sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Petroleiros da Replan param por mais segurança e contratações em Paulínia

Segundo sindicato, explosão de navio-plataforma no ES motivou protesto.
Grupo também pede a contratação de funcionários para setor da empresa.


Funcionários da Refinaria de Paulínia iniciaram paralisação (Foto: Sindipetro Unificado)
Funcionários da Refinaria de Paulínia iniciaram paralisação (Foto: Sindipetro Unificado)
Funcionários da Refinaria de Paulínia (Replan), a maior da Petrobras, iniciaram uma paralisação na tarde desta quinta-feira (12) para pedir mais segurança após a explosão do navio-plataforma no Espírito Santo, que deixou ao menos cinco mortos, e cobrar a contratação de funcionários para Estação de Tratamento de Água (ETA) da empresa. O protesto deve durar 24 horas, ou seja, até as 15h30 de sexta-feira (13).

O Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro) informou ainda que aproximadamente 70 trabalhadores, que iniciaram a jornada às 7h30, não foram rendidos pela equipe seguinte, das 15h30, por causa do protesto. Na sexta-feira, os funcionários do setor administrativo não entram na empresa, de acordo com a entidade.

G1 contatou a Petrobras na noite desta quinta-feira, mas não obteve retorno para saber se o grupo de contingência substituiu ao menos parte desses funcionários.

Trabalho ininterrupto
Segundo coordenador regional do Sindipetro, Gustavo Marsaioli, cinco grupos de 70 funcionários se revezam na operação da refinaria e a Replan pode optar por paralisar o processo para os funcionários não terem de trabalhar ininterruptamente. Até as 19h30, informou o sindicalista, o grupo que entrou na empresa às 7h30 permanecia no local.

O sindicato pede a contratação de três funcionários para a ETA da empresa porque, segundo Marsaioli, o setor opera com apenas um trabalhador por turno. A situação, afirmou ele, eleva o risco de acidente e dificulta a realização de atividades básicas, como ir ao banheiro ou beber água.

Procurada pelo G1 na noite desta quinta-feira, a Replan não se posicionou sobre o assunto até esta publicação.

Replan em número
A Replan é a maior refinaria da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo. São 66 mil m³ por dia, o equivalente a 415 mil barris. A produção, segundo a empresa estatal, corresponde a 20% de todo o refino do óleo no Brasil, processando aproximadamente 80% de petróleo nacional, grande parte da Bacia de Campos.

Fonte: G1 Campinas e Região