sábado, 5 de outubro de 2013

Criança de 5 anos toma soro vencido em pronto-socorro de Franca, SP

Pai percebeu erro quando filho já tinha recebido parte da medicação.
Secretaria da Saúde confirma abertura de sindicância sobre o fato.

Unidade deu soro vencido para criança de 5 anos em Franca (Foto: Júlio César de Almeida/Arquivo pessoal) 
(Foto: Júlio César de Almeida/Arquivo pessoal)

Uma criança de 5 anos recebeu uma dose de soro fisiológico com prazo de validade vencido no início desta semana em Franca (SP). Segundo a família do menino, o medicamento estava impróprio para uso havia três meses. A Secretaria Municipal da Saúde confirma a falha e comunica que abrirá uma sindicância interna para apurar o caso.

O representante comercial Júlio César de Almeida, de 37 anos, relata que levou ao Pronto-Socorro Infantil Dr. Janjão, na manhã de segunda-feira (30), o filho Matheus, de 5 anos, que vomitava com frequência e estava com febre. Por volta das 12h30, a criança foi encaminhada para atendimento e começou a receber a medicação, informa Almeida.

Ele diz ter percebido que o lote da substância não estava no prazo de validade durante a aplicação. O medicamento trazia a informação de ter sido produzido em junho de 2011 e de ser válido até junho deste ano. “Tenho esse costume de olhar a validade das coisas, principalmente com criança. (...) Fazia três meses que tinha vencido”, diz.
 
Constatado o problema, o representante comercial avisou as enfermeiras, que em seguida trocaram a dose – 300 mililitros já tinham sido injetados, de acordo com o pai do paciente. Almeida diz que a equipe ainda realizou testes cardíacos no menino, após ele começar a tremer. O representante comercial relata que um médico do PS Infantil chegou a solicitar a presença da Guarda Civil Municipal para tentar tirá-lo do local em que seu filho era atendido. Uma enfermeira o levou para outra sala, onde ele afirma ter novamente relatado o caso do soro vencido. “Do lado do meu filho eu não queria sair, porque fizeram uma coisa errada, eu não ia sair. Queria saber o medicamento que ele estava tomando“, afirma Almeida.

Chegando em casa, ele relata que Matheus continuou com febre e vômitos até a manhã de terça-feira (1º), mas que não teve mais problemas de saúde. Desde que saiu da unidade de saúde, a família afirma não ter recebido ligação do pronto-socorro para avaliação das condições de saúde do menino. “Do mesmo jeito que foi, meu filho voltou para casa: com febre alta e vomitando. Só foi passar na madrugada, lá pelas quatro e meia, quando demos um banho nele.”
 
Secretaria da Saúde

A secretária da Saúde de Franca, Rosane Moscardini, confirmou ao G1 nesta sexta-feira (4) a falha na entrega do soro vencido. Ela informou que, de um litro prescrito, 200 mililitros chegaram a ser injetados no paciente antes que o pai percebesse que o produto estava com data expirada. Apesar do problema, a criança foi acompanhada pela equipe do pronto-socorro infantil e não teve problemas colaterais decorrentes da aplicação. “Quando o pai reclamou com a equipe de enfermagem, foi feita a troca, o menino foi acompanhado pela equipe médica e a família recebeu orientações”, afirmou.
Rosane disse que todo o estoque já foi revisado e foi constatado que o frasco com soro receitado ao paciente era o único com problema de prazo de validade. Uma sindicância interna será aberta para apurar a origem da falha. “Vamos tomar as providências administrativas e ver o processo como um todo de almoxarifado, de distribuição ara entender o que ocorreu. Nos desculpamos e nos colocamos à disposição da família. Infelizmente houve uma falha e esse soro foi colocado com a data vencida”, disse.

Fonte: G1 Ribeirão e Franca

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Após ocupação, manifestantes dormem na reitoria da Unicamp

Ato é contra a decisão da entrada da Polícia Militar nos campi.
Desde a noite de quinta-feira (3) grupo está nas dependências do prédio.

Pichações no prédio da reitoria da Unicamp que foi ocupada pelos estudantes em Campinas (Foto: Marcelo Carvalho/G1) 
Pichações no prédio da reitoria da Unicamp que foi ocupada pelos estudantes (Foto: Marcelo Carvalho/G1)

Os estudantes que ocuparam  o prédio da reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na noite de quinta-feira (3) passaram esta madrugada de sexta-feira (4) no local. O ato é em protesto contra a decisão da instituição de liberar a entrada da Polícia Militar para fazer patrulhamento no campus após a morte do universitário Denis Papa Casagrande, de 21 anos, em uma festa no dia 21 de setembro. Uma reunião emergencial com representantes da instituição de ensino foi agendada para esta manhã para decidir qual a medida será tomada.

Funcionários que chegaram para trabalhar na limpeza do local por volta das 6h30 foram impedidos pelos manifestantes de entrar. Servidores que atuam nas instalações da reitoria foram dispensados, já que também não tiveram acesso ao prédio. A movimentação nas mediações se restringe a alguns universitários que deixaram o local para comprar café e alimentos. Os vigilantes da instituição estão do lado de fora e não há registro de confusão.

Durante a noite, os estudantes estavam com o rosto coberto com camisetas. Vidraças foram quebradas e muros pichados. Dois seguranças que faziam a guarda do patrimônio tentaram permanecer no interior do prédio, mas depois do arrombamento da porta da entrada, eles deixaram o posto

Até esta publicação a universidade não informou se havia efetuado o pedido de reintegração na Justiça. Além disso, a assessoria informou que não vai se posicionar oficialmente enquanto não for procurada pelo grupo para ter conhecimento sobre as reivindicações do movimento. Um boletim de ocorrência foi registrado no 1° Distrito Policial por dano qualificado.

Estudantes ocuparam prédio da reitoria da Unicamp (Foto: Fernando Pacífico / G1) 
Estudantes ocuparam prédio da reitoria da Unicamp na noite desta quinta-feira (Foto: G1 Campinas)
 
Ocupação

O grupo invadiu o local por volta das 20h30 de quinta-feira, após realização de assembleia do Diretório Central de Estudantes (DCE) sobre a atuação dos policiais militares na segurança dos campi de Limeira, Campinas e Piracicaba. Por volta das 21h30, os estudantes fizeram uma segunda reunião, já dentro do prédio onde fica o gabinete do reitor, José Tadeu Jorge, e definiram que o local só será desocupado após a universidade revogar a decisão de manter a PM na área da instituição.

A Polícia Civil chegou ao local acompanhada de representantes da universidade. O procurador Paulo Ferreira, que acompanhou o registro do boletim de ocorrência, informou que um pedido para reintegração de posse deve ser feito na manhã desta sexta-feira.
A coordenadora do DCE, Diana Nascimento, disse que na assembleia ficou definido ainda que os estudantes entram em greve a partir desta sexta-feira. Ela relatou que desde a liberação do patrulhamento no campus, já houve queixas de estudantes que acusaram a PM de abordagem preconceituosa contra pessoas que transitam pelo local. Segundo a estudante, no momento da ocupação havia 400 alunos no protesto. Ela disse ainda que o grupo entregará uma pauta com reivindicações para a reitoria da universidade.

Autorização da PM

 A autorização para o patrulhamento de policiamento militar dentro do campus, no distrito de Barão Geraldo, ocorreu após a morte do estudante Denis Casagrande, que foi assassinado durante uma festa com aproximadamente 3 mil pessoas no local. O aluno de Piracicaba (SP) morreu com uma facada no peito, segundo a Polícia Civil, após ter sido confundido com outro jovem.

Fonte: Do G1 Campinas e Região

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Carros com explosivos são apreendidos em Paulistânia

Segundo a Polícia Militar, seis pessoas faziam parte da quadrilha.
Suspeita é que grupo esteja na região para explodir caixas eletrônicos.

Bananas de dinamite foram apreendidas pela polícia (Foto: Reprodução/TV Tem)
 Bananas de dinamite foram apreendidas nos dois veículos  (Foto: Reprodução/TV Tem)

A polícia faz buscas por uma quadrilha que transportava vários explosivos na madrugada desta quinta-feira (3), em uma estrada vicinal que liga Lucianópolis a Paulistânia (SP). De acordo com informações da Polícia Militar, denúncias informavam que havia carros suspeitos na vicinal e iniciou uma perseguição por 30 quilômetros.
Os ocupantes dos veículos tentaram fugir ao notarem a presença da polícia, no entanto, como a estrada é de terra e havia muita lama no local, os carros atolaram e o grupo fugiu a pé. Ainda segundo a PM, cerca de seis pessoas faziam parte da quadrilha. Três dos cinco automóveis conseguiram escapar.

Foram apreendidos dois veículos, bananas de dinamite dentro de duas sacolas, além de acessórios como pé de cabra, máscaras, toucas e luvas.
De acordo com as primeiras investigações, a principal suspeita da polícia é que os suspeitos fossem arrombar caixas automáticos na região.
Segundo Walter de Oliveira, coronel da PM, os veículos vão ser levados para a delegacia de Paulistânia. Além disso, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de São Paulo foi acionado para detonar os explosivos. Os policiais solicitaram o apoio do helicóptero Águia para auxiliar nas buscas, mas ninguém havia sido localizado até a manhã de hoje.

