável pelo LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL DO CENTRO DE MEMÓRIA-UNICAMP - Professora Porcina Rosa Neves Maio, professora da rede pública de MANAUS-AM, ministrou palestra sobre dados da população indígena no Brasil. Na quarta-feira houve o encerramento do seminário, com apresentação de hip hop, na Praça DA PAZ. 

pfreire_site
(Foto: Equipe Olhar Atento)

Exibindo DSC_0630.JPG
(Foto: Equipe Olhar Atento)
Exibindo DSC_0377.JPG
(Foto: Equipe Olhar Atento)

Exibindo DSC_0428.JPG
(Foto: Equipe Olhar Atento)

Exibindo DSC_0498.JPG
(Foto: Equipe Olhar Atento)

Exibindo DSC_0561.JPG
(Foto: Equipe Olhar Atento)