sábado, 4 de maio de 2013

Torturador da ditadura, o delegado Carlinhos Metralha é esculachado



Fotos: Peu Robles da Frente de Esculacho Popular (FEP)

O delegado de Polícia Carlos Alberto Augusto foi alvo de um “esculacho” organizado por integrantes da Frente de Esculacho Popular (FEP) em Itatiba, no interior paulista. Em fevereiro deste ano, ele foi nomeado pelo governo estadual de São Paulo como delegado de segunda classe na cidade.

Entre 1970 e 1977, Augusto integrou a equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury – notório torturador e comandante dos esquadrões da morte existentes naquela época – no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), um dos principais órgãos de repressão da ditadura civil-militar. Na ocasião, ganhou o apelido de “Carlinhos Metralha”, pois costumava andar pela sede do Dops segurando uma metralhadora. Ele era conhecido também como “Carteira Preta”.

Em outubro do ano passado, a Justiça Federal acolheu uma ação contra “Metralha” movida pelo procurador Sérgio Suiama, do Ministério Público Federal. Ele acusa Augusto, assim como o ex-comandante do DOI-Codi Carlos Alberto Brilhante Ustra e o delegado aposentado Alcides Singillo, de sequestrar o militante Edgar de Aquino Duarte, em junho de 1971.

Os cerca de 70 integrantes da FEP chegaram em um ônibus e alguns carros que saíram de São Paulo. No centro de Itatiba, o grupo distribuiu panfletos com o histórico de Augusto e estendeu cartazes pendurados em barbantes denunciando a atuação de “Metralha” durante a ditadura civil-militar. Além disso, o “esculacho” contou com apresentações artísticas de uma companhia de teatro e de uma fanfarra.

O atual delegado de Itatiba é acusado ainda de participar da organização do Massacre da Chácara São Bento, ocorrido em Pernambuco, em 1973. Na ação, seis militantes da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) foram assassinados, entre eles Soledad Barret Viedma, que estava grávida do agente infiltrado Cabo Anselmo, amigo até hoje de Augusto.

A FEP, criada no começo de 2012, é um grupo de defensores de direitos humanos que busca resgatar a memória dos que lutaram, morreram e desapareceram durante a resistência ao regime; pressionar por uma Comissão da Verdade efetiva; e exigir a punição dos agentes do Estado que praticaram crimes de lesa-humanidade no período, como tortura e ocultação de cadáver.

No caso do esculacho contra “Carlinhos Metralha”, o objetivo foi, além disso, denunciar a continuidade da violência de Estado nos dias de hoje, principalmente contra a população negra e pobre.

Augusto é um caso emblemático dessa realidade. No próximo dia 12, de acordo com decreto oficial do governo estadual paulista, será comemorado pela primeira vez o Dia das Mães de Maio, uma referência ao movimento surgido após os Crimes de Maio de 2006, quando mais de 400 pessoas foram assassinadas pela PM paulista em todo o estado.

Fotos do esculacho deste sábado em Itatiba: Peu Robles




Fonte: www.viomundo.com.br

terça-feira, 30 de abril de 2013

Tadeu Jorge toma posse para quadriênio de 2013 a 2017

O novo reitor é professor titular na Faculdade de Engenharia Agrícola
 José Tadeu Jorge - Reitor da Unicamp

O engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge tomará posse como reitor da Unicamp para o quadriênio de 2013 a 2017 em cerimônia que acontece nesta terça-feira (30), às 18h30, no Centro de Convenções da Unicamp. A solenidade, que deve reunir autoridades de Campinas e do Governo do Estado de São Paulo, é aberta à comunidade universitária.

No último dia 19, Tadeu Jorge já havia assinado termo de posse em ato realizado na reitoria da Unicamp, após confirmação pelo governador Geraldo Alckmin do resultado da consulta feita junto à comunidade universitária. José Tadeu Jorge assumirá a reitoria pela segunda vez, depois de ter dirigido a Unicamp no período 2005-2009. O fato é inédito na história da instituição.

O novo reitor é professor titular na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. Graduou-se em Engenharia de Alimentos na Unicamp (1975), realizando também mestrado em Tecnologia de Alimentos (1977) e doutorado em Ciências de Alimentos (1981). Ele será o 11º na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978).


A posse será transmitida ao vivo pela TV Unicamp.

Fonte: www.unicamp.br

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Unicamp vai ter doutorado inédito em 2014

Curso na área de bioenergia, já aprovado pela Capes, será criado em parceria com a USP e a Unesp
Foto: Cedoc/RAC
Campus da Unicamp, que prepara programa de formação ampla para pesquisas na área de energia
Campus da Unicamp, que prepara programa de formação ampla para pesquisas na área de energia

As três universidade públicas do Estado de São Paulo — Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) — preparam, em conjunto, a criação de um curso de doutorado inédito no País na área de bioenergia.
Para as direções das universidades estaduais de São Paulo, a proposta leva em conta o fato de o Brasil ser uma espécie de liderança no setor, que é um dos que mais crescem mundialmente. Além disso, há falta de profissionais especializados para atuar na área, segundo apurou a reportagem.

“Temos competência, um grande mercado, somos os principais produtores de matéria-prima para a área de bioenergia e falta pessoal qualificado”, afirma o professor da USP Carlos Alberto Labate, que é coordenador do Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia.

De acordo com a comissão executiva que cuida da organização do programa, muitos profissionais de vários cursos já estão trabalhando com projetos relacionados à área nessas universidades. É o caso de estudos desenvolvidos com biocombustíveis e produtos químicos derivados de biomassa.

No entanto, Luís Augusto Barbosa Cortez, professor de engenharia agrícola da Unicamp, em Campinas, lembra que, embora o Brasil seja líder mundial em produção de biocombustíveis, ainda faltam especialistas, principalmente em algumas vertentes, como a de motores.

“Essa área é muito dinâmica. Precisamos de um profissional que entenda de diferentes áreas e participe ativamente nas questões. Ele precisa falar bem inglês e ter uma noção boa inclusive de diplomacia ligada a esses assuntos”, explica o professor.

O curso

Segundo o programa previsto para o novo curso, o objetivo é proporcionar uma formação ampla, justamente para que o profissional entenda os diversos fatores e aspetos envolvidos no setor de bioenergia.

No doutorado, as disciplinas previstas deverão ser organizadas em cinco áreas principais: agrícola, industrial, sustentabilidade, biorrefinarias e motores.

A proposta também é criar um curso de caráter internacional, com professores estrangeiros, aulas em inglês e período de estágio em outros países.

Capes

O curso de doutorado em bioenergia já recebeu a aprovação da abertura do programa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele será gratuito e a previsão é de que as aulas comecem em março de 2014.

Fonte: Agência Estado/RAC Correio Popular

domingo, 28 de abril de 2013

Confusão entre torcida da Ponte e PM deixa 14 feridos e quatro presos

Confronto se deu porque torcedores da Macaca implicaram com quem não vestia a camisa do time, supondo que fossem corintianos infiltrados


Uma confusão entre a torcida da Ponte Preta e a Polícia Militar deixou pelo menos 14 pessoas feridas e quatro presos, durante o jogo contra o Corinthians, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, na tarde deste domingo. Segundo informações iniciais, pelo menos quatro sofreram lesões  mais sérias - duas com fraturas, duas com cortes profundos - e foram encaminhadas a hospitais da região.
A briga começou no fim do primeiro tempo, quando o Corinthians já vencia por 2 a 0 - o jogo terminou em 4 a 0 para o time da capital. Membros de uma torcida organizada da Ponte passaram a implicar com pessoas que não vestiam a camisa do time de Campinas, supondo que fossem torcedores adversários "infiltrados" - antes do jogo, alguns corintianos foram retirados pela PM do setor da Ponte, justamente para evitar problemas.
- Tivemos alguns problemas, pessoas sendo agredidas por pontepretanos. Seriam corintianos infiltrados. Tiramos a maioria dessas pessoas e resguardamos a integridade física delas, mas algumas se machucaram - disse o Coronel Coelho, responsável pelo policiamento no local.

Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado) 
Torcedores da Ponte Preta entram em conflito com a polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)

A confusão se deu quando torcedores da Ponte passaram a hostilizar um casal, supostamente de corintianos. Os policiais tentaram proteger o casal e aí se deu o tumulto generalizado. O grupo envolvido no confronto tentou usar o portão de acesso ao setor exclusivo do Torcedor Camisa 10+ - que neste domingo foi aberto a todos os torcedores - contra os policiais. Um deles arrancou uma lança da grade de ferro do alambro e arremessou em direção aos policiais.
- Temos de apurar o que ocorreu, duas pessoas ficaram feridas com maior gravidade - disse o Coronel Coelho, acrescentando que "algumas pessoas foram conduzidas ao JECRIM", o Juizado Especial Criminal, dentro do estádio.
A arbitragem também recolheu objetos atirados em campo, como por exemplo um isqueiro, que devem ser relatados na súmula, resultando em denúncia no TJD-SP, sob risco de perda de mando de campo para a Ponte na sequência da temporada. Na parte da vitalícia, alguns torcedores também protagonizaram cenas de revolta e insulturam profissionais da imprensa.

Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado) 
Policial ameaça torcedor da Ponte (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)
Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado) 
Torcedora é socorrida após passar mal em tumulto (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)
Corinthians x Ponte Preta confusão briga polícia (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado) 
Torcedor da Ponte sofreu corte na cabeça (Foto: Gustavo Magnusson / Ag. Estado)
 
Fonte: G1 - GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP