segunda-feira, 12 de março de 2012

Leilão de garrafa de uísque encerra visita do príncipe Harry ao Brasil

Evento no Haras Larissa, no interior de SP, terá presença de 50 convidados.
Dinheiro arrecadado será destinado a instituições do Brasil e de Lesoto.

Garrafa de uísque Royal Salute entregue em jogo de polo
(Foto: Rodrigo Gianesi/G1 Campinas)
Uma garrafa de uísque feita em homenagem à rainha da Inglaterra Elisabeth II será colocada a leilão na noite deste domingo (11) em um evento no Haras Larissa, em Monte Mor, no interior de São Paulo. A quantia arrecadada será destinada à Sentebale, instituição de caridade aberta pelo príncipe Harry em Lesoto, país independente no território da África do Sul, e a outras instituições no Brasil que não tiveram os nomes divulgados.

Cada unidade da garrafa Royal Salute 62 Gun Salute, da casa Chivas Brothers, é vendida a R$ 10 mil no Brasil, mas a assessoria de imprensa da marca não divulgou qual será o lance mínimo no leilão. Cinquenta pessoas foram convidadas para participar do evento, entre elas o príncipe Harry.

A empresa é patrocinadora do jogo de polo no Haras Larissa, realizado neste domingo, e que teve a participação do príncipe e de jogadores profissionais do esporte, como o empresário Ricardo Mansur Filho, o Rico Mansur, e o argentino Nacho Figuera. A equipe de Harry venceu o jogo por 6 a 3 sobre o time St. Regis.

A comitiva do príncipe está no Brasil desde sexta-feira (9) para primeira experiência dele como representante da rainha Elisabeth II. Ele cumpriu agenda no Rio de Janeiro e encerra a visita ao Brasil na região de Campinas. Segundo a assessoria de imprensa da embaixada, Harry passará a noite no hotel do haras e retorna para a Inglaterra nesta segunda-feira (12).

Harry fica sem marcar gol
Apesar de ter ganho a partida de polo realizada no Haras Larissa, o príncipe Harry não conseguiu marcar nenhum gol contra a equipe St. Regis na tarde deste domingo. Na premiação, Harry recebeu das mãos da modelo Fernanda Motta um troféu e também um beijo na bochecha. Após a entrega, o príncipe esbanjou felicidade e fez sinal de positivo para os jornalistas que acompanhavam o evento e convidados. Os jogadores receberam garrafas de uísque da Royal Salute, além de abotoaduras de prata e de ouro.

Príncipe Harry disputa partida de polo em haras de Monte Mor
(Foto: Rodrigo Gianesi/ G1 Campinas)
Jogador profissional de polo, o empresário Ricardo Mansur Filho disse que Harry pediu para que a partida fosse séria, em respeito aos convidados, mesmo sendo um evento beneficente. O paquistanês Bash Kazi caiu do cavalo no primeiro dos quatro tempos da partida. Ele chegou a ser socorrido pela equipe médica, mas não teve ferimentos sérios e retornou ao jogo.

Tradição
O príncipe Harry chegou em uma carruagem ao campo de polo do Haras Larissa às 12h25 desde domingo, conforme o cronograma oficial. Em outra carruagem da comitiva estavam a jornalista Glória Maria e a modelo Fernanda Motta, que fez a entrega da premiação para os vencedores da partida.

Visita do príncipe Harry no Haras Larissa, em Monte Mor (Foto: Rodrigo Gianesi/ G1 Campinas)
Isabela Leite, do G1 Campinas e Região

Príncipe Harry vence jogo beneficente de polo em Monte Mor

O príncipe Harry entrou no campo após cortejo de carruagens e venceu com a equipe Sentebale por 6x3 a partida contra o St. Regis, time do jogador argentino Nacho Figueras

Harry disse que pretende expandir a experiência de Lesoto pelo mundo
(Foto: Dominique Torquato / AAN)
Após visitar ontem o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o príncipe Harry esteve hoje em um local bem mais próximo da cultura britânica: um jogo de polo, que foi realizado em Monte Mor, no interior de São Paulo. No seu último dia de visita ao Brasil, Harry participou de um torneio cuja renda será revertida para a Sentebale, organização fundada por ele e pelo príncipe africano Seeiso, de Lesoto, com o objetivo de cuidar de crianças órfãs e carentes daquele país. 

