sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Mulher salta de carro em movimento e escapa de sequestro em Paulínia

Administradora de 43 anos foi rendida por dois criminosos nesta sexta-feira.
Criminosos trocaram tiros com a Guarda Municipal e foram presos.

Arma utilizada no crime foi encontrada no mato em Paulínia (Foto: Divulgação/ Guarda Municipal)
Arma utilizada no crime foi encontrada no mato em Paulínia (Foto: Divulgação/ Guarda Municipal)

Uma administradora de empresas de 43 anos saltou de um carro em movimento e conseguiu escapar de um sequestro-relâmpago em Paulínia (SP) nesta sexta-feira (29). Ela foi rendida em uma rua do bairro Monte Alegre 5, por dois criminosos, de 23 e 18 anos, armados com um revólver calibre 38. Um dos ladrões assumiu a direção do caro da vítima. Quando o veículo passava em baixa velocidade pela Avenida Antônio Batista Piva, a cerca de 20 quilômetros do local do crime, a mulher pulou do carro e foi socorrida por moradores. Ela passa bem.

A dupla de assaltantes foi presa após a tentativa de roubo seguida do sequestro-relâmpago. Na troca de tiros, um criminosos e um guarda ficaram feridos. Ambos foram baleados de raspão na perna, segundo a Guarda Municipal. Os ladrões tentaram fugir após perceberem a movimentação das viaturas e tentaram se esconder em um matagal próximo à Avenida Juscelino Kubitschek, mas foram seguidos pela corporação.

Os feridos foram levados para pronto-socorro da cidade, onde receberam alta médica no começo da tarde. Os criminosos foram encaminhados à cadeia anexa 2º Distrito Policial de Campinas (SP). A arma utilizada no crime, que estava com seis balas, foi encontrada no matagal. Segundo a Guarda Municipal, os suspeitos são moradores de Sumaré (SP).

Administradora saltou de carro em movimento durante sequestro-relâmpago em Paulínia (SP) (Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Paulínia)
Administradora saltou de carro em movimento em Paulínia (Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Paulínia)

Fonte: G1 Campinas e Região

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PUC-Campinas aplica provas do vestibular 2014 nesta sexta e sábado

Universidade oferece vagas em 42 cursos de graduação.
Resultados serão divulgados pela organização em 13 e 20 de dezembro.


A PUC-Campinas realiza nesta sexta-feira (29) e neste sábado (30) o vestibular 2014 da universidade. Na sexta, das 14h às 18h, será aplicada a prova específica para os candidatos aos cursos de medicina, direito e arquitetura e urbanismo. Já no sábado, das 9h às 13h, será aplicada a prova geral para os candidatos aos 42 cursos de graduação (incluindo medicina, direito e também arquitetura e urbanismo).

A organização do vestibular orienta que o candidato que estiver portando aparelho celular nos dias de prova desligue o equipamento, retire a bateria e guarde em um envelope fornecido pelo fiscal. Se, durante as provas, for encontrado com o vestibulando celular ou algum equipamento eletrônico, mesmo que desligado, o candidato será automaticamente desclassificado.

O candidato está autorizado a usar régua simples e transparente, borracha, lápis e apontador, pode levar água, chocolate e bala. O vestibulando poderá tomar remédio, se necessário, além de ir ao banheiro acompanhado de um fiscal.

A universidade também recomenda que o candidato visite o local de prova antes do dia do vestibular, chegue ao local de prova com uma hora de antecedência, apresente documento de identidade original (caso a foto do documento de identidade seja antiga, apresentar outro documento oficial com foto), leve fotografia 3x4 de 2013, com data, o cartão de confirmação de inscrição, além de caneta esferográfica confeccionada em material transparente de tinta preta para fazer a redação e preencher o formulário de resposta.

Provas específicas
Os interessados no curso de direito terão de responder 50 questões de múltipla escolha sobre história, literatura brasileira e língua portuguesa. No caso de arquitetura, haverá uma prova prática de habilidades em linguagem arquitetônica.

Os candidatos ao curso de medicina passam a fazer uma prova discursiva, formada por quatro questões de biologia e química. Antes, os estudantes realizavam uma avaliação composta por questões de múltipla escolha, sendo 40 de biologia e química e outras dez de língua portuguesa.

Cronograma
Provas específicas - 29 de novembro
Prova geral - 30 de novembro
Resultado para todos os cursos - 13 de dezembro
Resultado para medicina - 20 de dezembro
Matrícula para todos os cursos - 17, 18 e 19 de dezembro
Matrícula para medicina - 6 e 7 de janeiro de 2014

Fonte: G1 Campinas e Região

Dois acidentes deixam feridos em Campinas no centro e no Jd. Icaraí

De acordo com o Samu, em um deles cinco torcedores da Ponte se feriram.
Em outro local, um ônibus bateu em um barranco com pedras.


Dois acidentes entre a noite de quarta-feira (27) e a madrugada de quinta-feira (28) em Campinas (SP) deixaram ao menos nove feridos.

Moraes Sales
De acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), cinco pessoas se feriram após um veículo bater em uma caminhonete e capotar na Avenida Moraes Sales, no centro. Ainda de acordo com os socorristas, as vítimas estariam comemorando o empate da Ponte Preta contra o São Paulo, que garantiu vaga ao time campineiro na final da Copa Sul-Americana.

Ônibus no barranco
Quatro passageiros se feriram após um ônibus bater em um barranco de pedras no Jardim Icaraí. Segundo o Corpo de Bombeiros, o coletivo passava no bairro quanto bateu em pedras que seriam usadas para tapar buracos na rua. Os passageiros foram levados para os prontos socorros dos bairros São José e Ouro Verde. Segundo os bombeiros, dois outros passageiros foram socorridos por pessoas que estavam no local, mas nenhuma unidade médica confirmou se elas foram atendidas nesta madrugada.

Acidente deixa quatro passageiros de ônibus feridos em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
Acidente deixa quatro passageiros de ônibus feridos em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

Fonte: G1 Campinas e Região

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cabeleireira tem dedo decepado após ser arrastada por ônibus articulado

Mulher ficou presa na lateral de coletivo ao tentar embarcar em Campinas.
Empresa afirma que veículo estava em movimento e já com porta fechada.

Cabeleireira tem dedo decepado após ser arrastada por ônibus articulado no Centro de Campinas (Foto: Victor Freitas/EPTV)
Cabeleireira tem dedo decepado após ser arrastada por ônibus articulado (Foto: Victor Freitas/EPTV)

Uma cabeleireira teve um dedo decepado ao tentar embarcar em um ônibus no fim da tarde de quarta-feira (27) na Avenida Moraes Sales, no Centro de Campinas (SP). Maria de Lourdes Brito, de 53 anos, conta que subia no veículo articulado do transporte coletivo da linha 1.31 (Vida Nova-Centro) quando foi arrastada pelo coletivo. "Tinha gente na minha frente, eu coloquei um pé no ônibus e fui subir quando o motorista já saiu", conta. A passageira tentou se apoiar no ônibus, mas um anel que ela usava enroscou em uma das placas de informações afixadas na lateral do coletivo.

A vítima não conseguiu se soltar, foi arrastada e teve parte do dedo médio da mão esquerda decepado no momento do acidente. "É uma competição dos motoristas para quem pega mais passageiro, é um descaso com a gente", reclama a cabeleireira. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Na unidade de saúde, o dedo foi totalmente amputado. "Se tiver uma infecção, corro risco de perder até minha mão", lamenta Maria.

Segundo relato das testemunhas registrado no boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial (DP), a vítima bateu na porta de trás do veículo para que o motorista a abrisse, mas o ônibus já estaria em movimento. Na tentativa de se segurar, Maria de Lourdes ficou pendurada pela mão na lateral do ônibus, ainda de acordo com o registro.

A assessoria de imprensa da VB Transportes, responsável pelo veículo envolvido no acidente, defende que a mulher tentou embarcar com o ônibus já em movimento e a dois metros da guia da avenida. Além disso, a empresa afirma que a passageira correu até o veículo e que bateu com as mãos na lateral do ônibus, ficando presa no suporte da placa do itinerário.

