quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Despejo tóxico atinge Mata de Santa Genebra

Substância ainda não identificada foi descartada clandestinamente no meio do canavial que margeia a reserva, no bairro Betel

José Aires de Moraes, presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a reserva: “Não temos ideia do que seja, mas tem um odor forte que preocupa”
(Foto: Leandro Ferreira/AAN)
A Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra, em Campinas, se mobiliza para investigar o despejo irregular de produtos no entorno da área de preservação ambiental e identificar a substância.

O descarte foi feito no meio do canavial que margeia a reserva, no bairro Betel, na rodovia que liga Campinas a Paulínia, na semana passada. A equipe da fundação tentou flagrar o infrator, mas não obteve sucesso.

A bióloga Sabrina Kelly Batista Martins suspeita que o material seja tóxico, já que dois cachorros foram encontrados mortos próximo ao local onde o líquido foi descartado. A agência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) em Paulínia foi avisada e acionou os órgãos ambientais para as providências emergenciais realizadas em consequência de descarte clandestino de resíduos. Também coletou material para análise. O laudo deverá ser concluído em até 30 dias.

O depósito irregular foi feito em um aceiro, uma área aberta, sem vegetação, que separa o canavial localizado nas dependências da Usina Açucareira Ester e a Mata de Santa Genebra. Em razão da declividade do terreno, os resíduos escorreram até a Rua José Bononi e ficaram acumulados nesse ponto. Além do temor do contato do produto com os moradores, o ambientalista Henrique Padovani, que esteve na área, alertou sobre a possibilidade de o resíduo atingir algum corpo d’água. “O produto ainda não alcançou a nascente, mas eu temo por uma chuva torrencial, típica nesta época do ano, e que pode arrastar os resíduos para as águas”, afirmou. “O ato de despejar produto que coloque em risco a biodiversidade de uma área de preservação ambiental é crime previsto em lei”, acrescentou. 

O líquido despejado formou poças brancas e esverdeadas e deixou rastros pelo chão de terra do canavial, da rua e da estrada municipal José Sedano, uma das vias de acesso ao local, com as mesmas cores. O odor forte também chamou a atenção dos ambientalistas. 
O presidente da fundação, José Aires de Moraes, afirmou que a entidade monitora toda a área, “mas alguns acessos são usados por infratores, infelizmente”. Ao todo, a fundação monitora 251 hectares. Além da Cetesb, a própria fundação, de acordo com o presidente, também coletou o material para enviá-lo a um laboratório para realizar a análise do produto. “Não temos ideia do que seja, mas tem um odor forte que preocupa”, disse.

Uma testemunha, um morador das proximidades da mata, relatou ao ambientalista que flagrou um caminhão do tipo limpa-fossa percorrendo a estrada municipal, mas ele não conseguiu anotar as placas do veículo nem o nome da empresa. No início, a equipe da fundação também desconfiava que o transporte era feito com esse tipo de caminhão, mas a entidade não descarta que pode ser o de modelo betoneira, usado para o transporte de cimento na construção civil. 

Ações
Após a denúncia, a Cetesb acionou a Defesa Civil e a Prefeitura de Paulínia, que iniciaram os trabalhos de remoção dos resíduos da via pública. O produto foi acondicionado em bombonas plásticas que ficarão armazenadas nas dependências da Defesa Civil até a definição do local apropriado a ser destinado para tratamento.

A companhia também acionou a Usina Ester, que arrenda a área, disponibilizou mão de obra e uma retroescavadeira para a raspagem do solo. Esse solo com resíduo foi agrupado em duas pilhas e protegido por lonas plásticas para sua remoção do local, o que aconteceu nesta segunda-feira (26).

O material foi levado para uma outra área da Usina Ester, que fará o armazenamento temporário dos resíduos em suas dependências até que as análises químicas de caracterização dos resíduos permitam a destinação a local apropriado e licenciado pela Cetesb. 
Resta uma avaliação final sobre a necessidade de rescaldo da raspagem de solo da área onde o resíduo líquido havia sido depositado. Ainda de acordo com a Cetesb, a agência ambiental de Paulínia continuará a acompanhar o caso. 

Denúncias
A Cetesb informou que a fiscalização de descarte clandestino de resíduos em qualquer local ocorre por meio de denúncia ao órgão, que possui canal de atendimento 24 horas, via Disque Meio Ambiente, no número 0800-113560. As agências ambientais locais também podem ser acionadas, durante a semana, no horário de expediente normal.

Glaucia Santinello AGENCIA ANHANGUERA DE NOTÍCIAS

Ação violenta da PM revolta moradores do São Bernardo

Rapaz baforou fumaça no rosto de policial: dois presos por desacato e protesto no 2ºDP

Confusão terminou na delegacia: moradores reclamam do excesso de violência dos PMs
(Foto: Dominique Torquato / AAN)
Um tumulto entre 50 moradores do bairro São Bernardo e policiais militares durante uma abordagem a motociclistas terminou na delegacia, na tarde desta terça-feira (27), em Campinas.

Duas pessoas foram detidas acusadas de desobediência, desacato e resistência à prisão. Ao todo cinco viaturas da Polícia Militar (PM) com 10 policiais e o helicóptero Águia da PM foram ao local para conter os moradores revoltados com a abordagem.

A população acusa os PMs de abuso do poder. Eles invadiram duas casas e teriam agredido quatro pessoas sem motivo algum. Indignados, os moradores foram até o 2º Distrito Policial - onde os acusados foram encaminhados - para protestar contra a atitude dos policiais. Os moradores também iriam fazer boletim de ocorrência acusando os policiais de abuso de poder.

A confusão aconteceu no começo da tarde na Rua Campos do Jordão. Um grupo de 14 jovens conversava em uma esquina quando uma viatura policial parou e pediu os documentos de quatro motos e um carro. Três motos estavam com problemas e acabaram recolhidas.

Ainda durante a abordagem, um rapaz que fumava um cigarro soltou fumaça no rosto de um dos policiais e correu para dentro de uma casa no mesmo local. Os policiais foram atrás e invadiram a residência. O proprietário do imóvel, Arquimedes Aparecido da Silva, quis entender o que estava acontecendo e acabou empurrado pelos PMs. 'Eles ainda me deram murro e falaram para que ficasse quieto. Eles também deram um tapa no rosto do meu filho, que não tinha nada com a história', afirmou o morador.

De acordo com a estudante Flávia Fernanda de Azevedo também moradora da rua, seu cunhado, o estudante de contabilidade Evandro Carlos, ao ver os policiais arrastando pela rua o rapaz que soltou fumaça no rosto do PM, ele tentou intervir. 'Disse que era abuso bater no rapaz daquela forma. Que eles não podiam bater nele. Mas ele acabou apanhando também e foi preso sem motivo nenhum. Isso é um absurdo, ele não fez nada. Ele é trabalhador. Tentou ajudar uma pessoa e acabou sofrendo violência desmedida', disse ela.

Durante a confusão o instrutor de auto-escola Rodrigo da Silva, de 29 anos, afirmou ter recebido dois murros na boca de um dos PMs. 'Estava com meu aluno no carro ao ver a confusão, me aproximei com o celular na mão. Um dos policiais falou que não era para eu filmar e me deu socos. Estava trabalhando e fui agredido sem motivo algum. Eles abusaram muito do poder. Nunca imaginei uma coisa dessas aqui', disse ele. O rapaz também iria fazer um boletim de ocorrência acusando os policiais que o agrediram.

O sargento do 35º Batalhão da PM responsável pelo patrulhamento da área, Sérgio Oliveira, assumiu a necessidade de usar força bruta durante a abordagem. 'Após desrespeitar a autoridade policial, ele fugiu. Entraram na casa para recolher o indivíduo. E foi necessária usar de força maior para conter o rapaz. O segundo preso, também desacatou a autoridade', disse. O sargento ainda afirmou que não houve abusos por parte dos policiais. 'Se eles estão acusando os policiais, que denunciem para ter uma investigação.'

Luciana Félix DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Saiba como descartar objetos cortantes com segurança

O descarte de vidro e objetos pontiagudos precisa de atenção.

Soluções simples protegem quem precisa recolher o lixo.


As comemorações e festas do final de ano são muitas e com elas a quantidade de lixo produzida também aumenta. É preciso então ficar atento ao descarte correto de lixos que podem cortar ou furar os coletores, como garrafas e copos quebrados, espetinhos de bambu etc.

Cuidados
Existem pequenas atitudes que podem manter a segurança de quem carrega o lixo até mesmo dentro de sua própria casa. Segundo Anauá Moreira, educadora da Emdurb Bauru, no interior de São Paulo, o descarte de vidro quebrado, por exemplo, tem soluções seguras: a primeira é descartar o vidro dentro de caixas de leite ou ainda você pode usar as garrafas pet.

No segundo caso, recorte a parte superior da garrafa e use-a ao contrário, com a boca para baixo, como tampa. Se não possuir nenhum tipo de embalagem para colocar o lixo cortante, embrulhe-o em muito jornal e separe do lixo comum.

No caso de espetinhos de bambu, uma boa opção também são as garrafas pet. Neste caso é só colocá-los dentro e manter a tampa fechada. Dessa forma a segurança já estará garantida.

Lâmpadas
As lâmpadas fluorescentes possuem um vapor de mercúrio, e para descartá-las também é preciso cuidado. A maneira mais segura é encaminhar as lâmpadas queimadas ou quebradas para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o limite em Bauru é de 30 lâmpadas por ano para pessoa física. A partir de lá, o descarte é feito corretamente.

No caso de pessoa jurídica ou quantidade maior, a Emdurb é que faz o recolhimento. Na empresa, é cobrada uma taxa de R$ 0,75 por lâmpada. Com cuidados pequenos você garante a segurança da sua família, empregados e ainda dos coletores de lixo, que podem levar um susto se encontrarem objetos cortantes.

Serviço
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru
Endereço: Avenida Nuno de Assis, 14-60
Telefone: (14) 3235-1080
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Do G1 Bauru e Marília

Hemonúcleo de Jaú, SP, precisa de doadores

Os estoques de sangue estão baixos.

As doações costumam diminuir no período de férias.

O Hemonúcleo de Jaú, no interior de São Paulo, pede ajuda a toda a população. Os estoques de sangue estão muito baixos e a unidade precisa principalmente do tipo sanguíneo positivo.

O hospital atende nove cidades e onze hospitais da região de Bauru. A doação dura no máximo 25 minutos e pode salvar muitas vidas. Pacientes que fazem quimioterapia e que passaram por transplante de medula óssea são os que mais precisam.

Para doar é preciso ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg e ter boa saúde. O Hemonúcleo Regional de Jaú fica na Rua Dona Silvéria, no Hospital Amaral Carvalho. O telefone do local é (14) 3602-1355.

Do G1 Bauru e Marília

Sem sinalização, radares podem multar na região de Sorocaba

Nova Resolução já está valendo desde o dia 22 de dezembro.

Placas informativas não precisam ser retiradas.


Os motoristas precisam ficar mais atentos. Já está valendo a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito que derrubou a obrigatoriedade das placas que avisam sobre a presença de radares. Também prevê que os radares móveis não precisam de estudos técnicos para serem usados. Ou seja, a Polícia Militar Rodoviária pode usar o móvel como bem entender nas estradas.
A medida, em vigor desde o dia 22 de dezembro, garante que os motoristas não precisam ser avisados da presença dos radares fixos ou móveis.

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o presidente da Urbes, empresa que gerencia o transporte na cidade, Renato Gianolla, as placas de fiscalização eletrônica vão permanecer. A regra também vale para as rodovias municipais, estaduais e federais. As placas de fiscalização eletrônica permanecem.

A instalação de placas de sinalização foi derrubada em 2003, mas três anos depois a norma foi revogada e as placas voltaram a ser obrigatórias. Mesmo com a abolição dos avisos, a Resolução estabelece que os radares devem estar a vista do motorista. A presença de radares móveis nos trechos das rodovias onde não há sinalização de velocidade máxima também foi liberada. Qualquer ponto das estradas pode haver fiscalização eletrônica. Pela Resolução anterior, tanto os radares móveis, como os radares fixos, precisavam de estudos técnicos para instalação em determinado ponto.

Com a nova Resolução, apenas a instalação de radares fixos precisam dos estudos técnicos. A utilização dos radares portáteis está liberada, o que aumenta o poder de fiscalização, como informa o tenente Hélder André Bonás, da Polícia Militar Rodoviária. Ele disse que com a Resolução, a fiscalização se torna mais prática. Antigamente, os radares precisavam ser instalados em rodovias com as devidas sinalizações, como a placa de velocidade máxima. Agora, qualquer rodovia, com ou sem placa de velocidade máxima permitida, poderá ter fiscalização com os radares portáteis. Com isso, acabou a desculpa de "eu não sabia ou não tinha placa", como afirmavam alguns motoristas.

Para o tenente Bonás, essa medida reduzirá acidentes em prazo médio. Na região de Sorocaba, conforme mostrou o Tem Notícias, não haverá grandes mudanças já que as ruas e rodovias são bem sinalizadas. Ele também acredita que as concessionárias e empresas responsáveis pelo trânsito não irão retirar as placas já existentes.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vendas de Bilhete Único terão horário especial até dia 1º

Os postos de venda de créditos do Bilhete Único (BU) nos terminais urbanos de Campinas terão horário especial de atendimento ao público

Os postos de venda de créditos do Bilhete Único (BU) nos terminais urbanos de Campinas terão horário especial de atendimento ao público, no período de fim de ano. No próximo sábado, dia 31 de dezembro, eles funcionarão das 6h até as 18h. E no domingo, dia 1º de janeiro de 2012, os postos permanecerão fechados. 

Os créditos são vendidos nos postos administrados pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) nos terminais Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Mercado, Metropolitano e Ouro Verde. 

Além dos postos nesses terminais urbanos, o usuário do transporte coletivo municipal também pode comprar os créditos do Bilhete Único na rede autorizada. Atualmente, são cerca de 290 pontos, distribuídos por toda a cidade, em locais como bancas de revistas, drogarias, padarias, papelarias e mercados. 

Mais informações sobre os locais de venda podem sem obtidas no site da Transurc, no endereço eletrônico www.transurc.com.br; ou pelo telefone 0800 014 02 04.

Portal RAC

Soldado temporário pode ser primeiro passo para carreira policial

Trabalho é remunerado e destinado a jovens de 18 a 23 anos.

Oportunidade exige ensino fundamental completo e ficha limpa.


Trabalhar na Polícia Militar e ajudar na segurança da população é um sonho para muitos jovens. Mas o que a maioria não sabe é que, para começar, não é tão difícil quanto parece. O primeiro passo pode ser a inscrição para soldado temporário da corporação.

Durante o período de contratação, o soldado trabalha apenas na parte interna. As funções são diversas: assistente de relações públicas ou de logística, segurança, atendente, entre outras. Todos os contratados passam por treinamento, mas somente aqueles que trabalham na guarda do prédio podem usar arma.

Em Sorocaba, interior de São Paulo, há 95 soldados que prestam o chamado serviço auxiliar. Para trabalhar oito horas por dia, eles recebem dois salários mínimos por mês, conforme a reportagem do Tem Notícias.

Para se inscrever, é preciso ter entre 18 e 23 anos e ter concluído o ensino fundamental. Também é necessário estar em dia com as obrigações militares, ter boa saúde e aptidão física. O candidato não pode ter antecedentes criminais. O valor da inscrição é de R$ 20. Outras informações podem ser encontradas no site www.vunesp.com.br.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Polícia dá dicas para manter casa segura durante viagens

Residências vazias nesta época do ano facilitam furtos.

Alertar vizinhos para movimentações estranhas é uma das recomendações.


Com a proximidade do Ano Novo e no auge do verão, muitos aproveitam para viajar e ficar até semanas fora. Mas as residências vazias são chamarizes para pessoas mal intencionadas. Por isso, é importante reforçar os cuidados com a segurança da casa.

A pedido do Bom Dia Cidade, a Polícia Militar fez uma lista de recomendações para quem está indo passear. Confira:

-Não comente em lugares públicos que vai viajar. Isso pode despertar o ladrão a invadir a residência;
-Peça para alguém da família recolher correspondências ou revistas que ficarem expostas na entrada da casa;
-Reforce portas e janelas, principalmente as dos fundos do imóvel. Geralmente, é por lá que a maioria dos ivansores entra;
-Não deixe luzes acesas. Elas podem acabar avisando que não tem ninguém em casa;
-Avise os vizinhos mais próximos que vai viajar e peça para que eles chamem a polícia caso percebam alguma movimentação suspeita.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Polícia Militar fiscaliza lasers em direção a aviões de Rio Preto, SP

Ação é crime previsto no Código Penal.


O helicóptero Àguia da Polícia Militar de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, vai intensificar uma operação para flagrar quem estiver emitindo raio laser por canetas em direção a aviões na cidade. Apontar o laser para aviões acabou se tornando uma brincadeira muito perigosa que coloca em risco a segurança da aviação. É crime previsto no Código Penal e dá cadeia.

Em denúncia exibida pelo Fantástico, durante cerca de 25 minutos de vôo por Rio Preto, cinco pessoas foram flagradas emitindo o laser em direção a um monomotor. O helicóptero Àguia acompanhou a operação. Segundo o capitão Carlos Siqueira, quando o laser é apontado para a aeronave, a visão fica confusa. “A maior dificuldade que encontramos é quando o laser atinge a cabine, principalmente durante a aterrissagem, onde é necessário maior atenção”, explica Siqueira.

O que surpreende os policiais é que, na grande maioria das vezes, quem aponta o laser para as aeronaves são crianças. A brincadeira lacabou levando dois meninos de 11 anos e os pais para a delegacia.

Segundo o delegado Luís Alberto Bovolon, quem for pego apontando lasers para aeronaves poderão ser punidos. “Durante o flagrante exibido pelo Fantástico, identificamos apenas crianças. Mas, o crime é grave e é caso de polícia. Em relação às crianças detidas, o Conselho Tutelar da cidade vai ouvir e orientar os responsáveis das crianças” ressalta. O Código Penal prevê pena de dois a cinco anos de reclusão para quem colocar aeronaves em perigo. Menores de 18 anos respondem por ato infracional.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Grupo de 50 pessoas cai em golpe de falso agente de viagem em Mirassol, SP

Golpe só foi descoberto no dia do embarque, que não aconteceu.
O grupo iria passar o réveillon na praia de Camboriú, em Santa Catarina.

Um grupo de 50 pessoas de Mirassol, no interior de São Paulo, caiu em um golpe. Eles pagaram R$4 mil cada para um falso agente de viagens. O golpe só foi descoberto no dia do embarque, que não aconteceu.

O grupo iria passar o réveillon na praia de Camboriú, em Santa Catarina. O pacote de seis dias que incluía transporte, acomodação, café da manhã, e alguns passeios. O agente de viagem, que trabalha por conta, segundo os moradores, é bem conhecido na cidade. Foram dez parcelas de R$ 88 por pessoa.

Os passageiros chegaram no local combinado e na hora marcada com toda a bagagem. O que eles não imaginavam era que o ônibus e o responsável pela viagem não apareceriam. Foram vários telefonemas ao agente de viagens, alguns dos passageiros chegaram a ir até a casa dele, mas não o encontraram.

O que era para ser apenas um passeio acabou na polícia. Depois de esperar por mais de cinco horas, o grupo foi até a delegacia registrar um boletim de ocorrência e o caso agora vai ser investigado como estelionato.

O agente de viagens continua desaparecido. Como o grupo já estava de malas prontas, entrou em ação o 'plano B'. Onze pessoas alugaram uma van e estão a caminho de Caraguatatuba, onde vão ficar em uma casa emprestada.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Em cerimônia rápida, Serafim Júnior toma posse como prefeito interino

Presidente da Câmara assume o cargo pela 2ª vez; eleição indireta indicará sucessor

O presidente da Câmara, Pedro Serafim Júnior (PDT), reassumiu oficialmente a Prefeitura de Campinas, às 10h30, nesta segunda-feira (26), em cerimônia rápida de posse na sala de presidência do Legislativo. O pedetista já ocupou o cargo de prefeito por 14 dias, entre o fim de outubro e começo de novembro, quando Demétrio Vilagra (PT) havia sido afastado temporariamente pela Comissão Processante (CP). Agora, com a cassação do mandato, o vereador comandará o Executivo por até 90 dias, tempo que Thiago Ferrari (PTB), primeiro vice-presidente e que também tomou posse da Câmara, tem para convocar a eleição para o mandato-tampão.

A cerimônia durou menos de dez minutos. Com exceção dos vereadores do PT e da base aliada de Vilagra, os demais tiveram presentes na posse e assinaram o livro. Entre os novos secretários que devem assumir o primeiro escalão estavam presentes Alcides Mamizuka (chefia de Gabinete) e Wilson José (Comunicação). Após a cerimônia na Câmara, Serafim Júnior segiu para a prefeitura para começar a trabalhar como prefeito.

O afastamento oficial de Vilagra foi publicado no Diário Oficial do Município divulgado nesta segunda-feira, cinco dias depois da cassação de Vilagra na Câmara, por 29 votos a 4. A defesa do prefeito afastado, deve protocolar o recurso para tentar anular a decisão, a partir de 9 de janeiro, quando termina o recesso do Judiciário. 

Sucessão
O novo presidente da Câmara, Thiago Ferrari se reúne nesta segunda-feira (26) com o juiz da 33° Zona Eleitoral, Nelson Augusto Bernardes, para definir os critérios da eleição indireta, ou seja, pelo voto dos 33 vereadores da Câmara, que vai eleger o substituto de Serafim Júnior a partir de março para o mandato-tampão, até o fim do ano.

Na tentativa de contrapor o pleito indireto para a escolha do novo prefeito e vice, o diretório do PT de Campinas deve entrar nesta semana com um pedido na Justiça Eleitoral para que a eleição seja de forma direta. A solicitação será discutida nesta terça-feira (27), segundo o líder do PT no Legislativo, o vereador Josias Lech (PT), em reunião com membros do partido.

O nome que assumirá a Prefeitura de Campinas deverá ser conhecido em março, prazo final que o vereador Ferrari tem para convocar a eleição.

EPTV

Nutricionista ensina a desintoxicar o organismo após a ceia de Natal

Para quem exagerou nas festas de fim de ano, melão ajuda a eliminar toxinas e diminui a retenção de líquidos.

Suco de melão (Foto: Divulgação)
Com tanta variedade de comida nas festas de fim de ano, é comum exagerar na dose. Após o tradicional banquete na véspera do Natal, quem acaba pagando é o estômago. Para desintoxicar o organismo, o G1 pediu ajuda à nutricionista Karen Ishii. Ela deu uma dica simples e garante que é infalível.

"O suco de melão é ótimo para eliminar as toxinas", afirmou. Composta por aproximadamente 90% de água, a fruta diminui a retenção de líquidos, ajuda na perda de peso e auxilia no funcionamento do intestino, eliminando a prisão de ventre. Com tantos benefícios, nem é preciso esperar o estômago pesar para fazer o teste, não é mesmo?

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Abertas as inscrições para a Corte do Carnaval 2012 de Jundiaí

Categorias são Rainha, Princesas, Rei Momo e Passista de Ouro.

Quem deseja concorrer a Rainha, Princesas, Passista de Ouro ou Rei Momo do próximo carnaval, em Jundiaí, interior de São Paulo, já pode se inscrever na Casa da Cultura.

As categorias Rainha e Princesas exigem que a candidata seja mulher, tenha no mínimo 18 e no máximo 40 anos completos até o dia 23 de janeiro, seja residente em Jundiaí há, no mínimo, um ano, e seja brasileira ou naturalizada.

Se houver mais de 15 candidatas para essas categorias, haverá uma pré-seleção no dia 27 de janeiro. Nessa seletiva, serão avaliados os quesitos comunicação, samba no pé e estética corporal. As candidatas deverão se apresentar em trajes de banho.

A fase final acontece no dia 10 de fevereiro, quando os quesitos avaliados serão comunicação, simpatia, beleza, elegância, conjunto, estética corporal e samba no pé.

A Rainha do Carnaval será premiada com um troféu especial e R$ 3,6 mil. As Princesas receberão o prêmio no valor de R$2,4 mil, além do troféu.

Rei Momo e Passista de Ouro
As exigências para os candidatos a Rei Momo e Passista de Ouro são as mesmas: mínimo de 18 de idade, residentes em Jundiaí e brasileiros. Para Rei Momo, é necessário pesar no mínimo 90 kg no ato da inscrição.

Se houver mais de 10 inscritos, também haverá uma pré-seleção no dia 27 de janeiro. Nessa etapa, serão avaliados os quesitos comunicação, samba no pé e desenvoltura. Os dois títulos renderão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3,6 mil e um troféu especial.

A corte vai percorrer as quadras de ensaios das Escolas de Samba, participar dos desfiles de rua de Jundiaí, além de visitar clubes, associações, entidades, bailes pré-carnavalescos, entre outros eventos ligados ao carnaval.

As inscrições para todas as categorias devem ser realizadas até o dia 23 de janeiro na Casa da Cultura, que fica na rua Barão de Jundiaí, n° 868, no centro da cidade. Outras informações pelo telefone (11) 4521-6922.

Os candidatos devem apresentar uma cópia da certidão de nascimento ou do documento de identidade (RG), uma cópia do comprovante de residência, duas fotos coloridas recentes no tamanho 13x18 cm e, para mulheres casadas, o termo de ciência do cônjuge.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí