quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Vacinação contra sarampo e febre amarela em Sorocaba

30 unidades básicas de saúde oferecem a vacina de graça. A imunização é recomendada para pessoas que vão viajar. 

Fim de ano e muitas pessoas aproveitam os dias de festas para viajar. Para quem pretende ir a regiões do país ou locais no exterior que sejam consideradas áreas de risco para doenças como a febre amarela e sarampo, não devem se esquecer de tomar as vacinas antes do passeio. Essas doenças reapareceram em algumas regiões do Brasil e do exterior. Em Sorocaba, no interior de São Paulo, a imunização é realizada nas unidade básicas de saúde do município. O interessado deve levar a carteira.

Contra febre amarela é indicada para qualquer pessoa, a partir dos 9 meses. É recomendada para quem for viajar para áreas consideradas de risco: regiões rurais, ribeirinhas e de mata dos estados do Norte, Centro-Oeste e Sul, de Minas Gerais, Maranhão, parte da Bahia, Piauí. Ela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.

A dose é válida por 10 anos. Após, é necessário tomar um reforço. “É importante que a pessoa receba a dose com pelo menos 10 dias de antecedência, para que haja tempo de a vacina fazer efeito no organismo”, orienta a diretora da Área de Vigilância e Saúde, Consuelo Matiello.

Outro alerta está relacionado às cidades que têm presença do mosquito Aedes aegypti que, além de transmitir o vírus da dengue, também é transmissor da febre amarela.
Os endereços das unidades básicas de saúde de Sorocaba, a pessoa pode encontrar no site da Prefeitura.

Sarampo
Em 2011, todos os casos de sarampo identificados no Estado de São Paulo foram de pessoas que estiveram ou se relacionaram com pessoas que estiveram na Europa, onde mais de 30 países apresentaram ocorrências este ano. Também registraram surtos de sarampo em alguns países da África e Oceania. Por isso, a vacinação é importante para quem vai a esses locais.

No calendário de rotina, as crianças devem tomar a primeira dose aos 12 meses e, a segunda dose, entre 4 e 6 anos. Para adolescentes até 19 anos também são recomendadas duas doses e, para adultos de até 50 anos, uma dose. A vacina deve ser tomada 15 dias antes da viagem.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Entidade de Jaci, SP, recebe doações para vítimas de terremoto no Haiti

Frei Francisco Belotti conheceu de perto a realidade do local, onde a catástrofe natural foi registrada há dois anos e devastou o país. 


Dois anos se passaram desde que um terremoto atingiu o Haiti, o país mais pobre das Américas. De lá para cá, pessoas do mundo inteiro tentam ajudar a mudar a realidade dura de quem lida diariamente com a fome, a falta de estrutura e de remédios. Na região noroeste, voluntários de Jaci, no interior de São Paulo, também entraram na luta e querem dar um Natal melhor para as crianças haitianas. A Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus recebe doações.

Difícil conhecer a triste realidade e continuar da mesma maneira. Frei Francisco Belotti conheceu a história de perto e resolveu ajudar. Ele já é mentor de 67 entidades de assistência a pessoas carentes, como hospitais e casas de recuperação.

Enquanto o frei trabalha no Brasil para conseguir doações, um grupo já começou as ajudas no Haiti. O projeto é paro ano todo. Os freis já têm uma casa onde pessoas doentes são atendidas por enfermeiros voluntários. Agora, a ideia é oferecer pães para os pacientes com nutrientes especiais. As máquinas já foram doadas por uma entidade alemã, mas faltam os ingredientes.

Quem mais sofre com a extrema miséria são as crianças. A maioria perdeu os pais. Para ajudá-las, cada pessoa pode contribuir com um menino ou uma menina. As doações pagarão os alimentos para as crianças que vão freqüentar aulas aplicadas em barracas.

A intenção é mudar a vida de quem tanto precisa ou, pelo menos, amenizar a dor dessas pessoas.

Quem quiser contribuir com as vítimas do Haiti pode entrar em contato com a Fraternidade está localizada na Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3, em Jaci. Mais informações pelo telefone 17- 3283-9070.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Vereadores definem novo prefeito de Campinas até março

Após cassação de Vilagra, pleito será decidido pela Câmara

O prefeito que assumirá mandato tampão de Campinas será conhecido em março de 2012, após as trocas de cargos por conta da cassação de Demétrio Vilagra (PT) e a convocação da eleição. A Justiça Eleitoral decidiu que os nomes dos novos prefeito e vice serão escolhidos de forma indireta, ou seja, pelo voto dos 33 vereadores. O vereador Thiago Ferrari (PTB) toma posse na presidência da Câmara no lugar de Pedro Serafim Jr. (PDT), que irá voltar a assumir provisoriamente o comando da prefeitura.

A medida inicia oficialmente com a publicação do Decreto Legislativo do afastamento no Diário Oficial do Município de segunda-feira (26). A partir disso, Ferrari terá 90 dias para convocar a eleição. A decisão sobre o tipo de pleito foi indicada pelo juiz eleitoral Nelson Augusto Bernardes, que por sua vez comunica ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A organização do processo é feita pela Câmara dos Vereadores.

Qualquer pessoa elegível, com idade mínima de 21 anos, filiado a partido político e outros requisitos previstos na Constituição Federal, pode se candidatar. O partido é responsável pela indicação dos candidatos e poderá ter coligações, como ocorre em outras eleições. Todos os vereadores da Câmara votam, até mesmo se concorrer aos cargos. O voto é secreto. Para ser eleito é necessária a maioria, 50% mais um. Caso tenha empate, o candidato mais velho de idade que assume. Após eleitos, os substitutos ficam nos cargos até o dia 31 de dezembro.

EPTV

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Transporte coletivo terá mudança de horários nas férias em Bauru

Motivo é a queda do número de passageiros no período.


A Emdurb, gerenciadora do transporte coletivo em Bauru, interior de São Paulo, informa que o sistema opera atualmente com setenta linhas para atender as regiões da cidade. No entanto, a partir desta segunda-feira (26), período de férias escolares, dezenove linhas passarão a operar com a tabela de férias.

Essa alteração é realizada todos os anos em função da queda no número de passageiros. A exemplo de anos anteriores, cartazes informativos serão fixados no interior dos ônibus das linhas que passarão por mudanças. Os fiscais da Empresa Municipal estarão atentos, caso algum ajuste seja necessário nas linhas modificadas.

As linhas que passarão a operar com a tabela horária de férias a partir de 26 de dezembro são:

> UNIP/Makro - Centro

> Nova Esperança – Jd. Brasil/USC

> Nova Esperança – Jd. Estoril

> Nova Esperança – Pq. Vista Alegre

> Santa Luzia/Flórida – Alto Paraíso/vila Industrial

> Campus / CTI – Jd. Ouro Verde/Granja Cecília

> Pq. Jaraguá – Beija Flor/Jd. Silvestri

> Jd. Europa – Granja Ito/Pq. Jaraguá

> Pq. Sabiás/Joaquim Guilherme – Higienópolis

> Pq. Sabiás/Joaquim Guilherme – Vila Samaritana/Jd. Estoril

> Geisel/Sambódromo – Nova Paulista

> Jd. Godoy – Jd. Terra Branca

> Pq. Santa Cândida – USC/Clínicas

> Campus / Camélias – Falcão / Ite

> Gasparini – Vila Zilo

> Gasparini/Vanuire – Centro

> Jd. Tangarás – Centro

> Isaura Pita Garmes – Jd. Estoril

> Isaura Pita Garmes – Campus

O retorno da operação, com a tabela horária para o período de aula, deverá acontecer no dia 06 de fevereiro de 2012. No entanto, caso detectado aumento no número de passageiros em algumas das linhas, o retorno poderá ser antecipado.

Do G1 Bauru e Marília

Hemonúcleo mobiliza população para doações de sangue

Unidade atende a 15 hospitais de Araraquara e região

O Hemonúcleo de Araraquara iniciou uma campanha para aumentar o número de doações de sangue nas últimas semanas do ano. 

Segundo a assistente social Cristina Zaniolo Gibran Di Nardo, o estoque de bolsas está baixo. “Todos os tipos de sangue são importantes e nós precisamos mesmo da solidariedade das pessoas”, afirma. 

Em média, os hemocentros do Estado de São Paulo costumam coletar 75 mil bolsas por mês. No período de festas de final de ano, as doações chegam a cair até 30%. Segundo dados da Hemorrede estadual, já no mês de novembro houve queda de aproximadamente 15% na coleta de bolsas na Grande São Paulo e no interior.

Em Araraquara, além da Santa Casa, Beneficência Portuguesa e São Paulo, o Hemonúcleo atende a hospitais de Américo Brasiliense, Borborema, Descalvado, Tabatinga, Itápolis, Nova Europa, Ibitinga, Porto Ferreira e Ibaté. 

Doações
Os interessados em doar sangue precisam estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. É necessário apresentar documento de identidade original com foto. 

Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Pessoas gripadas ou resfriadas não devem doar temporariamente, mesmo que já estejam recuperadas. 

Funcionamento
A unidade do Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Não haverá atendimento ao público na unidade nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e no dia 2 de janeiro. 

As atividades voltam a funcionar normalmente na terça-feira (3). 

O Hemonúcleo fica na Rua Expedicionários do Brasil, s/nº, Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3301-6102.

EPTV

Fóruns entram em recesso e atendimento é feito em esquema de plantão

Justiça da região de Campinas vai atender demandas de outras cidades até dia 6

A partir desta terça-feira (20) até o dia de 6 de janeiro de 2012, alguns fóruns do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ficam fechados e outros trabalham em esquema de plantão. O período de recesso foi publicado no dia 7, no Diário Oficial da Justiça. Com a suspensão do atendimento, somente funcionará o Plantão Judiciário, onde um juiz e funcionários do cartório, atendem as causas consideradas urgentes. Nesse período, também ficarão suspensos, os prazos processuais e a publicação de acórdãos, sentenças e decisões, além de intimação de partes ou advogados, na primeira e segunda instâncias. Serão atendidas no Plantão Judiciário situações como liberdade provisória, relaxamento de flagrantes, cremação de corpos, causas cautelares, buscas de menores, entre outras.

A Justiça de Campinas vai atender casos de outras três cidades - Valinhos, Cosmópolis e Paulínia. Já o Fórum de Piracicaba vai atender as cidades de Monte Mor e Capivari. O Fórum de Mogi Mirim vai atender as demandas de Mogi Guaçu e Itapira, e a Justiça de Limeira, Cosmópolis (veja abaixo a lista completa).

A Justiça Federal e do Trabalho entram em recesso no mesmo período e também vão trabalhar em esquema de plantão

Esquema de plantão dos fóruns do TJ-SP

Fórum de Campinas (atende Valinhos, Cosmópolis e Paulínia)
Endereço: R. Dionízio Gazotti, nº 719, Vila Mimosa, Campinas
Telefone: (19) 3229-9888

Fórum de Americana (atende Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia)
Endereço: Avenida Brasil, 2.669, Parque Nardini, Americana
(19) 3406-1684

Fórum de Amparo (atende Lindóia, Águas de Lindóia, Serra Negra e Jaguariúna)
Endereço: Praça Tenente José Ferraz de Oliveira, 55, Amparo
(19) 3807-3444

Fórum de Limeira (atende Cosmópolis)
Endereço: Rua Boa Morte, 661, Centro, Limeira
(19) 3442-5000

Fórum de Mogi Mirim (atende Mogi Guaçu e Itapira)
Endereço: Rua Coronel Venâncio Ferreira Alves Adorno, 60, Mogi Mirim
(19) 3862-1407

Fórum de Piracicaba (atende Monte Mor e Capivari)
Endereço: Rua Bernardino de Campinas, 55, Piracicaba
(19) 3433-4177

EPTV

Governador cria segunda delegacia seccional em Campinas

Decreto será publicado no DO desta quarta; atuação sobre os 6º, 8º, 9º e 11º distrito policiais e Indaiatuba

Delegacia Seccional de Campinas: divisão de trabalhos
(Foto: Google)
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou decreto que prevê a construção da segunda Delegacia Seccional da Polícia Civil em Campinas. O decreto deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21). 

A segunda seccional vai abranger 200 bairros da região Noroeste da cidade habitada por 600 mil habitantes, além do município de Indaiatuba, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Nessa região, estão concentrados os 6º, 8º, 9º e 11º Distrito Policial (DP). 

A promessa da construção foi feita pelo governador em visita a Campinas no início do mês. A mudança tem o objetivo de descentralizar e aliviar a demanda de trabalho da Polícia Civil. A única seccional de Campinas abrange hoje as delegacias de Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba e Paulínia. 

Com a nova estrutura, serão criadas novas delegacias especializadas como a Delegacia de Investigações Gerais, Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise). 

Não há informações de qual será estrutura de pessoal – entre funcionários, investigadores e policiais – custeados pelo Estado para compor a nova delegacia e se haverá abertura de concurso público. 

O valor para investimentos que será disponibilizado para a construção da nova estrutura também não foi divulgado, mas a secretaria já adiantou que o Estado contará com parceria do município para escolha do terreno onde estará localizado o novo prédio. 

O projeto da nova seccional foi elaborado pelo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter) de Campinas, Licurgo Nunes Costa. A proposta foi aceita pelo secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.

De acordo com seu parecer apresentado ao governador, ele considerou necessária a nova seccional porque “trata-se de descentralizar, assegurar maior proximidade com a população, maior eficiência e melhor aproveitamento dos recursos existentes.”

Bruna Mozer - RAC

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

“Joias do Interior”: conheça as riquezas industriais da nossa região

Cada município se destaca por uma particularidade. Industrialização paulista ganhou força na metade do século.


Somos quase quarenta e dois milhões de paulistas. Uma população maior que a de países vizinhos, como Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela. O Estado mais populoso do Brasil é também o que mais produz riquezas, empregos e arrecadação de impostos.

A industrialização paulista ganhou força na metade do século passado. De Estado Cafeeiro, São Paulo viu nascer os primeiros parques industriais. Se durante muitas décadas, o desenvolvimento ficou restrito à capital e área metropolitana, hoje, a situação mudou e muito. As regiões de Bauru, Sorocaba, Itapetininga e São José do Rio Preto alavancam progresso, geram postos de trabalho, e fazem o Brasil crescer.

Cada região, com suas características, tem sua importância na economia. E o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaff, comenta cada uma delas. “Nós temos na região de Sorocaba, muitas atividades, com tradição industrial de muitas décadas", conta. “Depois você pode destacar Marília, que tem uma indústria de alimentos muito importante. Bauru tem uma cadeia de baterias, a indústria de baterias. São José do Rio Preto tem as confecções, indústria calçadista, indústria de móveis, fora o setor sucroalcooleiro. Em Araçatuba, além do boi, da carne, frigoríficos, temos a indústria de calçados de Birigui, também que se destaca”.

Canaviais a perder de vista. A economia paulista está diretamente ligada ao agronegócio. E entre os produtos agrícolas mais importantes, a cana de açúcar é sem dúvida o que teve maior expansão na zona rural do estado.

No noroeste do Estado, o cultivo de cana de açúcar deu um salto, nas últimas décadas. Até o fim dos anos noventa, a região de monte aprazível produzia em média, trinta mil toneladas de cana por safra. Hoje a produção regional, já supera a marca de treze milhões de toneladas.

Presidente da Associação dos Produtores da Região, Donaldo Paiola, conta que a até 2006 o que mais se via por aqui eram pastagens. A necessidade de mais produção de etanol motivou os produtores locais a migrar para a produção de açúcar e álcool. "Isso gerou na região, mais recursos, mais recolhimento de impostos, tivemos uma grande expansão dos municípios, crescimento dos municípios, com mais empregos, o comércio também se expandiu e temos aí, um crescimento visual”.

A produção de cana deve garantir o desenvolvimento das regiões canavieiras por um bom tempo. O interior paulista não mostra apenas tecnologia no setor sucroalcooleiro. A produção daqui virou referência mundial, numa época em que tanto se discutem alternativas de combustíveis menos poluentes.

Além do agronegócio, o interior paulista se destaca em outras áreas. Uma unidade da Embraer, que fica em Botucatu, no centro oeste do Estado, produz aviões agrícolas movidos a álcool, o primeiro do mundo com essa tecnologia.

Ex-ministro de estado, ex-presidente da Petrobrás, Ozires Silva, foi um dos fundadores da Embraer. Um sonho que nasceu quando ele ainda vivia em Bauru. "O mundo não termina na fronteira brasileira, e nós brasileiros temos que pensar mais como cidadãos do mundo, e não como cidadãos brasileiros que cujo competidor esteja aqui dentro de nossas fronteiras”.

Na época em que era presidente da Embraer, Ozires Silva decidiu comprar a unidade de Botucatu, que era uma empresa independente que já produzia aeronaves de pequeno porte. E com o conhecimento adquirido ao longo de oitenta anos de vida, o criador da Embraer define bem, o que move o nosso povo do interior de São Paulo. "O espírito empreendedor que existe no Estado De São Paulo é o que nos torna tão diferenciados”.

Do G1 Bauru e Marília

Prefeitura de Rio Preto, SP, divulga programação para réveillon

Tradicional virada na represa terá show com Jair Rodrigues e Negra Li

A virada do ano em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, será cheia de música e atrações. O tradicional Réveillon no Parque da Represa, organizado pela prefeitura, contará com a dupla rio-pretense Tonny e Kleber, grupo de axé Kibacana e show do cantor Jair Rodrigues, que comemora mais de 50 anos de carreira. As atrações são de gratuitas.

No repertório do show, Jair faz uma retrospectiva dos melhores sucessos, passando do samba ao romântico até alguns clássicos da música brasileira, como “Disparada”, “Majestade o Sabiá”, “Tristeza” e “Você Abusou”.

A virada terá contagem regressiva feita por Jair Rodrigues, que acompanhará do palco a tradicional queima de fogos, neste ano com 20 minutos de duração.

Na região norte, o show da virada terá início às 22h30 com a cantora Negra Li, que fica no palco até a contagem regressiva e os fogos. A cantora traz o show “Negra Livre”, primeiro álbum solo de sua carreira.

No repertório, sucessos como “Você vai estar na minha”, “Mundo Jovem”, “Guerreiro Guerreira” e “Exército do RAP”. Também ganham espaço as canções feitas em parceria, como “Não é sério”, com Charlie Brown Jr, “Ainda Gosto Dela”, com Skank e “Um Minuto”, com D´Black.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Planos de saúde terão prazo para agendar consultas a partir desta 2ª

Pediatras, cirurgiões e ginecologistas terão que atender pacientes até 7 dias após agendamento

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
Entram em vigor nesta segunda-feira (19) as novas regras que estabelecem prazo máximo de sete dias para que usuários de planos de saúde sejam atendidos em consultas nas áreas de pediatria, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e clínica médica.

Nas demais especialidades, o prazo será de até 14 dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas, a espera pode ser de até dez dias.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu ainda que cada operadora de plano de saúde deverá oferecer pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.

Nos casos de ausência de rede assistencial, a operadora terá que garantir o atendimento em um prestador não credenciado no mesmo município ou o transporte do beneficiário até um prestador mais próximo, assim como o retorno do paciente para a cidade de origem.

EPTV, com informações da Agência Brasil

Começa aplicação de multas por falta de tíquete em área de Zona Azul em Piracicaba

Empresa responsável já emitiu 50 mil avisos de irregularidades em 16 dias

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) passa a multar os motoristas que não deixarem o bilhete da Zona Azul Digital (ZAD) vísiveis nos veículos a partir desta segunda-feira (19) em Piracicaba. Desde o início dos parquímetros, em 1º de dezembro, funcionários da empresa que tem a concessão do serviço na cidade por 10 anos (Hora Park/Estapar) apenas davam aviso de irregularidades aos condutores. Em 16 dias, 50 mil comunicados foram emitidos.

O período foi estipulado para que a população fosse orientada por funcionários da ZAD sobre os procedimentos para pagamento do novo sistema na cidade. Oito agentes de trânsito da Semuttran vão fazer a fiscalização nos veículos que estacionarem na área demarcada pela prefeitura sem recolher a taxa dos parquímetros. A fiscalização terá início às 9h, quando inicia o horário especial do comércio neste final de ano, e segue até as 22h. Depois, as multas serão expedidas em horário normal.

A notificação de irregularidade continua para aos motoristas desavisados. De acordo com o secretário da Pasta, Paulo Prates, os agentes da Semuttran só podem multar após visualizar o comunicado de irregularidade que é expedido por funcionários da Hora Park. "O agente de trânsito não multa sem o comunicado", disse. Ainda segundo o secretário, o condutor que receber o aviso tem até 10 minutos para regularizar a situação, antes de receber a multa dos agentes de trânsito.

Os motoristas têm que deixar visível o bilhete no veículo. A autuação, se realizada, será comunicada ao condutor em até 30 dias após o ato da infração, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura. Quem for autuado terá de pagar multa e perderá pontos na carteira de motorista. A multa é de R$ 53,21 e ocasiona a perda de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Valores
Quem usa a Zona Azul em Piracicaba paga R$ 1 por meia hora de estacionamento. Já uma hora de estacionamento vale R$ 1,50. Quem quiser ficar por uma hora e meia no local vai ter que desembolsar RR$ 1,75. O tempo máximo de permanência no local, de duas horas, custa R$ 2.

Horário normal
O sistema de Zona Azul Digital voltará ao horário normal de funcionamento após o término das festas de final de ano. O motorista deverá colocar bilhete das 9h às 18h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados. O horário é reduzido das 9h às 13h.

EPTV.com - Camila Ancona