Segundo a Polícia Militar, seis pessoas faziam parte da quadrilha (Foto: Reprodução/TV Tem) 
Segundo a Polícia Militar, seis pessoas faziam parte da quadrilha (Foto: Reprodução/TV Tem)
 
Fonte: G1 Bauru e Marília

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cachorro sonha enquanto dorme e chama a atenção no Centro de Ribeirão

O cachorro de um morador de rua, que dormia junto ao dono e outros animais em frente a uma banca de jornal, no Centro de Ribeirão Preto, chamou a atenção de quem passava pela calçada na rua Visconde de Inhaúma na manhã desta terça-feira (1º).

Enquanto dormia, o animal parecia ‘correr’ atrás de algo. A maioria das pessoas que viu a cena, afirmou que o cãozinho estava apenas sonhando. Nosso repórter fotográfico Firmino Luciano Piton registrou as imagens.

F.L.Piton / A Cidade
Para ver o vídeo, clique aqui.  (Imagens: F.L. Piton / A Cidade)


Fonte: Jornal A Cidade

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Rumo ao Haiti, Força de Paz faz ações sociais na periferia


Como preparação, militares atenderão comunidades na região; início foi no Campo Grande
Foto: Edu Fortes/AAN
A sargento Aline observa bebê em tenda de atendimento montada na Praça João Amazonas:
A sargento Aline observa bebê em tenda de atendimento montada na Praça João Amazonas: "Meninas me abordaram interessadas na carreira"
 
 Uma ação social realizada por cerca de 80 integrantes do 19ª Contingente do Batalhão de Força de Paz (Brabat19) do Exército, em parceria com a Prefeitura, envolveu a comunidade da região do Campo Grande, em Campinas, em diversas atividades educativas, de saúde e lazer no final de semana. O evento, que reuniu pelo menos 200 pessoas na Praça João Amazonas anteontem, possibilitou noções de escovação, pista de corda, cama elástica e pintura no rosto para a criançada e dicas importantes sobre o combate à dengue e a conscientização ambiental aos adultos.

Viaturas militares e diversos equipamentos utilizados pelas tropas em seu cotidiano também ficaram expostos. Até mesmo a bandeira do Haiti — país caribenho para onde esses militares vão em missão de paz a partir de novembro — foi exposta. A partir de outubro, ações semelhantes serão realizadas em outras áreas da cidade e em municípios vizinhos, como Nova Odessa e Sumaré.

“Foi inesperado para todo mundo aqui. Não imaginava que o Exército fizesse esse tipo de ação com a comunidade. Só deles já estarem aqui no Campo Grande foi muito importante para nós”, disse a dona de casa Regilene Moraes Moratto, que levou as filhas Sofia, de 7 anos, e Melissa, de 6, para ver tudo com detalhes. Para a vizinha Pâmela Cristina de Araújo, o trabalho de conscientização sobre os riscos da dengue foi fundamental. “É uma boa ação dos militares.”

Para o Exército, o momento também foi significativo. O grupo que esteve no local, ligado ao 28º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), está se preparando para participar da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti. Ao todo, o efetivo, que ficará por pelo menos seis meses atuando no país caribenho, contará com 1,2 mil militares do Interior paulista — sendo 280 especificamente de Campinas. Os militares brasileiros vêm se destacando no cenário internacional pela sua capacidade de desenvolver trabalhos humanitários.

Em 2014, serão completados dez anos da presença brasileira no Haiti. “Esse é o primeiro treinamento que estamos fazendo para desenvolver ações comunitárias por aqui, o que chamamos de ações cívico-sociais. O fator mais importante para nós é a questão da mão amiga, que está presente no lema do Exército (Braço forte, mão amiga). Esse tipo de atividade aproxima os nossos soldados da população e nós vamos repetir isso no Haiti”, explicou o coronel Anísio David de Oliveira Júnior, comandante do Brabat 19. “Nossos homens vão atuar na área mais crítica daquele país, que é Cité Soleil (uma das favelas mais conhecidas da capital, Porto Príncipe), e essas ações vão ajudar bastante”, acrescentou o coronel.

O capitão Márcio Rodrigo Ribas, que comanda a companhia de Campinas que vai para o Haiti, também coordenou anteontem a ação da praça do Campo Grande. “Como cidadão, me sinto bastante orgulhoso de ajudar e participar de uma ação social como essa.” O cabo campineiro Manuel Félix da Cruz Neto estava com seus colegas ajudando a pintar os rostos de dezenas de crianças com as cores do Brasil. “Já que vamos ajudar um país distante, também é gratificante contribuir com as pessoas daqui de perto, de Campinas e da região.”

“A organização dos militares chama a atenção”, elogiou o morador Emerson Ferreira dos Santos, que trabalha na construção civil, pai de Gabriel, de 3 anos. A estudante Sabrina de Mano Pires, de 8 anos, ficou maravilhada ao ver a sargento Aline Bernardes Pereira fardada e usando o boné azul da ONU, que indica que ela fará parte da Missão de Paz no país caribenho. “Menina pode ser do Exército?”, questionou a pequena, que também pensa em ser veterinária. “Aqui mesmo na atividade na praça, muitas adolescentes se mostraram interessadas em entrar na carreira militar”, comemorou a sargento.

Fonte: CORREIO POPULAR

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Concurso da Prefeitura de Franca tem abstenção de 21% no domingo

  
 Foto: Cassiano Lazarini

O carro de um candidato acabou a gasolina. Outro perdeu a carteira. Muitos ficaram presos no trânsito. A chuva atrapalhou. Não importa o motivo. Fato é que 21% dos inscritos para o concurso público da Prefeitura não apareceram para fazer as provas na Unifran neste domingo. O único médico apto a participar está entre os que ficaram em casa.
Segundo informações do município, 9.542 pessoas se inscreveram para o concurso. Como choveu, praticamente, o dia todo, a organização adotou a cautela de abrir os portões mais cedo, além de conceder cinco minutos de tolerância. Mesmo assim, a abstenção foi de 1.644. “O concurso transcorreu de forma tranquila, mas o índice de abstenção ficou acima da média. Na semana passada, o percentual de faltantes foi de 15%. Acredito que a chuva atrapalhou”, comentou o secretário de Administração, Humberto Mazza.
Com mais de 22 mil inscritos, a Prefeitura dividiu os inscritos em dois dias para as provas. A primeira turma respondeu às questões no domingo passado, 22. O gabarito será publicado terça-feira, no site www.ibamsp-concur sos.org.br.
A Câmara Municipal também realizou concurso público neste domingo. Embora os índices não tenham sido confirmados oficialmente, a abstenção foi maior do que a verificada no processo seletivo da Prefeitura. Muitos candidatos não levaram documentos e foram impedidos de realizar as provas, o que provocou muitas reclamações. O gabarito também será divulgado terça-feira.

Fonte: COMÉRCIO DE FRANCA

domingo, 29 de setembro de 2013

Confira os vencedores da 30ª Corrida Integração

Deu Brasil na 30ª Corrida Integração. O atleta Giovani dos Santos cruzou a linha de chegada com o tempo de 28’59″, com mais de um minuto de vantagem sobre o queniano Mark Korir que completou a prova em 30’05″. Korir foi o vencedor da 29ª Corrida Integração, em 2012, mas este ano não levou a dobradinha.

Na terceira colocação , Gilmar Lopes, completou os 10 quilômetros da prova em 30’11. Em quarto lugar, Silvano Lima Pinto, completou o percurso com 30’12” e em quinto, Ederson Vilela Pereira, com 30’13”.

Entre as mulheres, a vencedora foi a queniana Nancy Kiprop com o tempo de  33’51. Em segundo lugar, Jackeline Juma Sakilu, da Tanzânia, com o tempo de 34’28” , em terceiro Tatiele Carvalho, que fechou o cronômetro com 34’54”.

Na sequência, em quarto lugar, Muriel Coneo Paredes 34’53” e em quinto lugar, completando o pódium, Joziane da Silva Cardoso, com 35’12”.

Confira como ficou o pódium da 30ª Corrida Integração:
Masculino
1- Giovani dos Santos – tempo – 00:28:59 – Equipe Pé de Vento / Caixa
2- Mark Korir – tempo – 00:30:05 – Equipe Coquinho Fila / Caixa
3- Gilmar Silvestre Lopes -  tempo – 00:30:11 – Equipe Pé de Vento/ Caixa
4 – Silvano Lima Pinto – tempo – 00:30:12 – Equipe Manipularium / Top Tranning
5- Ederson Vilela Pereira – tempo – 00:30:13 – Equipe Gran Cursos Caixa / São José



Feminino
1 – Nancy Jepkosgei Kiprop – tempo – 00:33:51 – Equipe Coquinho Fila / Caixa
2 – Jackeline Juma Sakilu (Tanzânia) – tempo – 00:33:51 – Equipe Tanzânia Luasa Sports
3 – Tatiele Roberta de Carvalho – tempo – 00:34:37 – Sicredi / Nike / Blue Mystic / Orcampi
4 – Muriel Coneo Paredes – tempo – 00:34:53 – Equipe Colômbia – Luasa Sports
5 – Joziane da Silva Cardoso – tempo – 00:35:12 – Equipe Gran Curso