Uma câmera instalada dentro do coletivo mostra a cabeleireira correndo para tentar embarcar. Poucos segundos depois, já com a mulher fora do vídeo, o veículo anda e logo depois para. Passageiros que ouviram os gritos se assustam com o acidente e descem para ajudar.

Câmera interna de ônibus mostra mulher que teve dedo amputado antes de tentar embarcar em coletivo de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
Câmera interna de ônibus mostra mulhe antes de tentar embarcar em coletivo (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte:  G1 Campinas e Região

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Exército simula 'operação de guerra' em São Luiz do Paraitinga, SP

Atividade aconteceu neste domingo (24) e mobilizou moradores.
Treinamento teve parceria da Defesa Civil e Cruz Vermelha.


Simulação do Exército juntamente com voluntários da Cruz Vermelha em São Luiz do Paraitinga. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Simulação do Exército juntamente com voluntários da Cruz Vermelha em São Luiz do Paraitinga. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)


A tranquilidade deu lugar a uma verdadeira 'operação de guerra', em São Luiz do Paraitinga (SP) neste domingo (24). O Exército nas ruas chamou atenção de moradores e turistas durante um treinamento para mostrar como agir em situações de emergências.

O treinamento reuniu a população e foi uma iniciativa do Exército em parceria com a Cruz Vermelha e a Defesa Civil da cidade. A atividade acontece em sete cidades da região com o objetivo de simular casos de conflito e desastres naturais, ajudando a preparar equipes num momento de crise, como em enchentes.

“São todos os temas [de segurança] que a gente vai estudando para você ter uma alternativa de emprego na hora [de emergência]”, afirmou o General Adhemar Machado.

Em 2010, São Luiz foi invadida pela enchente após uma forte chuva e o centro histórico da cidade ficou totalmente destruído. Na época, Exército, Defesa Civil, moradores e voluntários fizeram uma força-tarefa para resgatar vítimas.

No meio da operação deste domingo, soldados simulavam tiros e se protegiam contra ataques. Participantes também realizaram todos os procedimentos de cadastramento e atendimento médico, além de evacuação de pessoas. “O importante aqui é ter um fluxo, para que haja a continuidade destes civis que estariam sendo evacuados”, explicou o primeiro tenente Giuliano Cossolin.

Além dos soldados, Cruz Vermelha e Defesa Civil também mobilizaram a população. “O objetivo número um é atuar em conflitos armados. E tem a parte de saúde também, com o resgate de feridos em combate, os feridos afetados, ajudar a estabelecer as necessidades básicas”, afirmou o coordenador da Cruz Vermelha, Fábio Lença.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Detran-SP abre 50 vagas na região para cargo de examinador de trânsito

Os cadastros seguem até o dia 6 para Campinas e mais 19 cidades de SP. Profissão aplica provas práticas de direção veicular para candidatos à CNH.


Detran abre 50 vagas para examinadores de trânsito em Campinas e região  (Foto: Toni Mendes / Reprodução EPTV)
Detran abre  vagas para examinadores de trânsito na região (Foto: Toni Mendes / Reprodução EPTV)

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) abriu inscrições para 50 vagas de examinadores de trânsito para Campinas (SP) e mais 19 cidades da região, como Sumaré (SP) e Valinhos (SP). Os cadastros seguem até 6 de dezembro no site do órgão.

O processo seletivo irá reforçar na região o quadro de profissionais que aplicam provas práticas de direção veicular, com objetivo de melhorar o atendimento aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O salário para o cargo pode chegar até R$ 4 mil e depende da categoria de habilitação do profissional. Após o preenchimento da ficha de inscrição no site o candidato deve entregar a documentação necessária na unidade do Detran-SP em Sumaré, que fica na Rua Rua Ernesto Barijan, 250, Planalto do Sol - CEP: 13171-180. A entrega pode ser feita presencialmente ou encaminhada pelos Correios com o Aviso de Recebimento (AR).