O príncipe Harry entrou no campo após cortejo de carruagens e venceu com a equipe Sentebale por 6x3 a partida contra o St. Regis, time do jogador argentino Nacho Figueras. O príncipe, no entanto, não fez nenhum gol. Os vencedores foram presenteados com abotoaduras de ouro. Harry ainda foi agraciado pela modelo Fernanda Motta e por Christian Porta, presidente da Chivas Brothers, que controla a marca Royal Salute. 

Em discurso antes de um almoço para convidados de patrocinadores do evento, Harry disse que pretende expandir a experiência de Lesoto pelo mundo e que a visita à comunidade carente do Rio foi inspiradora. 

Aproximadamente 400 pessoas assistiram ao evento, entre proprietários de casas no haras, que puderam comprar ingressos a U$ 1 mil, e convidados dos patrocinadores. A assessoria do evento não divulgou a renda arrecadada nem quantos convites foram vendidos. 

Antes de voltar ao Reino Unido amanhã, o príncipe participaria hoje de um leilão beneficente para 50 convidados, no haras. Entre os produtos leiloados estão uma garrafa de Royal Salute, a bebida oficial da realeza britânica, no valor de R$ 10 mil, um macacão do piloto Felipe Massa e uma camiseta do jogador Ronaldo (Fenômeno), cujos valores não foram divulgados. A renda do leilão será revertida para a Sentebale e para instituições de caridade brasileiras. 

A visita de Harry fez parte da campanha Great, para promover o Reino Unido em 2012, ano de comemoração do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II e da Olimpíada de Londres.

Agência Estado

Brasil apoia Campinas para polo do BRIC

Lançamento da cidade como polo central tecnológico dos BRICs foi feito em Boston (EUA)

O lançamento de Campinas como polo central tecnológico dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) foi comemorado pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), anteontem, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), durante a 15 MIT Latin America, em Boston (EUA). A proposta de elevar a cidade a centro de conhecimento das nações que fazem parte do grupo de mercados emergentes foi anunciada pelo empresário Mario Garnero. Ele abriu uma série de palestras que tratou sobre o desenvolvimento, desafios e aprendizados relacionados à América Latina nos últimos anos.

Diante de um auditório lotado, na presença de empresários, políticos, estudantes e professores do MIT, Garnero enfatizou a criação do centro e a liderança do projeto por um antigo aluno da Johns Hopkins University, o cientista médico brasileiro Gustavo Godoy. “Mauro (Kern, vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer) e eu enfatizamos a importância da educação para alcançar a tecnologia. Diante da importância do dia de hoje (anteontem), nos queremos sugerir um projeto muito interessante no Brasil, que tem a intenção de transformar, ou criar, em Campinas, um polo tecnológico dos países BRICs. Aqui temos Gustavo Godoy, que está liderando esse projeto”, disse Garnero.

Para ele, a ideia representa uma forma de colocar, de forma unificada, todo o conhecimento para desenvolver, ou dispor no mesmo nível, outras nações que estejam quase no mesmo estágio daqueles que hoje fazem parte dos BRICs. “Espero poder contar com os estudantes do MIT para nos ajudar no Brasil, no nosso escritório, nesse projeto”, declarou o empresário a plateia do Wong Auditorium, MIT Sloan School of Management.

Para Godoy, o momento que o Brasil vive hoje é importante, principalmente para se investir em educação e tecnologia. A base do crescimento, disse, é a educação e investimento na tecnologia. “Essa é uma das lições que o Brasil aprendeu recentemente. É, cada vez mais importante, definir os polos de desenvolvimento tecnológico e educacional, e incentivar isso. Acho que o Brasil ainda está um pouco aquém do que poderia ser. Temos que estabelecer metas e agora tocar esse projeto para frente”, afirmou o cientista. 
Após o discurso de encerramento do evento, o vice-presidente Michel Temer afirmou que a ideia de se levar para Campinas esse investimento foi de “uma felicidade extraordinária”.

“É uma iniciativa muito bem recebida, porque o Brasil está envolvido intensamente nessa questão dos BRICs e Campinas é um centro tecnológico extraordinário. De modo que é de uma felicidade extraordinária, especialmente do Mario Garnero, de ter essa ideia e lançá-la aqui e ter um departamento, digamos assim, tecnológico, dos BRICs em Campinas. Então só posso me regojizar por isso e dizer que é uma colaboração importantíssima para o governo brasileiro”, declarou Temer.

Outra figura política que participou do evento para falar sobre educação foi o deputado federal e provável candidate ao cargo de prefeito de São Paulo pelo PMDB, Gabriel Chalita. Ele destacou que, ainda que São Paulo invista muito em tecnologia, é pouco se comparado a países como a Coreia, que tem investido muito em patentes, novos profissionais e cientistas.

“Campinas já tem uma tradição pelas suas excelentes universidades, um aeroporto internacional e é próxima a São Paulo. O dr. Mario Garnero representa essa visão de modernidade. É um homem que há mais de 20 ou 30 anos já falava em parceria com a China, na época em que o mundo não falava tanto dela. É fundamental que pensemos grande. Temos que nos preparar para ser um país competitivo, com mais tecnologia e desenvolvimento. Desenvolver esse polo em Campinas vai ser bom não só para Campinas, mas para o Brasil”, disse o deputado.

Natan Dias - Grupo RAC

Presos de Santa Rosa de Viterbo, SP, rendem carcereiro e fogem de cadeia

De acordo com primeiras informações da PM, sete detentos escaparam.
Fuga aconteceu enquanto funcionário servia refeição dentro de cela.

Um grupo de detentos fugiu da cadeia de Santa Rosa de Viterbo, no interior de São Paulo, na manhã deste domingo (11). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar do município, sete presos escaparam por volta de 11h.

A fuga, segundo a PM, aconteceu enquanto o carcereiro servia refeição para os presos dentro da cela. Dentre os fugitivos estão dois suspeitos de homicídio em Ribeirão Preto, segundo investigadores da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da cidade.

Um deles é investigado por envolvimento no homicídio de uma jovem de 18 anos, em janeiro. Também fugiu o suspeito de ter matado um policial aposentado em fevereiro.

Viaturas foram mobilizadas até a unidade de detenção, onde não foi registrado motim, informou a PM. O delegado da Polícia Civil de Santa Rosa de Viterbo, Adalberto Gonini Junior, disse aoG1 que uma equipe da perícia foi enviada ao local. Ninguém foi recapturado.

Do G1 Ribeirão e Franca

Câmara de Campinas gasta R$ 285,7 mil com painel fantasma

A Câmara de Vereadores de Campinas gastou R$ 285,7 mil na compra de equipamentos, treinamento de pessoal e desenvolvimento para um painel eletrônico de votação. O problema é que, nas quatro licitações realizadas, nenhuma contemplava justamente o mais importante: o painel.

Segundo o site do TCE-SP (Tribunal de Contas de São Paulo), as compras foram realizadas na modalidade convite em outubro do ano passado, quando o Legislativo campineiro era comandado pelo então vereador Pedro Serafim (PDT), hoje prefeito interino e candidato ao cargo no mandato-tampão.

No dia 20 de outubro, a Câmara contratou, por R$ 58 mil, a empresa ML Participações e Negócios Ltda. para serviços de criação e desenvolvimento de projeto do sistema de votação eletrônica. 

Neste mesmo dia, a empresa System Way Ltda. ganhou a carta convite para fornecer equipamentos para o painel. O valor pago: R$ 79,8 mil. Quatro dias depois, a empresa Softmed Informática e Sistemas Ltda. foi escolhida para desenvolvimento e instalação do sistema de votação, além do treinamento, por R$ 147,99.

Até hoje a Câmara não comprou a máquina. Em 2009, chegou a cogitar usar um painel antigo da Assembleia, que estava desativado, o que foi descartado em razão das dimensões. Ontem, a Câmara anunciou que finalmente abrirá licitação para adquirir o painel.

Envolvidos negam
O coordenador de Compras da Câmara, Carlos Eduardo Guida Gaspar, disse que a Câmara irá lançar a licitação para a compra do painel nas próximas semanas. Ele negou que a decisão tenha sido tomada ontem, após o questionamento feito pelo Metro.

Segundo ele, a compra fracionada e o treinamento de pessoal antecipado irão reduzir o custo inicial do painel. "Chegamos a um valor de R$ 1,2 milhão. O presidente achou caro. Acreditamos que iremos gastar cerca de R$ 400 mil", afirma. Gaspar disse que tem dois orçamentos sobre o painel: um de R$ 188 mil e outro de R$ 320 mil. 

Para lançar o processo licitatório, necessita ter um terceiro valor. Quanto ao treinamento dado a funcionários sobre um produto que sequer foi comprado, o coordenador de compra disse que o curso foi dado em um equipamento semelhante ao que será comprado pelo Legislativo campineiro. "Além disso, a empresa vai operar o sistema por três meses", disse ele.

Do Metro