quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Troca de plantão noturno do 9º DP para 2ª Seccional gera reclamação

Distrito Policial da Avenida Suaçuna não abrirá mais no período noturno.
Bairro onde fica o novo posto policial é um dos mais violentos de Campinas.

Fachada da 2ª Delegacia Seccional de Campinas  (Foto: Márcio de Campos/EPTV)Fachada da 2ª Delegacia Seccional de Campinas (Foto: Márcio de Campos/EPTV)
Os moradores da região do Ouro Verde, área de abrangência da 2ª Seccional de Campinas (SP), estão apreensivos com o fechamento do plantão noturno do 9º Distrito Policial, localizado na Avenida Suaçuna, na Vila Aeroporto. Após a inauguração da central, as ocorrências da madrugada serão todas feitas na nova delegacia.
Segundo o diretor do Deinter-2, Licurgo Nunes Costa, a Seccional, que fica no Jardim Londres, deve ser inaugurada nesta sexta-feira (28), mas a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não confirma.

O comerciante Valdemar Gonçalves Barbosa possui uma loja de autopeças e já foi assaltado duas vezes. Para ele, o 9º Distrito Policial deveria continuar aberto à noite. "Nós precisamos cada vez de mais segurança, então o ideal é que nós continuássemos com o plantão no 9º DP para não termos que ir até a seccional registrar uma ocorrência", disse.

A dona de casa Edimara Barbosa afirmou que sente faltas de rondas da Polícia Militar no local e que também se sentia mais segura com o 9º DP aberto durante a madrugada. "Não adianta tirar o plantão de um lugar e colocar no outro. Precisamos de cada vez mais policiamento", afirmou.

O diretor do Deinter-2 afirmou, por meio de nota enviada pela SSP, que "Campinas passará a contar com três plantões permanentes: um no centro da cidade (com uma equipe), um no bairro do Taquaral (com uma equipe) e outro na sede da 2ª Seccional (com duas equipes), totalizando quatro equipes que atenderão à população". Sobre as rondas, a Polícia Militar informou que faz patrulhamentos de rotina em toda a região do Ouro Verde baseados em análises criminais.

Maior concentração de crimes
Anunciada em novembro de 2011, a unidade de segurança atenderá aos moradores da região sudoeste, incluindo as áreas onde ocorreram as 12 mortes em sequência no mês de janeiro.  As regiões do Ouro Verde e do Campo Grande concentram a maior parte dos crimes na cidade, segundo dados da SSP.

O projeto da nova seccional visa integrar ainda as investigações de quatro distritos: 6º (Jardim Novo Campos Elíseos), 8º (Vila Padre Anchieta), 9º (Ouro Verde) e 11º (Jardim Ipaussurama), alem de novas unidades da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) e DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). Segundo a SSP, isso será feito apenas na 2ª fase de implantação da nova delegacia. Por enquanto, os distritos não vão sair de seus espaços físicos e ficarão abertos durante o dia.

Crimes em janeiro
Em janeiro, 68% dos homicídios registrados na cidade aconteceram nas regiões do Ouro Verde e do Campo Grande. Segundo dados da SSP, o 9º DP registrou 9 assassinatos, enquanto o 11º registrou  seis ocorrências. Já o 6º e o 8º tiveram um homicídio cada.

Efetivo
Segundo Nunes Costa, o projeto é para que a Seccional tenha um efetivo de 200 a 240 policiais, mas o prédio vai ser inaugurado com 45, o que representa 18% do total planejado. De acordo com o delegado, o governo está realizando processos para a contratação de novos policiais e eles serão enviados para a nova delegacia após o fim dos concursos.

Fonte: G1 Campinas