quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sabesp cria aplicativo para estimular redução do consumo de água

Ferramenta faz projeções do que se pode comprar com dinheiro poupado.‘Calculadora dos Sonhos’ fica disponível durante campanha de bônus.

Aplicativo mostra projeções do que  comprar com dinheiro poupado. (Foto: Reprodução/Sabesp)
 (Foto: Reprodução/Sabesp)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo (Sabesp) disponibiliza desde esta terça-feira (3) um aplicativo para estimular a redução do consumo de água na capital. Esta é mais uma medida para tentar diminuir os efeitos da estiagem que atinge o estado desde o fim do ano passado.

A ferramenta, chamada de "Calculadora dos Sonhos", acompanha o consumo e realiza projeções de objetos e equipamentos que podem ser adquiridos com o dinheiro poupado da conta de água.

É preciso se cadastrar no site da calculadora para ter acesso ao aplicativo. São necessárias uma conta de água e o número do Registro Geral do Imóvel (RGI) para que seja feita a leitura periódica do medido e o acompanhamento da evolução das metas.

Após o cadastro, o cliente tem acesso a um sistema que dará orientações de como atingir o desconto na conta de água. É possível cadastrar um objeto que o consumidor deseja adquirir para que a ferramenta mostre, por meio da leitura da conta, se houve economia de água e em quantos meses será possível alcança-lo. O aplicativo fica disponível durante a campanha do bônus de economia de água, até dezembro.

Estratégias contra a falta de água
O governo oferece bônus de 30% para quem economizar 20% de água e já prometeu que haverá multa para quem gastar mais do que de costume, estratégia criticada por advogados da área de defesa do consumidor.

Em alguns bairros, o governo mudou o fornecimento de água para que as residências sejam abastecidas por represas que não sofrem com a falta de água. A Sabesp afirma não haver racionamento, mas são vários os moradores de bairros da capital, em especial da Zona Norte, que relatam que ficam sem água durante a noite e em alguns momentos do dia.

A retirada do volume morto, no entanto, é uma das principais apostas para que a Grande São Paulo não fique sem água até a próxima estação de chuvas, que começa em outubro.  Confira, abaixo, perguntas e respostas sobre o volume morto. 

Fonte:  G1 São Paulo