quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Recuperação de veículos furtados e roubados em Campinas diminui 11%

Governo diz que 3,8 mil foram localizados em 2014, contra 4,3 mil em 2014.
Estado defende que houve redução do número de crimes na região.


Número de veículos recuperados em Campinas diminuiu em 2014, diz SSP (Foto: Reprodução / EPTV)
Número de veículos recuperados em Campinas diminuiu em 2014, diz SSP (Foto: Reprodução / EPTV)
A recuperação de veículos furtados e roubados em Campinas (SP) diminuiu 11% no ano passado, em relação a 2013, segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP-SP). Entre janeiro e dezembro de 2014 foram registradas nas delegacias as localizações de 3,8 mil unidades no município, contra 4,3 mil no ano anterior.

De acordo com o governo estadual, o índice de veículos encontrados durante o ano passado corresponde a 48,3% da quantidade de unidades furtadas e roubadas na cidade. "Além de ser assaltado, você não encontra os bens", criticou o economista Renato Cardoso. Ele disse que teve o carro roubado no ano passado e o automóvel não foi achado pela Polícia Civil.

Preço salgado
O Sindicato dos Corretores de Seguros afirma que, além da sensação de insegurança, o índice reflete no aumento de preços aos consumidores. Em 2014, os valores dos contratos subiram média de 10% na região de Campinas. "Em razão da não venda do veículo, também o faturamento das seguradoras acaba prejudicado. Consequentemente, menos seguro, maior o custo", falou o diretor da sede regional da entidade, Carlos Aparecido Cunha.

Para o especialista em segurança Ruyrilo de Magalhães, o índice de recuperação de veículos indica deficiência do estado para resolver crimes. "Não adianta nós ficarmos nos iludindo. A Polícia vem, diz que está fazendo isso, aquilo, mas é pouco. Ela também não consegue fazer porque não tem estrutura", criticou.

Ações do governo
Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, a SSP-SP informou que houve queda na quantidade de veículos furtados e roubados na região de Campinas. Além disso, defendeu que a "operação desmanche" é uma das ações para elevar a recuperação de automóveis.


Fonte: Do G1 Campinas e Região

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Após chuvas, região de Campinas tem 19 cidades em estado de atenção

Campinas registrou 171,5 milímetros nos últimos 3 dias, diz Defesa Civil.
Volume corresponde ao índice esperado para metade do mês de fevereiro.

Chuva causou alagamento em estrada no Parque Santo Antônio, em Sumaré (Foto: Sílvia da Silva Santos / VC no G1)
Estrada ficou alagada no Parque Santo Antônio, em Sumaré  (Foto: Sílvia da Silva Santos / VC no G1)
O número de cidades da região de Campinas (SP) que entraram em estado de atenção subiu de 13 para 19 na tarde desta quarta-feira (18), segundo a Defesa Civil, por terem acumulado volume de chuva superior a 80 milímetros nas últimas 72 horas. O balanço divulgado às 12h pelo órgão e inclui as cidades de Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Engenheiro Coelho, Holambra, Itapira, Jaguariúna, Limeira, Lindóia, Louveira, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Serra Negra, Socorro, Sumaré e Vinhedo.

De acordo com o diretor do órgão, Sidnei Furtado, as chuvas geraram acúmulo de 171,5 milímetros em Campinas, volume que corresponde a 79,6% da média esperada para o mês, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas de Unicamp (Cepagri). "O importante é que não tivemos temporal nestes dias, a chuva foi mais distribuída. Isso ajuda a questão hídrica, uma vez que antes estávamos com chuvas fortes e localizadas", avaliou o diretor.

Cidade
Chuva acumulada
Cidade
Chuva acumulada
Campinas
171,5 mm
Morungaba
124,8 mm
Eng. Coelho
83 mm
N. Odessa
88,2 mm
Holambra
140 mm
Pedreira
114 mm
Itapira
95,9 mm
S. Bárbara
108,2 mm
Jaguariúna
95,2 mm
Serra Negra
119 mm
Limeira
99,9 mm
Socorro
185,5 mm
Lindóia
142,1 mm
Sumaré
107,6 mm
Louveira
90,5 mm
Vinhedo
92,5 mm
Monte Mor
130 mm
Amparo
147,8 mm
Fonte: Defesa Civil de Campinas

Furtado explicou que o maior acúmulo de chuvas ocorreu na região noroeste da cidade, que inclui bairros como Jardim Ipaussurama,Chácara Primavera, Jardim Florence e Parque Itajaí. Duas quedas de árvores foram registradas entre as 19h de terça-feira (17) e 6h desta quarta na Vila São Jorge e Jardim Flamboyant, mas não houve feridos, segundo a Defesa Civil. "Houve alagamentos pontuais em algumas cidades", falou o diretor. Em Sumaré, por exemplo, o tráfego de veículos foi comprometido na Estrada Valêncio Calegari, no Parque Santo Antônio.

Riscos
Socorro registrou acúmulo de 185,5 milímetros de chuva no período, o maior volume entre as cidades da região que entraram em estado de atenção. "O que preocupa a partir de agora é a saturação do solo. Com isso, há risco de quedas de árvores, muros e delizamentos de terra", explicou Furtado. Ele disse ainda que o número de cidades em estado de atenção pode aumentar nesta quarta-feira, uma vez que Águas de Lindóia não atualizou os dados.

As cidades de Americana, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Santo Antônio de Posse e Valinhos estão em observação. O Cepagri prevê panca

Abastecimento
Após a série de chuvas nos últimos três dias, a vazão do Rio Atibaia chegou a 41,71 metros cúbicos de água por segundo na manhã desta quarta-feira. Em geral, o consumo de Campinas tem picos de 4 m³ por segundo, portanto, a situação é considerada confortável.


Do G1 Campinas e Região