Requisitos
Para ser examinador de trânsito, o candidato deve ter 21 anos ou mais, curso superior completo (em qualquer área) e ter habilitação de motorista há pelo menos dois anos. É importante que o interessado não possua penalidade como suspensão da CHN e não ter cometido infração gravíssima nos últimos 12 meses.

O interessado também deve concluir o curso de examinador de trânsito, com credencial expedida pelo Detran.SP.  O período de qualificação têm carga horária de 208 horas-aulas e  a lista de instituições credenciadas está disponível no portal do Detran.SP, no link Educação para o Trânsito.

Mais informações sobre os documentos necessários e o edital completo estão disponíveis no portal do Detran, no link Cadastro de Examinadores.

Fonte: G1 Campinas e Região

Após fechar posto, Farmácia Popular atende no Guanabara, em Campinas

Unidade do Centro suspendeu atendimento por tempo indeterminado.
Prefeitura garante que vai disponibilizar transporte a partir desta segunda.

A partir desta segunda-feira (25), os serviços da Farmácia Popular em Campinas (SP) serão centralizados em uma unidade no Jardim Guanabara após a suspensão do atendimento na unidade do Centro no sábado (23). A Secretaria Municipal de Saúde informou que irá disponibilizar transporte para o deslocamento, mas ainda pretende analisar a procura para divulgar os horários. O fechamento da unidade na região central causou reclamação dos usuários.

De acordo com a Prefeitura, a suspensão do serviço foi necessária por causa de problemas contratuais do imóvel que abrigava a repartição. Segundo a administração municipal, a Farmácia do Jardim Guanabara tem capacidade para atender o público da unidade central que é de, em média, 300 pessoas por dia. A transferência não irá sobrecarregar a unidade, segundo a Secretaria de Saúde.

Uma das principais queixas sobre o fechamento é a dificuldade de acesso ao prédio. "Achei ruim a mudança porque todas as coisas eu resolvo aqui até mesmo pegar meus remédios. Agora vou ter que andar ou pegar ônibus pra chegar até lá", explica o aposentado Rubens Bernardo de Oliveira. "Fica mais difícil, para mim era melhor aqui no centro porque não precisa pegar condução", afirma o aposentado Acássio Ferreira Borba.

Segundo a coordenadora da área da Assistência Farmacêutica, Maria Elisa Bertonha, a frequência que o transporte será oferecido depende do número de pacientes que procurarem pelo serviço. "Ficaremos mais uma semana no Centro para orientar a população sobre a mudança e o transporte, mas tudo depende de como vai ser a demanda", disse.

A Prefeitura informou que o novo endereço da Farmácia Popular do Centro já está definido, mas que ainda não pode ser divulgado por questões burocráticas e administrativas. A Farmácia Popular do Jardim Guanabara funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8 às 12h, na Rua Clóvis Bevilacqua, 535, no Jardim Brasil.

Atendimentos
Segundo a secretaria, a Farmácia Popular do Centro atendeu 2.076 receitas de medicamentos gratuitos e 5.904 de remédios com desconto no mês de setembro. Em agosto, esse número foi de 1.930 grátis e 5.089 subsidiados. Em julho, foram 1.525 receitas de medicamentos gratuitos atendidos.

Unidade da Farmácia Popular no Centro de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)
Unidade da Farmácia Popular no Centro de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

Fonte: G1 Campinas e Região

domingo, 24 de novembro de 2013

Mais de 4 mil candidatos fazem prova da Fuvest em Sorocaba

Cidade é uma das 32 que recebem os exames, neste domingo (24).
Portões serão fechados às 12h30; G1 apresenta correção após a prova.


Vestibular da Fuvest em Sorocaba (Foto: Fernando Cesarotti/G1)
Estudantes checam nomes para saber em qual sala farão a prova (Foto: Fernando Cesarotti/G1)

Pouco mais de 4,3 mil estudantes vão fazer a prova do vestibular da Fuvest neste domingo (24) em Sorocaba (SP). Com o horário de fechamento dos portões às 12h30, muitos candidatos se anteciparam e chegaram cedo para não perder a prova.

Prova do vestibular da Fuvest em Sorocaba (Foto: Fernando Cesarotti/G1)
Clarissa se prepara para a prova comendo um cachorro quente (Foto: Fernando Cesarotti/G1)

Esse foi o caso da estudante Clarissa Oliveira Martins Silva, de 17 anos, que veio de Itapetininga (SP). Ela aproveitou a carona de uma amiga, que também vai fazer o vestibular. Clarissa conta que saíram cedo, às 8h30 de Itapetininga, mas a mãe da amiga acabou se perdendo em Sorocaba. "Ela me deixou aqui [em um dos pontos de realização da prova] e foi levar a minha amiga para o outro local".

Clarissa comenta que esta é a primeira vez que vai fazer vestibular. Ela vai prestar para engenharia de produção da Universidade de São Paulo (USP). Ansiosa com a prova, Clarissa se prepara comendo um cachorro quente. "Estou animada, mas sei que o curso que escolhi é muito dificil, espero me sair bem".

Outra candidada que aproveitou para chegar cedo foi Maisa Domingues, de 20 anos, de Tatuí (SP). A jovem participa pela terceira vez do vestibular da Fuvest. O sonho da estudante é cursar arquitetura na USP.

Prova do vestibular da Fuvest em Sorocaba (Foto: Fernando Cesarotti/G1)
Maisa aguarda o momento da prova dentro do carro com o 'professor' (Foto: Fernando Cesarotti/G1)

"Saímos de Tatuí às 8h30 e estamos esperando desde às 9h30 aqui no estacionamento. Vamos ver se agora consigo passar". Acompanha do pai, Adilson Domingues, ela explica que o apoio dele é fundamental. "Ele é professor de cursinho pré-vestibular. Estudo com ele", explica.

Adilson resume bem a situação. "Sou pai e professor de vestibulando", comenta. Sabendo da dificuldade em conseguir uma vaga na USP, já que a universidade é bastante concorrida, o pai brinca. "Fuvest é igual a jogo do Corinthians, sempre lota".

Prova do vestibular da Fuvest em Sorocaba (Foto: Fernando Cesarotti/G1)
Segurando seu novelo de lã, Regiane diz que está 'tranquila' pais (Foto: Fernando Cesarotti/G1)

E é essa dificuldade que deixa Regiane Chierighini, mãe da vestibulanda Giuliana, de 17 anos, preocupada. Ela e a filha também aguardam no carro o início da prova. Enquanto Giuliana, deitada no banco traseiro do veículo, aproveita para relaxar minutos antes do exame para cursar economia na USP, a mãe, no banco da frente, se envolve com o crochê. Nitidamente nervosa, Regiane tenta disfarçar dizendo que "é só um trabalho que preciso terminar".

Questionada se está nervosa, mãe e filha riem. "Já fiz outras provas e tenho noção do que eu posso conseguir", exclama a estudante, tentando tranquilizar a mãe.

Sorocaba tem dois locais de prova: o campus Raposo da Universidade de Sorocaba (Uniso), no km 92 da rodovia Raposo Tavares, e o prédio da Universidade Paulista (Unip), na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista. 4.387 candidatos vão fazer a prova em Sorocaba.

Recorde de candidatos
Ao todo, são 32 cidades que recebem os exames, que neste ano têm número recorde de candidatos, com mais de 172 mil inscritos para as 11.057 vagas de cursos da USP e 100 vagas do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A prova começa às 13h, mas os portões fecham às 12h30. Não serão admitidos candidatos atrasados e a prova terá duração de cinco horas, sendo que a saída não pode ocorrer antes das 16h. Para realizar a prova, os candidatos devem portar um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis nº 2, borracha. Não é necessário levar algum comprovante de inscrição, e não será permitido usar papeis para anotações no decorrer do exame. Os candidatos poderão levar água e alimentos leves para dentro da sala de provas.

Após a primeira fase, o G1 trará a correção comentada de todas as questões, feita pelos cursos pré-vestibulares Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas. A Fuvest deve divulgar o gabarito oficial no início da noite deste domingo.

A primeira fase tem 90 questões de múltipla escolha sobre conteúdos das matérias do currículo do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. De acordo com a Fuvest, algumas questões podem ser interdisciplinares.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí