sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ano letivo é dúvida para 379 alunos de escola de bairro rural

Secretaria Estadual afima que escola não será fechada, mas alunos estão sem matrículas

A menos de dois meses do ano letivo de 2012, alunos da Escola Estadual Augusto Melega, localizada no bairro Campestre, zona rural de Piracicaba, não sabem onde vão estudar. A indefinição é da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo que até o momento não se posicionou quanto à transferência dos estudantes para outra unidade escolar. 

Pais dos alunos estão preocupados com a falta de informações e com o fim do Ensino Médio no local. O receio é de que até a escola seja fechada. 

O EP Piracicaba apurou que alguns alunos da escola Augusto Melega devem ser transferidos para outra unidade estadual que está em construção no bairro Costa Rica, próximo do bairro Campestre. A escola nova, que ainda não tem nome definido, está em fase de finalização para ser entregue até fevereiro do ano que vem. 

Não se sabe se a transferência será total ou só de parte dos estudandes do Ensino Médio e Fundamental. Por isso, o receio dos pais é de que a escola seja fechada, caso o número de alunos seja insuficiente para mantê-la aberta. A Augusto Melega tem 379 alunos que estudam em 13 salas de aulas nos períodos da manhã e da tarde.

“Eles falam que em 2012 a escola será integral para o ensino fundamental. Daí, o médio não pode continuar aqui e os alunos terão que mudar”, reclama a assistente administrativa Cintia Amstalden Guardia, que tem dois filhos estudando nesta escola.

Insatisfação
Cintia está insatisfeita com a mudança anunciada. “Esta escola é ótima e nós estamos contribuindo para sua organização, como a da biblioteca há muito tempo. Agora eles vêm e falam que meus filhos serão transferidos para o Costa Rica? Não é justo”, desabafa.

Ela não considera o bairro seguro para transferir seus filhos. “Eles dizem que todos deveriam mudar para lá e eu não me sinto segura em mandar meus filhos para o Costa Rica. Acho perigoso”, reforça.

Mudança
O diretor da escola Augusto Melega, Mário Peron, afirmou que, a princípio, os alunos que moram no Costa Rica deveriam mudar para a nova escola em 2012. “Já os moradores do entorno da Augusto Melega vão ficar aqui", disse. Entretanto, caso a unidade não ofereça mais o Ensino Médio, os estudantes que moram no Campestre também terão que ser transferidos para o Costa Rica.

Oficial
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirmou, em nota, que “ao contrário do que tem sido afirmado constantemente pela comunidade escolar, a Escola Estadual Augusto Melega não será fechada”. No entanto, a reportagem apurou que os alunos que tentaram se matricular no próximo ano na unidade não conseguiram e receberam a orientação para aguardar.

O local, inclusive, informou que para entrar no 6º ano (5ª série) há uma fila de espera de 14 alunos. A Secretaria também afirmou que não há fila de espera para matrículas e que todos os alunos da região serão atendidos. A escola do Costa Rica, que está sendo construída pela Prefeitura de Piracicaba, e será cedida ao Estado por meio de uma parceria, terá dois andares, com oito salas de aula, diretoria, sala de espera, secretaria e sala de professores, além de cozinha, refeitório e sanitários.

EPTV.com - Suzana Amyuni

Funcionários de posto de saúde param atendimento após assalto

Assaltantes levaram computadores em carro de enfermeira

Os funcionários do posto de saúde São Cristovão paralisaram os atendimentos na manhã desta sexta-feira (9) para reivindicar mais segurança na unidade do Jardim São Pedro de Viracopos, em Campinas. A manifestação é por conta de um assalto que aconteceu na quarta-feira (7). Uma enfermeira ao sair do posto, por volta das 19h, foi rendida e como era a última a sair do local foi obrigada a abrir a unidade para os criminosos. Os assaltantes levaram os computadores do posto no carro da servidora. No posto de saúde São Cristovão, que fica na Avenida Martinho Lutero, não há vigilante. A prefeitura já pediu para que os funcionários retornem o atendimento.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, um representante do Distrito de Saúde Sudoeste, que o posto pertence, já está negociando com os servidores medidas que poderão ser adotadas. Ainda de acordo com assessoria, foi solicitado na quarta (7) o reforço das rondas da Guarda Municipal no local assim que a prefeitura ficou sabendo do assalto. A prefeitura informou ainda que estuda a possibilidade de colocar um vigia no local.

EPTV

Celebração da padroeira lota Catedral de Campinas

Missa e procissão marcam data, reunindo fiéis em homenagem à Nossa Senhora da Conceição

Missa realizada pela manhã contou com a participação de fiéis e foi celebrada por vários representantes da Igreja Católica: celebração concorrida na Catedral 
(Foto: César Rodrigues/AAN)
Cerca de 800 pessoas acompanharam nesta quinta-feira (8) a celebração do dia da padroeira de Campinas, Nossa Senhora da Conceição, na Catedral, em missa celebrada pelo administrador diocesano João Luiz Fávero, padres, seminaristas e diáconos da diocese.

No final da tarde, os fiéis saíram em procissão da Basílica do Carmo até a Catedral num ato simbólico de ligar a matriz velha à matriz nova, ou seja, o passado e o presente. A procissão atraiu cerca de 200 pessoas, segundo a Guarda Municipal.

Religiosos que participaram da caminhada de fé, à tarde, disseram que o dia foi para relembrar a importância da mãe de Jesus. “É um dia de reflexão, não podemos virar as costas para a mãe do Senhor, que infelizmente é o que está acontecendo”, lamentou a dona de casa Tânia Cristina Monteiro Cristino, de 46 anos, que participa do grupo de oração Maria Rainha da Paz. “As pessoas têm que pensar que não é apenas uma imagem, mas a representatividade que Maria tem na vida das pessoas.”

Procissão passa pela Rua Benjamin Constant: chuva não espantou a fé dos católicos em Campinas
(Foto: Leandro Ferreira/AAN)
Alguns fieis tinham motivos especiais para participar das homenagens. Enilta Xavier de Alencar, de 40 anos, pedia pela saúde do filho recém-nascido. “Há 38 dias ele está na UTI, mas tenho fé que ele vai conseguir sair dessa”, disse.

A diocese também comemorou nesta quinta-feira (8) os 128 anos da inauguração da Catedral, um dos maiores patrimônios da cidade, que a noite recebeu a Orquestra Sinfônica Municipal em concerto.

Maria Teresa Costa DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Indaiatuba faz aniversário; cidade coleciona privilégios

Hoje, já com uma população de 201.848, a cidade é a 3ª maior exportadora da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e está em 10º lugar no ranking das Cidades Latino Americanas do Futuro

Vista aérea de Indaiatuba
(Foto: Divulgação)
Com uma política de incentivos fiscais atrativa, fartura de mão de obra qualificada, grande potencial energético, ótima localização e uma eficiente rede de transporte e logística, Indaiatuba galgou, ao longo dos anos 2000 o posto de 3ª melhor cidade do Brasil, com até 200 mil habitantes, para se abrir um negócio. 

Hoje, já com uma população de 201.848, a cidade é a 3ª maior exportadora da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e está em 10º lugar no ranking das Cidades Latino Americanas do Futuro, que mede a relação entre custo e benefício dos municípios da América Latina. 

Os ótimos demonstrativos econômicos, apoiados em uma industrialização forte e ordenada, combinados com o alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atraem cada vez mais novas empresas à cidade, que impulsionam, por sua vez, o comércio e o setor de serviços. 

Os números impressionam. De 2008 até outubro de 2011, Indaiatuba passou de 595 para 814 indústrias, um aumento de 36%. Os estabelecimentos comerciais tiveram um crescimento maior, eram 2.510 e foram para 3.963, aumento de 57%. Já o setor de prestação de serviços dobrou: eram 2.077 empresas em 2008 e agora são 4.222. 

Incentivos 
“A Prefeitura não oferece somente incentivos fiscais aos empresários de Indaiatuba, mas uma rede de suporte e respaldo para as indústrias se instalarem de forma satisfatória e definitiva na cidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Edmundo José Duarte. 
Entre os benefícios, estão a qualificação de pessoal para as linhas de produção através da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e diminuição da burocracia no momento de instalação das fábricas. “As indústrias têm a liberdade de pedir cursos qualificatórios que precisam no Fiec, é para isso que a fundação foi criada. Visamos à empregabilidade”, explicou Duarte. 

As indústrias que vão para Indaiatuba têm isenção do Imposto Sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Além disso, não precisam pagar o alvará de funcionamento à Administração por 10 anos e estão livres de taxas e licenças para realizar obras. 

Respiro 
“Não pagar esses tributos dão um respiro maior às empresas, principalmente nos primeiros anos de funcionamento”, garante o engenheiro Edison da Cunha Almeida, de 57 anos, que é presidente do Grupo Inducto Therm no Brasil. A empresa de metalurgia é responsável pelo tratamento térmico, fusão e solda de tubos usados por outras empresas e faz também fornos industriais. 

A fábrica, que tinha sede em Diadema, na Grande São Paulo, mudou sua diretoria para Indaiatuba e hoje emprega 200 funcionários, diretos e indiretos, no município. “A cidade tem uma infraestrutura excelente, tem boa possibilidade de escoamento por ser rodeada por estradas, e tem o Aeroporto de Viracopos ao lado. O bom diálogo com a Prefeitura também é um ponto positivo”, afirma o empresário. Foi em Indaiatuba que a fábrica passou a exportar para toda a América do Sul.

Agência Anhanguera de Notícias

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

TCU eleva em 234% valor mínimo para concessão de Viracopos

Lance mínimo para o aeroporto de Campinas deve ir de R$ 521 mi para R$ 1,739 bilhão

O relatório do ministro Aroldo Cedraz, aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (7), determina que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aumente no edital o valor mínimo das outorgas dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (em Campinas, no interior de São Paulo) e Brasília, que serão concedidos à iniciativa privada.

A maior diferença ocorre em relação ao aeroporto de Brasília. De acordo com o relatório, a outorga deve ser de R$ 761 milhões, valor 907% maior que o proposto inicialmente pelo governo nos estudos técnicos, que era de R$ 75,5 milhões. Para Campinas, o lance mínimo deve ir de R$ 521 milhões para R$ 1,739 bilhão, salto de 234%. Ganham os leilões quem oferecer a maior outorga.

Para Guarulhos, o TCU determina que o valor mínimo da outorga suba de R$ 2,292 bilhões para R$ 3,811 bilhões, aumento de 66,3%.

Investimentos superestimados
A mudança nas outorgas foi proposta porque técnicos do TCU avaliaram que o valor dos investimentos que serão feitos nos três aeroportos foram superestimados nos estudos técnicos.

Portanto, como imaginava-se que a necessidade de investimentos seria muito maior, foi definido um valor de outorga mais baixo que o determinado nesta quarta-feira para deixar o negócio atrativo para a iniciativa privada.

Segundo o relatório, a soma dos investimentos superestimados, em valores presentes, é de R$ 3,296 bilhões, sendo R$ 1,408 apenas no aeroporto de Guarulhos.

Nesta quarta-feira (7), o secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Cleverson Aroeira da Silva, disse que o edital do leilão dos três aeroportos será publicado na próxima semana. Se isso realmente acontecer, o leilão dos três aeroportos pode ocorrer a partir do final de janeiro de 2012. A previsão inicial da SAC era de que o leilão ocorreria no próximo dia 22 de dezembro.

“Vamos publicar [o edital] já na semana que vem. Não queremos perder tempo”, disse Silva, que acompanhou a sessão do Tribunal de Contas da União (TCU). Mais cedo, o TCU aprovou os estudos técnicos, econômicos e financeiros que vão nortear o edital de licitação dos três aeroportos.

Esta aprovação era necessária para que a Secretaria de Aviação Civil pudesse publicar o edital. Com isso, o leilão dos aeroportos vai ser realizado apenas em 2012, já que o governo terá que cumprir prazo mínimo de 45 dias para o certame após a publicação do edital.

Concessões
Os três aeroportos serão leiloados pelo governo para agilizar obras de ampliação e melhoria visando a Copa de 2014 e também para atender ao crescimento da demanda interna por voos.

As concessões serão feitas por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPEs), a serem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A SPE, que será uma empresa privada, ficará responsável por novos investimentos e pela gestão desses aeroportos.

Globo.com/G1

Estádio é pintado com cores de partido do prefeito e revolta torcida

Barão de Serra Negra, casa do alvinegro XV, terá setor azul e amarelo

As cores escolhidas pela prefeitura de Piracicaba para pintar parte do Estádio Barão de Serra Negra geram polêmica na cidade. Isto porque a área de arquibancada cativa recebeu as cores azul e amarelo. Muitos torcedores do XV de Piracicaba, que é alvinegro, acreditam que as cores fazem alusão ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do prefeito Barjas Negri. O estádio municipal é utilizado pelo clube, que em 2012 irá disputar o Paulistão.

“O pessoal da geral vai ficar na arquibancada preta e branca, olhando para aquelas cores. Achei muito estranho essa decisão deles”, afirma o presidente da torcida organizada Esquadrão, Felipe Jorge Dario, conhecido como Gema. “Estamos revoltados. Nossas cores são preto e branco. Os estádios do Guarani, Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão são pintados com as cores dos times, porque o nosso não?”, completa. A organizada já planeja distribuir panfletos contra a nova cara do estádio.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente de outra torcida do time, a AR XV, “Nós somos totalmente contra essa nova pintura. Achamos que deveria ser pintado com as cores alvinegras. O Barão não é nosso, é da prefeitura, mas no mínimo uma reunião com o conselho do clube deveria ter sido feita”, diz Carlos Leite, que também é conselheiro do Nhô Quim.

O presidente do XV de Piracicaba não quis saber de polêmica. Para Luis Beltrame, isso é uma questão insignificante perto das obras realizadas. “Nunca tinham feito uma reforma aqui, a iniciativa é louvável. E o estádio vai estar lotado, ninguém vai ver as cores da cadeira, somente as cores das camisas alvinegras dos torcedores”.

Outro lado
A assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes e Lazer e Atividades Motoras (Selam) informou, por meio de nota, que a cor amarela é usada nos corrimãos e escadarias por ordem do Corpo de Bombeiros. 

“As cores amareladas das escadarias e dos corrimãos são por ordem do Corpo de Bombeiros, é padrão de qualquer estádio, assim como o Barão era antes da reforma”, disse o prefeito Barjas Negri, em nota.

Não é o que o EP Piracicaba constatou. No estádio Moisés Lucarelli, por exemplo, a sinalização é em vermelho. A Fonte Luminosa, estádio municipal em Araraquara, utilizado pela Ferroviária, tem as cores cinzas na demarcação. O branco foi a cor utilizada tanto por Botafogo como Comercial, nos estádios Santa Cruz e Palma Travassos, em Ribeirão Preto. Os oficiais da base do Corpo de Bombeiros de Piracicaba também afirmaram desconhecer qualquer determinação sobre as cores em corrimãos e escadarias de estádio. O setor de comunicação da coorporação, em São Paulo, não respondeu sobre o caso até às 18h15 desta quarta-feira (7).

A prefeitura justifica a escolha do azul para as cadeiras pela 'praticidade' na limpeza. 

“A orientação de comprar cadeiras azuis deve-se pela facilidade para limpar e que, em caso de poeira, não aparece tanto”, explicou o secretário de Esportes, Pedro Mello. “No momento da compra, existiam quatro opções de cores: preto, branco, laranja e azul. Outro benefício das cadeiras azuis é o fato de que a opção é a mais próxima do verde, cor original do setor e, assim, preservamos ao máximo possível a originalidade do estádio”, comentou o secretário de Obras, Arthur Ribeiro.

A Secretaria informou também que as arquibancadas já eram em vermelho, branco e azul antes mesmo do governo municipal ser do PSDB e foi mantida a tonalidade para gastar menos tinta. 

O uso somente das cores Alvinegras no Barão de Serra Negra foi rebatido pela assessoria de imprensa com o argumento de que a Federação Paulista pede setores divididos. 


EPTV.com - Nikolas Capp

Desabamento de prédio dá prejuízo a ONG no Cambuí

No imóvel, funcionava bazar beneficente da entidade Cidade dos Meninos

Imóvel na Rua General Osório onde funcionava bazar de entidade Cidade dos Meninos e que foi ao chão na madrugada
(Foto: Cedoc/RAC)
O prédio onde funcionava o bazar beneficente da entidade Cidade dos Meninos, na Rua General Osório, no Cambuí, em Campinas, desabou na madrugada desta quarta-feira (7). O local estava vazio no momento. Com o barulho da queda da estrutura, porém, moradores de rua que dormiam debaixo da cobertura do prédio vizinho se assustaram e correram para se proteger. Ninguém ficou ferido. 

O imóvel fica a menos de 50 metros da base da Polícia Militar (PM). Vizinhos e a direção da entidade suspeitam que o desmoronamento foi motivado pela obra ao lado. Representantes da construção contestam e creditam o incidente à infiltração de água na parede da casa, que é antiga. 

A entidade tinha alugado o prédio há um ano e meio. No local, são comercializadas roupas, móveis, calçados, entre outros objetos que a entidade ganha em doações. O bazar movimentava cerca de R$ 35 mil por mês, dinheiro que era usado para garantir a alimentação das 190 crianças que são atendidas pela organização. Segundo a coordenadora do bazar, Geisa Pontes de Almeida, pelo local passam entre 100 e 150 pessoas por dia. “Ainda bem que foi na madrugada, porque se fosse durante o dia, seria uma tragédia”, disse. 
A assessora de diretoria da entidade, Lúcia Moraes, calcula que o prejuízo deva girar em torno de R$ 300 mil, sendo R$ 200 mil em mercadoria e R$ 100 mil de perda imediata. 

Ontem pela manhã, um engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo e técnicos da Defesa Civil estiveram no imóvel e o interditaram. O laudo da Prefeitura que apontará as causas do desabamento deve ficar pronto em 10 dias. “A dona da casa também contratou um engenheiro para avaliar a situação. Ela tinha um laudo concedido pela Prefeitura que comprovava que o prédio poderia ser habitado”, disse Lúcia.

Alenita Ramirez DA NOTÍCIA JÁ

TRT julga greve dos médicos do HC na quarta-feira (14)

Paralisação no hospital dura cinco meses; 3 mil cirurgias foram desmarcadas

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), marcou para a próxima quarta-feira (14) o julgamento da greve dos médicos assistentes do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O órgão vai avaliar os pedidos iniciais da categoria de equiparação salarial com os profissionais do Hospital Estadual e da Mater. A paralisação dos médicos já dura mais de cinco meses. Neste período, três mil cirurgias foram canceladas.

No começo da semana os profissionais apresentaram uma nova proposta para encerrar a paralisação. Eles desistem da equiparação salarial com médicos que trabalham nos outros hospitais estaduais da cidade, mas reivindicam o reembolso das horas descontadas nos cinco meses e meio de greve e a suspensão de uma portaria que determina a sindicância do comportamento de médicos grevistas.

A proposta foi protocolada na Secretaria Estadual de Saúde e na superintendência do HC. “Estamos dispostos a encerrar a greve se tudo voltar a ser como era em abril (antes da greve). Sem o desconto de horas e sem retaliação aos médicos”, afirma o diretor do Sindicato dos Médicos e membro do comitê de greve, Ulysses Strogoff de Matos.

De acordo com o diretor do sindicato, os médicos decidiram esperar pelo plano de cargos e salários proposto para a categoria, que deve ser apresentado pelo governo estadual, que elevaria o piso a um patamar semelhante ao solicitado pelos grevistas.

“Temos a promessa do secretário da Saúde (Giovanni Guido Cerri) e do líder do governo (Deputado Samuel Moreira) de que esse projeto deve ser enviado à Assembleia Legislativa ainda neste mês e começar a tramitar na primeira sessão de 2012”, afirma Matos.

EPTV

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Estado investiga 37 médicos suspeitos de receber sem trabalhar

Governador prometeu punição nos casos de fraude comprovada; 15 já respondem processo

A Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário do Estado instaurou 37 procedimentos investigativos contra médicos suspeitos de receber salários sem comparecer aos presídios onde deveriam trabalhar.
A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (6) pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que há cerca de seis meses recebe denúncias sobre profissionais que forjam problemas de saúde para continuar recebendo salários e deixam os presos sem atendimento.

Também na terça, representantes da corregedoria estiveram na Região Central de São Paulo para investigar este tipo de denúncia. Eles comprovaram, nas cidades de Araraquara e Casa Branca, que médicos licenciados por motivo de doença atendiam normalmente em clínicas particulares e unidades de saúde pública.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse em entrevista à EPTV que todos os envolvidos nas fraudes serão punidos e que as investigações continuarão. "Não apenas os médicos que estavam de licença e trabalhando nas suas atividades privadas e recebendo do governo vão ter processo administrativo como vamos verificar todas as licenças médicas concedidas".


As consequências para os processados, segundo a SAP, poderão ser “demissão a bem do serviço público”.

Entre as investigações, 23 já foram concluídas e 15 resultaram em proposta de abertura de processo administrativo disciplinar e um em sindicância. Sete casos foram arquivados.

Ainda estão em andamento 14 procedimentos de investigação, com previsão de conclusão para os próximos dias.

A SAP também informou que todas as investigações que resultaram em instauração de processos administrativos disciplinares e sindicância estão sendo remetidos à Coordenadoria de Procedimentos Disciplinares da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

EPTV.com - Clayton Castelani Oliveira

Enteado de vice-prefeito de Monte Mor é preso

Gabriel dos Santos foi detido suspeito de assaltar posto e acusado de roubo e formação de quadrilha

O enteado do vice-prefeito de Monte Mor, Carlos Roberto Brevi, foi preso na manhã desta terça-feira (6) acusado de roubo e formação de quadrilha.

Gabriel Armando Machado dos Santos, de 19 anos, estava em um Palio 2002, em companhia de três amigos, que também foram presos em flagrante.

O grupo foi detido após dois deles terem assaltado um posto de combustível no Jardim Amanda, em Hortolândia. No carro foram apreendidas uma beretta calibre 22 e uma pistola, além de um celular e R$ 168,00 em dinheiro do posto.

O grupo alegou que tinha como destino o Jardim Itatinga, em Campinas, e antes passou pelo Jardim Amanda para abastecer o carro. No momento em que o frentista de 20 anos foi atendê-los, os dois ocupantes que estavam no banco traseiro — o pedreiro Cícero Oliveira dos Santos, de 21 anos, e o cabeleireiro Reinaldo Nascimento Santos, de 20 anos —, desceram e anunciaram assalto.

Eles pegaram o dinheiro e os objetos e fugiram na Rodovia SP-101. Uma viatura da Polícia Militar (PM) passava perto do posto e foi acionada pelo frentista. No momento em que conversava com a vítima, o Palio passou em alta velocidade. O carro foi perseguido cerca de mil metros e abordado. “Eles estavam perdidos e não sabiam como sair do bairro”, contou um policial.

Em nota, o vice-prefeito informou que Gabriel não mora com ele desde que completou 18 anos e que “é maior de idade e deve responder por seus atos”.

Brevi disse que também espera que “o caso seja apurado pela Polícia Militar e pela Justiça e que o fato do suspeito ser seu enteado não seja dada qualquer conotação política”.

Notícia Já

Ribeirão Preto: Justiça derruba cobrança de bandeira 2 durante o dia todo

Tarifa mais cara estava em vigor durante o dia desde 1º de dezembro; Prefeitura irá acatar decisão

A cobrança da tarifa de bandeira 2 em regime de 24 horas durante o mês de dezembro foi derrubada pela Justiça, nesta terça-feira (6). Uma liminar pela suspensão da tarifação foi pedida pelo promotor de Defesa do Consumidor em Ribeirão, Carlos Cezar Barbosa, na sexta-feira (2). Com a decisão, a cobrança de bandeira 2, que é 42% mais cara, volta ser feita apenas no período entre 18h às 6h.

A tarifação diúrna estava em vigor desde 1º de dezembro, após decreto da Prefeitura de Ribeirão Preto. Os taxistas justificam a cobrança alegando que a categoria não tem 13º salário. A ação caberia recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo, mas a prefeitura informou que irá acatar a decisão da Justiça.

Segundo decisão do juiz da 1ª Vara da Família de Ribeirão Preto, Júlio César Spoladore Dominguez, "a regra prevista no decreto visa beneficiar a categoria dos transportadores de taxistas, em detrimento do interesse coletivo dos usuários consumidores. A questão deve ser analisada à luz do Código de Defesa do Consumidor”.

A Prefeitura de Ribeirão Preto foi a única da região a autorizar a prática. Em Franca, Sertãozinho e Barretos, não há mudança na cobrança das corridas. Nas cidades de São Paulo e Campinas o aumento da tarifa também não foi autorizado.

EPTV
(Com informações do Jornal A Cidade)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Policiais suspeitos de receber propina voltam ao trabalho na Corregedoria

Os 15 policiais rodoviários da região de Franca fazem serviços administrativos em São Paulo

Quinze policiais rodoviários detidos pela Corregedoria da Polícia Militar por receber comissão por carros apreendidos, na região de Franca, voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (5).

Segundo a Polícia Militar, eles foram libertados no domingo e vão cumprir expediente administrativo no prédio da Corregedoria, em São Paulo, onde devem permanecer até o encerramento das investigações.

Os policiais atuavam em Franca, Brodowski, Pedregulho, Ituverava e Igarapava e foram presos na Base Rodoviária de Franca, durante um curso de capacitação simulado pela Corregedoria, na quarta-feira (30).

Segundo as investigações, eles receberiam uma porcentagem do valor pago por cada carro guinchado e encaminhado ao pátio de veículos de Ituverava.

A Corregedoria informou que está em andamento um inquérito policial militar para apurar as denúncias e os policiais ainda estão sendo ouvidos.

EPTV

Falta de remédio em Ribeirão Preto completa quatro meses

Outros medicamentos também entraram em falta, mas problema foi resolvido com compra de emergência

Falta de dois medicamentos foi solucionada, mas
Amitriptilina só deve chegar em janeiro.
Foto: 28. set. 2010 - F.L Piton / A CIDADE
O medicamente Amitriptilina está em falta na Divisão de Farmácia de Ribeirão Preto desde o mês de setembro. O fornecimento só deve ser regularizado no mês de janeiro. A prefeitura justifica o problema devido a problemas de fabricação e a empresa vencedora da licitação.

Também houve problemas com outros dois medicamentos, a Fluoxetina e Sertralina, mas os casos já foram solucionados.

De acordo com a farmacêutica da Divisão de Farmácia, Lúcia Helena Terenciane, o órgão realizou um segundo pregão para a compra dos medicamentos que foram regularizados nas farmácias das unidades de saúde há pouco menos de duas semanas.

"Fizemos várias compras de urgência, esses medicamentos estavam em falta no mercado e o preço ficou caro mesmo", explica a farmacêutica. Por conta das compras de emergências, a Divisão de Farmácia gastou cerca de 250% a mais.

Lúcia Helena diz que o consumo da Amitriptilina é menor que o dos outros remédios. São distribuídos 100 mil comprimidos por mês. A Fluoxetina e Sertralina têm saída mensal de 300 mil e 200 mil comprimidos, respectivamente. A Amitriptilina é mais utilizado em casos de dores reumáticas relacionadas a algum quadro de depressão.

Os problemas com a falta de Fluoxetina começaram na primeira quinzena de setembro, quando foi aberta uma licitação, mas os custos eram alto para a prefeitura. Com a orientação para trocar a receita de Fluoxetina pela Sertralina, o medicamento também passou a entrar em falta.

Farmácia popular
Para os pacientes que fazem uso da Amitriptilina a Divisão de Farmácia orienta que os pacientes procurem a Farmácia Popular. 
"Já entramos em contato com a farmácia e eles informaram que o estoque do medicamento vai dar para suprir a demanda enquanto o nosso não é regularizado e o custo de compra é pequeno porque é subsidiado pelo governo", explica Lúcia Helena.

Mariana Lucera - Jornal A Cidade

Mário Gatti funciona sem alvará de Bombeiros e Vigilância Sanitária

Situação é a mesma no almoxarifado municipal da Saúde

O hospital Mário Gatti, que atende os pacientes pelo SUS, não possui alvará do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Essa foi uma das constatações dos vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, em visita surpresa, na tarde desta segunda-feira (5), ao complexo hospitalar. Além da falta da documentação, foram constatados também problemas estruturais no prédio do hospital.

O presidente da CPI, o vereador Arly de Lara (PSB), acredita que é preciso fazer uma “reforma intensa”, fechando o hospital durante a obra, e concentrando os atendimentos no Hospital Ouro Verde.

O presidente do Mário Gatti, Salvador Pinheiro, disse que existe um Termo de Ajustamento de Conta (TAC) entre a Vigilância Sanitária e o hospital, para que sejam feitas melhorias. Pinheiro afirmou que está prevista uma reforma de todo o prédio para atender as exigências do Corpo de Bombeiros, e fez questão de ressaltar que embora a estrutura esteja comprometida, nunca houve nenhum incidente de incêndio no hospital.

Os vereadores da CPI também visitaram nesta segunda (5) o almoxarifado da prefeitura. Segundo Arly de Lara, a situação no local também “é precária”. Há vários equipamentos médicos estocados de forma inadequadas, de acordo com o parlamentar. O almoxarifado também não possui alvará dos bombeiros e da Vigilância Sanitária.

CPI
A CPI, que começou em setembro deste ano, já ouviu representantes dos hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, Celso Pierro, Maternidade, Santa Casa e do Cândido Ferreira. Também prestaram depoimentos representantes da Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências), da Diretoria Regional de Saúde do Estado (DRS) e da Central Municipal de Regulação. Pela administração municipal, falaram o ex-secretário municipal da saúde, Kerr Saraiva, e o secretário municipal de Recursos Humanos, Airton Aparecido Salvador, e o novo secretário de Saúde, Adílson Rocha Campos.

Além de Arly de Lara (PSB), que preside os trabalhos, a CPI é composta pelos vereadores Petterson Prado (PMDB), Francisco Sellin (PMDB), Dário Saadi (PMDB), Sérgio Benassi (PCdoB), Artur Orsi (PSDB) e Zé do Gelo (PV).

Prorrogação
A comissão protocolou na sexta-feira (2) um requerimento na Câmara que solicita a prorrogação dos trabalhos de investigação por mais 30 dias, a partir de 14 de dezembro. O requerimento, feito por Zé do Gelo (PV), deve ser votado na sessão desta quarta-feira (7).

EPTV

Há 3 anos fechado, Lago do Café começa a ser limpo nesta terça

Parque foi fechado em 2008 após infestação de carrapato-estrela


A Prefeitura de Campinas deve começar nesta terça-feira (6) a limpeza do Lago do Café, no bairro Taquaral, que está fechado desde 2008 por causa de uma infestação de carrapato-estrela. Nos últimos anos, quatro pessoas contraíram a febre maculosa no local e três morreram. Cerca de 22 funcionários da prefeitura vão fazer a limpeza do parque.

A polêmica começou em 2008 quando dois funcionários do parque morreram de febre maculosa. A doença é transmitida pelo carrapato estrela, parasita das capivaras. O lago do café foi interditado e os animais ficaram isolados. Em 2010 mais um funcionário morreu vítima da doença. Depois de muitas discussões e protestos, a prefeitura decidiu abater as capivaras em maio deste ano.

EPTV

Série de assassinatos assusta e une os mendigos

Moradores de rua formam grupos para evitar ataques após três mortes no último final de semana em Campinas

Moradores de rua estão formando grupos para se protegerem
(Foto: Janaína Maciel/AAN)
O assassinato de três moradores de rua na área central de Campinas no último final de semana espalhou pânico entre os centenas de mendigos que vivem na cidade.

Em alerta desde que os crimes foram cometidos, os moradores de rua estão se organizando em grupos para montar vigílias durante a madrugada, com objetivo de se defender de um possível novo ataque. Para isso, estão se revezando até para dormir. Um membro de cada grupo fica de prontidão para acordar os demais em caso de movimentação estranha.

O suposto assassino em série foi apelidado pelos próprios moradores de rua de “matador da marreta”. Para a polícia, ele estaria agindo sozinho na região durante a madrugada e escolheria a vítima pela idade: dentre os mortos, todos eram homens acima de 50 anos.

O ataque é feito com golpes na cabeça usando um objeto de madeira que lembra uma marreta. As duas últimas mortes foram registradas no entorno da Praça Felipe Selhi, ao lado do terminal central. A outra ocorreu na Avenida Moraes Salles. Uma quarta vítima, que está internada no hospital Mário Gatti, foi atacada na quarta-feira (30) passada na Rua Regente Feijó. Todos tiveram afundamento de crânio.

Homem encontrado morto próximo do Viaduto Cury no último domingo
(Foto: Janaína Maciel/03dez2011/AAN)
A Polícia Civil, que investiga os assassinatos, acredita que os crimes estejam relacionados e passou a tarde desta segunda-feira (5) em busca de suspeitos. Três homens foram encaminhados para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), mas acabaram liberados.

A suspeita é de que o “matador da marreta” possa ser um morador de rua. A polícia está com imagens de câmeras de vigilância de estabelecimentos comerciais do entorno de onde os crimes ocorreram para analisar. Ainda no domingo (4), a polícia chegou a um prender um suspeito no Terminal Central. A camiseta do suspeito foi apreendida para exames, mas ele foi liberado.

O medo de se tornar a próxima vítima fez com que muitos sem-teto que costumavam ficar sozinhos durante a noite, passassem a buscar ajuda de outros companheiros e até mudarem o local de descanso. Desconfiados de tudo, eles dizem temer a noite e o cobertor passou a ser dispensado.

Um mendigo identificado apenas como Paulo afirmou que chamou um idoso que costumava ficar sozinho para se juntar a seu grupo. “Ele é velho e bêbado, se não ficar com a gente pode morrer”, contou.

Luciana Felix DA AGÊNCIA ANHANGUERA

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sob aplausos e com o hino botafoguense, Sócrates é enterrado

Cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes, entre familiares, amigos e torcedores

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
Ao som do hino botafoguense, o ex-jogador Sócrates foi enterrado neste domingo (4), às 17h15, no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto. Familiares - como o irmão e ex-jogador Raí -, amigos, torcedores de Corinthians e Botafogo, e curiosos estiveram presentes no último adeus ao Magrão.

Sócrates estava internado deste quinta-feira à noite, depois de ter se sentido mal durante o jantar.
O quadro clínico dele chegou a apresentar leve melhora neste sábado, graças a um antibiótico mais potente, que fez regredir o quadro de infecção intestinal. Mas os médicos já vinham alertando que o caso dele era grave – Sócrates estava sedado na UTI, respirando por aparelhos e passando por tratamento dialítico, que consiste na remoção do excesso de líquidos e substâncias prejudiciais acumuladas no organismo do paciente renal crônico.

A expectativa era que ele permanecesse em observação por pelo menos 72 horas.
O ex-jogador foi internado na noite de quinta-feira com uma infecção intestinal causada por uma bactéria. Ele começou a se sentir mal depois de comer estrogonofe no jantar. Não foi confirmado pelos médicos, porém, que tenha sido essa a causa da internação.

EPTV.com - Cleber Akamine

Aeronave suíça atrai mais de 100 no 1º Encontro de Paraquedismo

Evento reuniu paulistas, paranaenses e cariocas


A aeronave suíça Pilatus PC-6, única no Brasil, foi a motivação do 1º Encontro de Paraquedismo Atmos e Aeroclube de Piracicaba, realizado neste final de semana (4 e 5), no Aeroporto Comendador Pedro Morganti, em Piracicaba. Saltar a 13,5 mil pés de altura, voar por 50 segundos a 220 quilômetros por hora em queda livre e outros cinco minutos com o paraquedas aberto (a 30 quilômetros por hora) foram os atrativos para mais de 100 pessoas de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro que compareceram ao evento.

“Esse avião acabou de chegar ao país e Piracicaba foi uma das escolhidas para recebê-lo, justamente porque tem potencial para o treino de salto duplo, para o turismo e está posicionada entre as grandes cidades apropriadas para o paraquedismo”, justifica o organizador do evento e instrutor, Alexandre Braz.

Com capacidade para dez pessoas, a aeronave atraiu tanto os adeptos do paraquedismo, quanto da pilotagem. “A Pilatus é rápida, versátil, tem capacidade para mais pessoas, é feita para operar em pistas curtas e é uma das mais utilizadas no mundo para o lançamento de paraquedistas”, comenta o aluno de pilotagem Murilo Rocina Ferreira, de 19 anos.


“E ela é uma aeronave que sobe e desce mais rápido”, complementa Braz que é paraquedista há 19 anos e promove, com a Atmos, 400 saltos por mês. “Isso incluindo o salto duplo que é pura diversão, a pessoa não precisa de curso ou ser paraquedista para saltar com alguém”, explica Braz.

A diversão pôde ser atestada pelo auxiliar de escritório Leo Cristian Tertuliano, de 27 anos (foto ao lado), que saltou pela primeira vez. “É uma sensação indescritível. Se você acha que montanha russa ou bungee jump são emocionantes, é porque nunca saltou. A adrenalina vai a mil”, conta Tertuliano.

“O momento de mais frio na barriga é quando abre a porta do avião. Mas a sensação é tão boa que dá até vontade de fazer o curso e virar atleta”, finaliza.


EPTV.com - Suzana Amyuni

Inscrições para Miss Campinas começaram nesta segunda (5)

As interessadas devem comparecer à Coordenadoria de Ação Cultural , à Avenida Anchieta, 200, no 15° andar da Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h

As inscrições gratuitas para o concurso Miss Campinas 2012 começam nesta segunda-feira (5) e seguem até terça-feira, dia 13. As interessadas devem comparecer à Coordenadoria de Ação Cultural, à Avenida Anchieta, 200, no 15° andar da Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, ou na Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos, das 14h às 20h. 

As candidatas devem apresentar original e cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência, além de autorização dos pais ou responsável legal caso menor de 21 anos e uma fotografia de corpo inteiro. O concurso rola no dia 27 de janeiro.

Notícia Já

SP quer trem rápido de Campinas a Ribeirão e Piracicaba

Projetos estão sendo 'pensados' para levar os trens de passageiros a uma velocidade média de 120 km/h, a Piracicaba, cidade que dista 164 quilômetros da capital, e a Ribeirão Preto, a 336 quilômetros de São

O secretário de Transportes Metropolitanos,
Jurandir Fernandes         (Foto: Cedoc/RAC)

Depois de atender as regiões de Jundiaí, Sorocaba e Santos, próximas à capital paulista, o governo de São Paulo quer estender as linhas do trem rápido para áreas mais distantes do interior. Projetos estão sendo 'pensados' para levar os trens de passageiros a uma velocidade média de 120 km/h, a Piracicaba, cidade que dista 164 quilômetros da capital, e a Ribeirão Preto, a 336 quilômetros de São Paulo. Nos dois casos, as linhas sairão de Campinas. 

De acordo com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o governo transformou em 'bandeira' a volta dos trens. 'Assim que as primeiras linhas estiverem consolidadas em um raio de 100 quilômetros da capital, vamos avançando para o interior. Não é para que todo mundo se volte para São Paulo, mas para fortalecer também as ligações regionais', disse. 

O modelo definido para as novas linhas é de composições compactas e modernas com velocidade máxima de 180 km/h, o que assegura uma média de 120 km/h. Um bom desempenho, segundo o secretário, já que essa média equivale à maior velocidade autorizada hoje para as melhores rodovias brasileiras. Como as antigas ferrovias paulistas não comportam trens tão rápidos, o governo terá de construir linhas novas. 

Composições 
As primeiras composições estarão nos trilhos a partir de 2014 atendendo a região de Jundiaí. Segundo Fernandes, o governo decidiu bancar o projeto depois que se definiu o percurso do Trem de Alta Velocidade (TAV) sem passar por Jundiaí. 'O TAV sai de Viracopos (Campinas) e vem direto para o centro de São Paulo, seguindo para Guarulhos, São José dos Campos e Rio de Janeiro.' 

O trem rápido, com capacidade para 600 pessoas sentadas, deve sair de Jundiaí e alcançar a estação Água Branca, na capital paulista, em 25 minutos, vencendo um percurso de 45 quilômetros. Conforme o secretário, o projeto executivo está sendo contratado e as obras podem começar no final de 2012. 

No trecho inicial, o trem vai aproveitar a área operacional da linha 7 da CPTM, até a região de Perus. 'Não é possível usar a mesma linha porque os trens da CPTM circulam em intervalos de 6 minutos e logo passarão a ter intervalos de 3 minutos', explicou Fernandes. Dali em diante a linha ganhará um novo traçado, eliminando as curvas. 

As composições serão confortáveis, com serviço de internet sem fio. O preço da tarifa competirá com o dos ônibus. Na estação Água Branca, haverá a integração com o metrô da Freguesia do Ó, que está em obras. Se houver atraso, a alternativa será a estação Barra Funda. O custo estimado do projeto é de R$ 3 bilhões. 

Nova Linha 
O projeto funcional do trem rápido para Sorocaba deverá ficar pronto em março e prevê percurso de 60 a 65 quilômetros, a ser percorrido em pouco mais de meia hora. O plano de aproveitar o traçado da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) foi deixado de lado devido ao grande número de curvas fechadas, incompatíveis com a velocidade pretendida. 'Vamos ter de gastar um pouco mais em uma nova linha, pois tem a questão das desapropriações e das licenças ambientais', disse o secretário. 

O trem deve passar por Osasco, Itapevi, São Roque e Mairinque. Um estudo da CPTM identificou uma demanda de 72 mil passageiros por dia no trecho. Destes, 33% usam carros para se deslocar. O secretário acredita que os primeiros trens corram para Sorocaba entre 2017 e 2018. 

Para a linha de Santos, o prazo pode ser antecipado, pois a iniciativa privada manifestou interesse em participar do projeto. 'Recebemos um grupo de empresários que tem pronto um plano de investimento.' De acordo com o secretário, apesar de haver alternativas, a tendência é aproveitar a linha da cremalheira para levar o trem até Santos, passado por Ribeirão Grande da Serra, Paranapiacaba e Cubatão. 

A previsão é de um tráfego de 50 mil pessoas por dia. De acordo com Fernandes, esse número pode mudar rapidamente com o crescimento da Baixada Santista, impulsionado pelo pré-sal. 'Pode ser que fique pronto antes do de Sorocaba', disse. Ele conta que o projeto do trem rápido para São José dos Campos foi 'congelado', já que a região deve ser atendida pelo TAV. 

Parcerias 
O governo paulista pretende fazer Parceria Público-Privada (PPP) para os trens. Uma das hipóteses é o lançamento de uma rede única envolvendo as várias regiões. Até que o modelo seja definido, a contratação das obras será feita pelo Estado. O trem rápido será integrado à rede da Companhia Paulista dos Trens Metropolitanos (CPTM) e ao Metrô. 

De acordo com Fernandes, o objetivo é oferecer alternativa para cerca de um milhão de pessoas que se deslocam diariamente entre essas regiões e a capital. Grande parte utiliza transporte individual, o que resulta em estradas lotadas e em um tempo de deslocamento cada vez maior. 

Apesar de serem áreas servidas por rodovias modernas, estas já estão congestionadas. 'O Sistema Anhanguera-Bandeirantes, por exemplo, já tem pontos de trânsito parado'. Para ele, a retomada das ligações regionais por trens é uma exigência do desenvolvimento do Estado. 'Na verdade, é um programa de governo que já está atrasado.'

Agência Estado