quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cães são "esquecidos" em casa de Hélio

Polícia apura crime de abandono de filas em imóveis usado como escritório político do ex-prefeito

Cão da raça fila brasileiro en casa da Nova Campinas que era usada como escritório político pelo ex-prefeito Hélio
(Foto: Janaína Maciel/AAN)
A Polícia Civil investiga um possível crime de abandono de animais na casa que foi usada como escritório político e sede de empresas de parentes do prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos (PDT), em Campinas. Não há ninguém morando na residência, que fica no bairro Nova Campinas, a não ser três cães da raça fila brasileiro — de grande porte. Dois dos animais estão extremamente debilitados. De tão magros, as costelas estão em evidência e não há indícios de que tenham sido alimentados nos últimos dias. O flagrante foi feito pela reportagem do Correio após denúncias de moradores do entorno que estão indignados com o abandono dos cães no local. A Delegacia de Proteção aos Animais registrou ontem um boletim de ocorrência (BO) denunciando os maus-tratos. 

A casa está vazia desde o escândalo que afastou Hélio do Executivo municipal. Antes, além de escritório, a residência era a moradia do servidor público Edmar Gonçalves Nunes, o Mineiro. Ele teve seu nome relacionado ao escândalo que derrubou Hélio depois de declarar que residia na empresa da primeira-dama, Rosely Nassim Jorge Santos, cuja sede seria no mesmo imóvel. Desde que o processo começou, os vizinhos não o viram no local. 

A reportagem esteve na manhã de ontem no endereço e tentou localizar algum responsável pelos cães. Ninguém foi encontrado. No quintal da casa — área onde os cães ficam —, o mato está alto e não há potes com água ou comida. De tão debilitados, os cães demoraram a se aproximar da grade do portão, e só o fizeram após serem insistentemente chamados. Vizinhos afirmaram que os cachorros estão abandonados há pouco mais de dois meses. 

“Eles estão definhando no local. Costumo passar por aqui em diversos horários e nunca vi ninguém. Antes, eles estavam saudáveis, agora estão em pele e osso. É um absurdo”, afirmou a dona de casa S.M. Um grupo com cinco mulheres que trabalha em uma empresa próxima a casa viu o carro da reportagem e se aproximou para também denunciar o abandono dos cães. “Até tirei fotos deles. Estão assim há mais de um mês. Alguém tem que fazer alguma coisa. Ainda bem que vocês vieram”, disse uma delas. Um funcionário de um consultório vizinho da casa afirmou ter visto um homem que entra no imóvel uma vez a cada semana e logo vai embora. “Mas, nesta semana, não vi movimentação nenhuma”, disse. 

Policiais da delegacia estiveram no local na tarde de ontem e encontraram um homem que se dizia segurança do imóvel. Apenas dois cães estavam no local. O vigilante afirmou que foi contratado para alimentar os animais, o que faz uma vez ao dia. Ele disse que os cães pertencem a Hélio e negou que os animais estivessem abandonados. Ele não permitiu a entrada dos policiais na casa. Um veterinário parceiro da delegacia examinou um dos animais que está debilitado. O outro não foi encontrado. “Ele está bem abaixo do peso. Vou fazer um parecer e encaminhar para a delegacia sobre o assunto”, afirmou o veterinário, que pediu para não ter o nome divulgado.

Luciana Felix DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Quadrilha que assaltou banco em Campinas é presa


Os irmãos Wagner Torres Manoel, de 34 anos, e Fábio Torres Manoel, 29, além de Maurício Ferreira de Souza, 54 e André Ferreira Borges, 32, foram abordados em suas casas, no bairro Campos Elí

Os quatro suspeitos detidos pela polícia
(Foto: Marina Aranha/AAN)
Quatro homens foram presos nesta quarta-feira (30), em Campinas, acusados de participação no assalto ao Banco Santander, no Centro, há 14 dias.

Os irmãos Wagner Torres Manoel, de 34 anos, e Fábio Torres Manoel, 29, além de Maurício Ferreira de Souza, 54 e André Ferreira Borges, 32, foram abordados em suas casas, no bairro Campos Elíseos.

Com eles, foram encontrados 7 carros e 3 motos. Segundo a polícia, os veículos podem ter sido compradas com o dinheiro do roubo que fizeram na agência, mas isso ainda será apurado.

Os bandidos levaram R$ 1,3 milhão e na casa de um dos presos foram encontrados R$ 108 mil em uma mala. Também vai ser apurado se o roubo que aconteceu no Banco Itaú, quase na mesma hora, no mesmo dia, foi organizado pelo mesmo bando para despistar a polícia.

Marina Aranha Notícia Já

Comércio de Campinas amplia horário de funcionamento

Lojas estarão abertas até às 22h e determinadas áreas centrais serão liberadas para estacionamento a partir das 19h; fanfarra da Acic será atração no feriado, dia 8

Horário será ampliado para esquentar as vendas
(Foto: Cedoc/RAC)
A partir da próxima segunda-feira (5/12), até o dia 25, o comércio de rua de Campinas terá seu horário de funcionamento estendido até às 22h.

A Operação Compras Natalinas, é uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) , a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) que reforçará a campanha liberando algumas vias e locais na região central da cidade para estacionamento, a partir das 19h. 

Já no dia 8 de dezembro, feriado municipal, às 10h, a fanfarra da Acic desfilará pelas seguintes ruas: Treze de Maio, Conceição, Irmã Serafina, Dr. Thomas Alves, Bernardino de Campos, Francisco Glicério, encerrando a apresentação no Largo do Rosário. 

A fanfarra da Acic, comandada pelo músico Fernando Selmi, é composta por 100 integrantes, todos alunos de escola pública que fazem parte do projeto financiado pela entidade, o Fanfarra na Escola. De acordo com o regente da agremiação, o repertório será composto por música popular brasileira. 

Ruas e avenidas liberadas: 
- Avenida Moraes Sales, interna, faixa da esquerda entre a Rua Barão de Jaguara e Rua Luzitana. 
- Avenida Francisco Glicério, faixa da esquerda, entre a rua Barreto Leme e Rua General Osório, e entre a Rua Conceição e Rua Cônego Cipião. 
- Rua José Paulino, faixa da esquerda, entre a Rua General Osório e Av.Benjamin Constant. 
- Rua Barão de Jaguara, faixa da esquerda, entre a Rua Ferreira Penteado e Av.Benjamin Constant: e posterior a Benjamin Constant os dois lados. 
- Rua General Osório, faixa da esquerda entre Av.Francisco Glicério e Av.Anchieta. 
- Rua Saldanha Marinho, faixa da esquerda entre Ferreira Penteado e Sebastião de Souza.

Portal RAC

PF faz operação contra tráfico em cidades de SP

Cerca de 150 policiais federais estão cumprindo 24 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão

Ao menos oito pessoas foram presas nesta quarta (30), acusadas de integrar um organização criminosa que atua no tráfico de drogas na região de Fernandópolis, no interior de São Paulo, com ramificações em várias outras cidades de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Alguns veículos também foram apreendidos. 

Cerca de 150 policiais federais estão cumprindo 24 mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão, como parte da Operação Colheita. No Estado de São Paulo, os mandados estão sendo cumpridos em Fernandópolis, Guarani d'Oeste, Ouroeste, Populina, Estrela d'Oeste, Mira Estrela, Votuporanga, Bauru e na capital. 

Em Mato Grosso do Sul, estão sendo cumpridos mandados em Batayporã, Deodápolis, Vicentina e Ponta Porã. No Mato Grosso, investigados estão sendo presos em Cáceres e Cuiabá. Mandados de prisão e de busca e apreensão também estão sendo cumpridos em Iturama, Minas Gerais.

France Press

Parquímetros de Piracicaba funcionam a partir de 5ª e dividem opinião da população

EP Piracicaba percorreu algumas ruas do Centro da cidade para ouvir motoristas


A Zona Azul Digital começa a funcionar nesta quinta-feira (1º) em Piracicaba. De acordo com a Hora Park//Estapar, empresa que tem a concessão do serviço na cidade por 10 anos, 89 parquímetros vão operar no Centro. Em janeiro de 2012, Vila Rezende e Bairro Alto também irão receber as máquinas. O sistema ainda gera dúvidas e divide a opinião da população piracicabana.

"Acho meio complicado e preferia o bilhete, como é agora. Não sei qual é o benefício de se mudar para essas máquinas", disse o office boy Cláudio Camargo Alves. A opinião de Alves é compartilhada por várias pessoas, segundo uma das agentes de rua da Hora Park/Estapar. "Muita gente não entende e acha que isso é uma forma do governo roubar a população", disse Edcarla Maria dos Santos. Entretanto, ela garante que a maioria dos piracicabanos aprovaram a mudança e a operação dos parquímetros.

"Creio que, assim, vai ficar melhor. A possibilidade de fazer algo errado é menor e isso também vai diminuir os flanelinhas, que ganham dinheiro as nossas custas", disse a comerciante Marta Vieira. Ela crê que os parquímetros são máquinas seguras e difíceis de serem fraudadas.

Edcarla faz parte dos 60 agentes da empresa que ficam ao lado das máquinas no Centro da cidade para orientar a população na utilização dos parquímetros. Ela trabalha na Rua Governador Pedro de Toledo, uma das mais importantes de Piracicaba e por onde passam muitas pessoas diariamente. "Os idosos têm mais dificuldade", contou.

Tolerância
As cartelas de zona azul, usadas atualmente na cidade, perdem a validade na quinta-feira com o início das operações dos parquímetros. O tempo que o motorista pode ficar em uma vaga, entretanto, continua sendo o de duas horas.

Cerca de 1,6 mil vagas de estacionamento serão disponibilizadas com o sistema. Além das vagas normais, há vagas para deficientes físicos, que estão isentos de pagar qualquer taxa, e idosos, que precisam pagar a tarifa normalmente. "O idoso precisa pagar normal. A vaga é apenas para mostrar que ali pode parar apenas o idoso", disse a monitora dos agentes de rua, Patrícia Luz.

Patrícia explicou que a equipe de agentes de rua, que até então vinha fazendo a campanha de explicação de uso dos parquímetros para a população, irá desempenhar outra função além dessa a partir de quinta-feira. "As agente vão andar pelas ruas e ver se os carros estão estacionados de forma irregular", completou.

Segundo a monitora, o motorista tem dois prazos para regularizar o estacionamento do carro após receber a notificação, que é deixada no vidro do veículo. "Ele tem duas horas para validar o bilhete e pagar na máquina. Se passar desse prazo, ele tem até as 18h do dia seguinte para fazer esse pagamento. Entretanto, se um agente nosso perceber que o carro está parado o dia inteiro em uma vaga, nós acionamos a Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran). Com eles, a multa é na hora", finalizou.

Horários e preços
O sistema de zona azul digital vai ter horário de funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados. O horário é reduzido das 9h às 13h.

Além do uso de dinheiro, os motoristas também podem usar o cartão recarregável da Zona Azul Digital.

EPTV.com - Eduardo Guidini

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Juíza adota doação de livros a escolas como pena alternativa

Obras da literatura substituem cestas básicas em punições mais leves

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
Saem cestas básicas, entram livros infantis. Esta é a proposta da juíza federal Vera Cecília de Arantes Fernandes Costa, que desde setembro decidiu substituir as penas alternativas em Araraquara. Os réus que forem enquadrados em crimes como difamação são intimados a entregar obras de literatura infantil ou didáticas à rede pública de ensino da cidade. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento da leitura nas escolas.

"Cada criança vai ter um ganho muito maior do que com uma cesta básica. A educação e a leitura são bases essenciais para a formação do indivíduo e para uma sociedade melhor. A cesta básica se esgota no mês seguinte, o que não acontece com o livro", afirma Vera.

A ideia, copiada depois de uma iniciativa do Ministério Público Federal de São Carlos, foi implantada em setembro na 2ª Vara Federal de Araraquara. A primeira entrega aconteceu na última sexta-feira (25), quando 23 livros foram repassados à Escola Altamira Amorim Mantese. "É um prêmio e incentivo para a escola que receber esses livros daqui para a frente", disse o secretário de Educação, Orlando Megati Filho.

A entrega dos livros deve ser feita justamente com a apresentação da nota fiscal de compra, apresentada pela secretaria após a entrega. Os livros doados devem estar entre as 163 opções dadas pela prefeitura. Os assuntos são língua portuguesa, matemática, hitória, geografia e ciências, entre outros.

EPTV

Gaeco investiga conexão entre fraudes em Campinas e Limeira

Promotores de Piracicaba encontraram contrato milionário da prefeitura campineira com empresa investigada

Os promotores de Piracicaba informaram nesta terça-feira (29) que vão enviar ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) campineiro um contrato milionário firmado entre uma das empresas investigadas no esquema de corrupção em Limeira e a Prefeitura de Campinas. O documento foi localizado entre os objetos apreendidos durante a operação do MP piracicabano, que admitiu pela primeira vez o envolvimento de dinheiro público no esquema e mencionou contratos com outras duas prefeituras da região.

“Há o envolvimento de dinheiro público. Desde o início nós tínhamos esta certeza”, falou o promotor Antônio Carlos Guimarães Júnior, que explicou que a promotoria ainda está analisando estes contratos assinados com as empresas tidas pelo MP como de “origem extremamente duvidosa”. Por enquanto, ainda não ficou constatada nenhuma irregularidade de acordo com os promotores.

As outras prefeituras citadas nominalmente pelo Gaeco nesta terça foram as dos municípios de Holambra e Santa Bárbara d´Oeste.

“Nós apreendemos documentação fiscal de venda da empresa Fênix com várias prefeituras do Estado de São Paulo. No caso da Prefeitura de Campinas, a documentação será entregue ao promotor Amauri Silveira Filho para que se cheque a legalidade destes contratos porque não são valores irrisórios”, afirmou o promotor Luiz Alberto Segalla Bevilacqua.

As denúncias de fraudes em Campinas culminaram na cassação do prefeito Hélio de Oliveira Santos, no dia 22 de agosto. Na semana passada, ele impetrou recurso no Tribunal de Justiça para tentar voltar ao poder.

No caso de Limeira, a investigação recai sobre pessoas diretamente ligadas ao prefeito Sílvio Félix (PDT) afastado por 90 dias do cargo pela Câmara de Vereadores. Na última quinta-feira, foram presas temporariamente 12 pessoas, entre eles, a primeira-dama, Constância Berbert Dutra da Silva, e os dois filhos do casal, Maurício e Murilo Félix.

A suspeita do MP é de que a primeira-dama e o ex-assessor do prefeito, Carlos Henrique Pinheiro, criassem empresas em nomes de laranjas, que, em seguida, deixavam a sociedade e passavam a firma para o nome de familiares do prefeito investigados por enriquecimento ilícito e sonegação fiscal.

Na noite desta segunda, todos os 11 investigados que permaneciam presos em Limeira foram liberados. O MP pretende concluir o inquérito dentro de 60 dias para apresentar a denúncia formalmente à Justiça. Neste período, caso haja intenção de atrapalhar as investigações, as prisões podem ser novamente solicitadas pela Promotoria.

EPTV

Orçamento da Prefeitura de Campinas em 2012 terá investimento zero

Previsão é reentregue à Câmara com reajustes, mas sem previsão de verba para novas obras

O secretário de Finanças Fábio Forte 
(segundo da esquerda para a direita)
fala a vereadores durante apresenta-
ção do projeto do Orçamento 2012: 
contenção de gastos 
(Foto: Érica Dezonne/AAN)
No próximo ano Campinas terá investimento zero em novas obras com recursos municipais. O aperto no cinto está previsto no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), revisto e reapresentado ontem pelo secretário de Finanças, Fábio Forte, em audiência pública na Câmara dos Vereadores. Com a previsão, a Prefeitura contará apenas com repasses do governo federal para investir na cidade. A proposta passa por primeira votação no Legislativo na semana que vem.

Apesar da pressão da Comissão de Constituição e Legalidade (CCL) para que os orçamentos de áreas prioritárias como Saúde e Educação crescessem, o projeto reformulado trouxe poucas mudanças. O Executivo apresentou remanejamento de cerca de R$ 10 milhões somente para secretarias de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Segurança Pública e Cultura.

O orçamento de 2012 está previsto em R$ 3,4 bilhões, 8% a mais do que este ano: R$ 3,2 bilhões. Forte considera que o próximo ano será “difícil” no que diz respeito às finanças do Município e já prepara contingenciamento dos gastos.

O “pé no freio” determinado pelo prefeito Demétrio Vilagra (PT) é resultado de uma crise financeira pela qual passa a Administração. A Prefeitura tem de quitar até o final do ano que vem a dívida que já chega a R$ 200 milhões. Isso porque em 2012, por ser ano de troca de mandato, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que o caixa da Prefeitura seja entregue ao próximo prefeito sem déficit. Para isso, a Prefeitura conta com uma reserva de R$ 118,6 milhões, que será usado para zerar esse déficit.

“Pela primeira vez conseguimos prever essa reserva. O principal, a nossa prioridade, é garantir o custeio. Vai ser um ano duro e amargo. Mas temos de fazer isso para entregar a Prefeitura ao próximo prefeito.”

Apesar das novas obras serem carta fora do baralho, Forte garante que aquelas que já estão em andamento serão executadas. O Programa de Regularização Fiscal (PRF) da Prefeitura, onde o contribuinte tem a chance de renegociar dívidas tributárias, também é uma das expectativas para que 2011 não feche com dívida acima dos R$ 200 milhões. “É preciso garantir o pagamento aos fornecedores para manter e conseguir melhores preços em contratos e convênios.”

Remanejamento 
Diante da pressão por mais verbas em secretarias estratégicas, cobradas pela Câmara, a Prefeitura remanejou recursos de algumas pastas. Na Secretaria de Recursos Humanos, a verba passou de R$ 121,5 milhões este ano para R$ 133 milhões. Na LOA apresentada anteriormente, a verba era de R$ 138 milhões. Com isso, R$ 5 milhões foram repassados para a Segurança Pública (R$ 2,5 milhões) e para Cidadania, Assistência e Inclusão Social (R$ 2,5 milhões). Essa última teve redução de 29% no orçamento geral, passando de R$ 125 milhões para R$ 88 milhões. Anteriormente, a LOA previa redução ainda maior, de 31%.

Segundo a procuradora municipal Kelly Ribas Machado, a redução ocorreu porque parte do orçamento foi repassada à Secretaria de Transportes para o funcionamento do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI). “A Secretaria de Transportes tem melhor condição de realizá-lo. Isso já foi aprovado em projeto na Câmara.”

Também houve remanejamento de R$ 5,3 milhões referentes a Encargos Gerais do Município (dívidas negociadas). O valor foi repassado para a Secretaria de Cultura cujo orçamento soma R$ 46 milhões. Ainda sim, o valor para 2012 é 3% menor que o previsto neste ano.

As secretarias de Educação e Saúde possuem orçamento de R$ 614,8 milhões e R$ 877,8 milhões, respectivamente. Embora sejam as pastas com maior recursos, ambas tiveram reajuste de 10% e 9% em relação a esse ano, o que é considerado pouco pelos vereadores. Os valores não foram alterados pelo Executivo, mesmo diante da pressão do Legislativo. Na pasta de Saúde, um valor de R$ 31,2 milhões de verbas a mais que em 2011 se referem a recursos do governo federal — e não do Município — que serão repassados por meio do Ministério da Saúde ao Hospital Ouro Verde.

Bruna Mozer DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Aterro Delta ganha mais 45 dias de sobrevida

Cetesb impõe condições à Prefeitura para liberar a licença

Caminhão descarrega lixo no aterro Delta A: capacidade no limite
(Foto: Edu Fortes/AAN)
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) concedeu nesta terça-feira (29) mais 45 dias à Prefeitura de Campinas para que possa continuar operando o aterro sanitário Delta A.

Esta é a terceira prorrogação de prazo concedida pela companhia ao município somente este ano. A licença foi obtida um dia antes do fim da data limite dada pela Cetesb para que a Prefeitura apresentasse as alterações no projeto executivo de reconfiguração do aterro. De acordo com o Conselho Municpal de Meio Ambiente (Condema), o aumento de vida útil do aterro pode provocar danos ambientais.

A Prefeitura já havia encaminhado a documentação solicitada para que a licença fosse estendida, mas a agência havia considerado que as informações eram insuficientes. Em reunião realizada nesta terça-feira (29) com representantes do órgão, e diante da iminência de Campinas ficar sem um local para colocar cerca de mil toneladas diárias de lixo, a agência decidiu estender a vida útil do aterro com algumas condições.

A Prefeitura vai continuar tentando a mudança do chamado alteamento do aterro, de 630 metros para 640 metros de altura — contados a partir do nível do mar — , para elevar a vida útil do Delta A. Ficou combinado que a Cetesb irá propor uma minuta para um novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para tratar do antigo Lixão no bairro Satélite Iris, e o aterro de Santa Bárbara, na Rodovia Campinas-Monte Mor — áreas utilizadas como depósito de lixo nos anos 80 e 90.

O documento será encaminhado ao MP para que apresente considerações sobre a minuta e sobre a remediação dos danos ambientais causados nas glebas onde os aterros funcionavam. A ideia é tentar fazer um TAC nos moldes do que já foi feito e conceder a prorrogação de licença ao Delta A, condicionado às remediações.

O aterro sanitário Delta B, previsto como alternativa ao descarte de lixo de Campinas, está com processo de licenciamento suspenso devido uma liminar obtida na Justiça por uma ONG que questiona os estudos encaminhados pela Prefeitura à Cetesb.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Sebastião Arcanjo, caso a Prefeitura não consiga alcançar os 630 metros, irá tentar demonstrar por meio de estudos técnicos que é possível que o aterro continue funcionando com a atual configuração. “Não há motivo para pânico. As conversas com a Cetesb estão evoluindo e vamos tentar aprovar o TAC para estender o prazo do Delta A”, disse. Com relação ao Delta B, o secretário disse que não iria se pronunciar sobre o assunto.

Henrique Beirangê DA AGÊNCIA ANHANGUERA

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lixo vira arte em escola municipal

Projeto ensina sobre animais, plantas e abre nesta terça (29) para visitação da comunidade

Alunos durante aula de meio ambiente: respeito ao Planeta
(Foto: Claudio Coradini/Da Gazeta de Piracicaba)
Os 175 alunos da Escola Municipal Professora Rita de Cássia Paulucci Costa, do bairro Algodoal, apresentam hoje, às 17 horas para os pais, e até sexta-feira para a comunidade, das 8h30 às 17h30, os projetos desenvolvidos durante o ano sobre o meio ambiente e sobre a biografia da professora que dá nome ao local. 

Os trabalhos envolveram desde alunos do berçário até o Jardim II. Eles aprenderam sobre reciclagem, aquecimento global, fauna e flora e cultivaram uma horta na escola. 

O projeto Transformando Lixo em Arte, desenvolvido pelas professoras com apoio da direção da escola, teve como objetivo mostrar de forma objetiva e criativa desde a extinção dos dinossauros, o derretimento das geleiras com o aquecimento global e o impacto que esse fenômeno pode causar e os problemas do acúmulo do lixo no planeta, disse a professora Patrícia Fernanda Peres, do Berçário II. 
Segundo as professoras Adriana Aparecida Fessel do Berçário I e Márcia Regina Cella, do Maternal I, o projeto teve início com a mobilização dos pais em oficinas sobre como reaproveitar o óleo usado, fazendo sabão caseiro. Depois os pais mandaram material reciclado para a escola. 

Com muita criatividade, as professoras transformaram caixas de pizza em vitórias-régias, potes de salsicha em pinguins, tubos de parta de dente viraram peixes, tampinhas se tornaram formigas, embalagens de frutas passaram a ser tartarugas e joaninhas. Também foi utilizado no projeto tecidos, papéis, embalagens de produtos de limpeza, potes de iogurte compuseram um buquê de tulipas e garrafas PET com balões de ar formaram uma macieira. 

Os alunos aprovaram a iniciativa. Giovana Feliciano, 4, do Maternal I gostou do boneco que representa um menino pescando no rio. Já Ronan Campos Raimundo, 4, ficou encantado com os animais. 

PLANTAS
A turma do Jardim II aprendeu sobre plantas. Eles elaboraram cartazes e desenhos com plantas ornamentais, ervas medicinais e as comestíveis, conforme a diretora Daniele Cristina Gomes da Silva Lali. 

O aluno Leonardo Souza Menezes, 5, contou que tomou chá de hortelã. Além disso, ele e os amigos Vinícius Marques Godoy, 5 e Luisa Barbosa Francisco, 5, disseram que plantaram a hortelã na horta. (AF)

Gazeta de Piracicaba

Emdec vai notificar 15 mil por multa em atraso

Motorista que não pagou infração terá seu nome inscrito no serviço de proteção ao crédito

Agente de trânsito da Emdec aplica multa em veículo em rua da cidade: mais rigor com mau pagador
(Foto: Leandro Ferreira/AAN)
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai colocar o nome de proprietários de veículos que não pagam as multas no serviço de proteção ao crédito. O sistema que inscreverá os proprietários dos veículos na Dívida Ativa da Prefeitura de Campinas, deve ser implantado em 12 meses, mas ao longo de 2012 alguns devedores já devem sofrer esse tipo de punição. O motivo é que há 15.796 placas de automóveis com infrações não pagas no ano de 2007, e que vão prescrever no ano que vem. Dentro dos 5 anos de validade, hoje há 158.656 placas de Campinas com multas vencidas. 

O projeto, que muda o Sistema Integrado do Município (SIM) para incorporar as multas em aberto no processo de cobrança da Dívida Ativa da Prefeitura, é desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Finanças e a Informática dos Municípios Associados (IMA). A Emdec ainda não divulgou detalhes de como o processo vai funcionar, se haverão avisos prévios da inscrição, prazos e possíveis parcelamentos da dívida. Mas, quando um devedor vai parar na Dívida Ativa, a Prefeitura pode fazer cobranças amigáveis e até entrar na Justiçam, além dos inadimplentes serem inscritos nos serviços de proteção ao crédito. O órgão afirma que a medida é legal juridicamente. 

Segundo a Emdec, o objetivo é fortalecer o processo de cobrança e diminuir a porcentagem de multas não pagas, além de reduzir o número de infrações de trânsito. Atualmente, cerca de 9,5% das multas emitidas na cidade não são quitadas depois de 5 anos. A estimativa é receber pelo menos R$ 5 milhões referentes a multas não pagas nos últimos dois anos. 

Para não serem pegos de surpresa, a Emdec envia anualmente cartas de cobrança administrativa aos proprietários de veículos com multas em aberto, onde alerta ainda que, caso elas não sejam pagas, seus nomes poderão ser inscritos na Dívida Ativa futuramente. O órgão garante que antes da multa atingir cinco anos e prescrever, os donos recebem pelo menos quatro desses avisos. Agora, no mês de novembro, foram emitidas 53.381 cartas contendo 177.585 infrações não pagas. São considerados inadimplentes todos aqueles que devem há mais de 18 meses, já que muitos deixam para quitar tudo no mês do licenciamento.

Tatiane Quadra DO NOTÍCIAS JÁ

Câmara discute concessão da Arena da Fonte para 2012

Prefeitura gasta mensalmente R$ 70 mil para manter o estádio; intenção é buscar parceiros


A Arena da Fonte pode passar em 2012 por um processo de concessão. Proposto pela Prefeitura de Araraquara, o projeto de lei que autoriza o uso do estádio por empresas privadas será votado nesta terça-feira (29), na Câmara, e pode mudar o aproveitamento do local.

Caso se decida pela concessão, a empresa que vencer a licitação disponibilizará a Fonte Luminosa para jogos da Ferroviária na Série A2 do Campeonato Paulista e na Copa Paulista. Além disso, o estádio pode sediar eventos artísticos, culturais e de lazer, previstos no calendário anunciado pela prefeitura no início do ano.

O projeto não detalha qual será o tempo de concessão e o valor pago pela empresa. "Esses ítens serão definidos quando a licitação for elaborada", afirma o secretário de Negócios Jurídicos, Ricardo dos Santos, que reuniu-se com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) na manhã desta segunda para enviar o projeto à Câmara.

Segundo Santos, a Arena da Fonte gera um gasto mensal de R$ 70 mil aos cofres públicos, quantia que a prefeitura não pretende arcar por muito tempo. "Esse gasto será custeado pela iniciativa privada e ainda será possível gerar uma contrapartida mensal", diz o secretário.

Interesse
Um político da base governista, que pediu para não ser identificado, disse ao jornal Tribuna Impressa que a fábrica de meias Lupo estaria interessada em concorrer a concessão. No entanto, o diretor comercial da empresa, Valquírio Cabral Junior, negou qualquer pretensão, mas admitiu que sabia da negociação para a criação do projeto, uma vez que também é vice-presidente da Ferroviária.

Oposição
Procurados pela reportagem, os vereadores da bancada do PT, Carlos Nascimento e Édio Lopes, disseram que ainda não tinham lido o projeto e que só iriam se pronunciar depois disso.

Márcia Lia posicionou-se de maneira favorável à criação de soluções pela prefeitura, mas também queria ver como será feita a licitação antes de votar.

Obras
Em virtude do excesso de jogos consecutivos em 2011, o gramado da Fonte Luminosa passa por reformas para abrigar as partidas da Ferroviária a partir de janeiro do ano que vem - o Oeste, de Itápolis, também mandará partidas no estádio, contra São Paulo e Corinthians, pelo Campeonato Paulista.

A expectativa é que o local seja liberado para uso daqui 40 dias.

EPTV

Piracaba leva o tricampeonato dos Jogos Regionais do Idoso

Cidade de São Paulo ficou com a segunda colocação e São José dos Campos com o terceiro lugar

Piracicaba conquistou neste domingo (27) mais um título em competições intermunicipais. Desta vez foi o tricampeonato da Fase Final Estadual dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizado em São José dos Campos.

A delegação da cidade, formada por 55 pessoas, somou 58,7 pontos e foi seguido por São Paulo, com 56 pontos, e da cidade sede, com 34 pontos. No decorrer da competição os piracicabanos levaram o título nas modalidades de Damas Masculino, Truco e Xadrez Feminino.

A equipe também foi vice na Dança de Salão, além de levar o terceiro lugar na Coreografia e Natação Masculino. O Atletismo ficou com o quinto lugar, o Xadrez Masculino, Natação Feminino e Tênis de Mesa Masculino em sexto e o Domino em oitavo lugar.


EPTV

Primeira-dama de Limeira e filhos são hostilizados e agredidos ao deixar cadeia

Os 11 detidos pelo MP por suspeita de corrupção foram liberados

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
Foram soltas nesta madrugada de terça-feira (29) as 11 pessoas detidas na operação do Ministério Público (MP) em Limeira, incluindo a primeira-dama Constância Félix e os dois filhos do casal, Maurício e Murilo Félix. Ao deixarem a cadeia, os dois filhos do prefeito foram agredidos por populares. 

A Guarda Municipal teve que intervir para que os irmãos entrassem no carro. Já dentro do veículo, um popular abriu a porta do carro e tentou tirá-los de lá para agredi-los novamente. "Não sei o que está acontecendo aqui fora, mas não vou comentar nada", disse Murilo. 

O delegado seccional de Limeira, Luiz Henrique Ventura, disse que a polícia deve garantir a integridade física até que os presos voltem para casa. Constância também foi hostilizada, mas conseguiu entrar no carro sem conversar com a imprensa. Também deixaram a Casa de Custódia as irmãs da primeira-dama, Verônica e Lucimar Dutra.

Félix Afastado
Na segunda-feira (28), a Câmara de Limeira aprovou a abertura de uma Comissão Processante (CP) e o afastamento do prefeito Silvio Félix por 90 dias.

EPTV

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GM começa a usar pistolas de choque em Campinas nesta segunda

Serão 180 armas de disparo de corrente elétrica nas ruas da cidade

A Guarda Municipal (GM) de Campinas começa nesta segunda-feira, 28, a usar pistolas Taser, de choque
(Foto: AAN)
A Guarda Municipal (GM) de Campinas começa nesta segunda-feira, 28, a usar pistolas Taser, de choque, como parte da nova diretriz da corporação de utilizar armamento não letal para controle de multidões. 

Serão 180 armas de disparo de corrente elétrica nas ruas da cidade. Para manusear o novo armamento, os guardas municipais passaram por diversos cursos ao longo dos últimos meses, todos ministrados pela Força de Segurança Nacional. 

A arma é de baixa letalidade e paralisa
a pessoa atingida, impossibilitando qualquer
tipo de reação instantaneamente
(Foto: AAN)
A arma é de baixa letalidade e paralisa a pessoa atingida, impossibilitando qualquer tipo de reação instantaneamente. Pode ser usada para controlar tumultos ou para evitar ação de criminoso que esteja próximo (a arma tem um alcance pouco superior a 10 metros). A GM passa a ser uma das primeiras forças policiais municipais a utilizar tal armamento no Brasil. 

Os cursos foram realizados na base da GM na Lagoa do Taquaral e tiveram o objetivo principal de capacitar guardas e policiais para o uso da arma de choque, exigido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Adriana Leite DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Lei proíbe garupa em motos durante semana

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que proíbe dois ocupantes em motos de segunda a sexta-feira em cidades paulistas com mais de 1 milhão de habitantes

(Foto: Matheus Reche/ Especial para a AAN)
Pegar carona na garupa de um motociclista pode estar com os dias contados em Campinas. A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira projeto de lei do deputado Jooji Hato (PMDB) que proíbe dois ocupantes em motos de segunda a sexta-feira em cidades paulistas com mais de 1 milhão de habitantes. A carona é liberada somente nos finais de semana e feriados. O projeto ainda nem chegou às mãos do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para sanção ou veto e já causa polêmica.

Nas ruas, as pessoas que usam motos criticam a proposta e veem na iniciativa a causa de prejuízos. Grande parte da população usa a garupa da moto para levar filhos à escola, a mulher ao trabalho, para momentos de lazer, além de ser uma fuga do transporte público, considerado de má qualidade pelos usuários. Especialistas, por sua vez, consideram frágeis os argumentos do autor da lei, que justificativa a medida como forma de aumentar a segurança no trânsito, reduzir acidentes e evitar assaltos.

Em Campinas, o número de motos em 2010 chegou a 105,4 mil, segundo o último estudo da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), publicado em fevereiro deste ano. Em uma década, de 2000 a 2010, o número de motos em Campinas cresceu 164,1%.

Por isso, não é difícil encontrar nas ruas pessoas como as irmãs Maria Gislaine e Maria Gesilene Alves de Oliveira, de 20 e 24 anos. Elas vão ao trabalho todos os dias de moto para economizar tempo e dinheiro. As duas moram no bairro Campos Elíseos, em Campinas, e levariam uma hora para chegar ao trabalho se fossem de ônibus. De moto, levam 15 minutos. “Quem causa acidente são os carros que fecham a gente, não quem está na garupa”, disse Gesilene, pilota de uma Honda Biz.

A estudante Cristiane Anelli, de 26 anos, que mora em Hortolândia, tem uma economia que gira em torno de R$ 60,00 no mês porque seu marido a busca todos os dias em um curso que faz em Campinas. “Eu trabalho aqui (Campinas) e pego ela na saída do curso, é tudo bem mais fácil. De ônibus, demoraria mais de uma hora”, disse o marido dela, Adriano Gomes, de 30 anos. Esse é o único meio de transporte do casal.

Para a vendedora Bianca Resende Covre, de 19 anos, o projeto é inviável. Ela e o namorado usam o veículo para trabalhar. “Se eu tivesse que ir de ônibus teria de acordar duas horas mais cedo. Muita gente usa a moto para ir ao trabalho, para sair. Quem não tem carro como fica? A pé?”, questiona.

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) apontam que, no Brasil, 40% dos motociclistas compram o veículo como uma alternativa ao transporte coletivo. Em segundo lugar, com 19%, estão as pessoas que buscam na moto a substituição ao carro. Os que usam a motocicleta como instrumento de trabalho, como os motoboys, correspondem a 16%.

Para o diretor executivo da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes, o projeto de lei é inviável e inconstitucional. “Só quem determina as leis de trânsito é o governo federal.” Para ele, a proibição não trará soluções para o crime e acidentes, mas sim, medidas prática que atue na origem do problema. “É preciso treinar e ter uma formação correta dos motoristas. Muitos acidentes acontecem por causa do carro e não da moto.”

Bruna Mozer DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Primeiras-damas da região de Campinas são acusadas de corrupção

Reportagem do Fantástico mostra denúncias de desvio público

Elas são primeiras-damas de municípios brasileiros e foram acusadas de gastar dinheiro público para compras particulares. Até uísque e ração pra cachorro elas compraram com verba da prefeitura. Imagens inéditas mostram a prisão de Constância Félix, esta semana. Ela tem 54 anos e é mulher de Silvio Félix, prefeito de Limeira, a 150 quilômetros de São Paulo. O Ministério Público tem indícios de que a primeira-dama montou empresas em nome de outras pessoas, os chamados “laranjas”, para esconder um patrimônio milionário. 

São pelo menos 61 terrenos, casas e apartamentos. O valor total, de acordo com o Ministério Público, passa dos R$ 18 milhões. A maioria dos imóveis fica em áreas nobres da capital paulista. Procuramos os supostos laranjas. A casa de Isaías Ribeiro fica na periferia de Limeira. Uma empresa de jardinagem chamada Fênix está no nome de Isaías e de um dos filhos do prefeito e da primeira-dama. Em nome dessa firma, constam 12 imóveis, avaliados em R$ 7 milhões. Quem nos atende é a mulher de Isaías, que também já foi sócia dessa empresa. 

Fantástico: Ele é dono da Fênix? 
Mulher: Isso. O escritório era aqui. 
Fantástico: Mas aqui não é a casa dele? 
Mulher: É. Minha casa, nossa casa. 

Nossa equipe também foi atrás de Verônica Dutra, que é irmã da primeira-dama. Segundo o Ministério Público, Verônica, que mora em uma casa simples, tem em seu nome quatro imóveis, avaliados em R$ 831 mil. O filho de Verônica não quer conversa e pede ao nosso produtor que se retire. “Dá licença, tá? Aqui não tem nada, não”, disse o filho. 

De acordo com o Ministério Público, a primeira-dama de Limeira também usou os dois filhos, de 23 e 22 anos, para esconder o patrimônio dela. Os promotores dizem que os rapazes têm 23 imóveis, no valor total de R$ 6 milhões e que a maioria dos bens foi declarada em Imposto de Renda, mas bem abaixo do valor real. 

Na quinta-feira passada (24), além da primeira-dama de Limeira, foram presos os dois filhos dela e outras nove pessoas. 

“Essas pessoas, a própria primeira-dama, não possuem renda ou patrimônio suficiente para reunir esse número considerável de bens e imóveis”m afirmou o promotor de Justiça Enzo Carrara Boncompagni. 

“Nós queremos saber por que há suspeitas de lavagem de dinheiro, de onde está vindo esse dinheiro”, questiona o promotor de Justiça Luiz Alberto Segalla Bevilacqua. 

O prefeito de Limeira, que também apresenta um programa infantil em uma TV local, não foi alvo da apuração que resultou nas prisões, mas é investigado pela Procuradoria-Geral de Justiça em outros seis processos criminais. Um deles é sobre recebimento de propina. 

“Minha família trabalha há muitos anos e o que a minha família tem, tem renda para isso. Eu vou fazer o que tiver que fazer para provar que não existe irregularidade”, declarou o prefeito de Limeira, Silvio Félix. 

A primeira-dama de Limeira também é suspeita de receber R$ 14 mil por mês da Assembleia Legislativa de São Paulo sem aparecer no trabalho. 

O caso de Limeira não é o único. Este ano, no Brasil, pelo menos outras nove primeiras-damas foram presas, quatro só em Alagoas. Fomos até lá. 

Limoeiro de Anadia tem 26 mil habitantes e fica no agreste alagoano. O prefeito Marlan Ferreira e a primeira-dama, Eloísa Barbosa, são acusados de fazer compras particulares com dinheiro desviado da merenda. Em março, Eloísa chegou a ser presa. Agora, diante de nossa equipe, ela chora. 

A primeira-dama, de 41 anos, é secretária de Assistência Social. Em um primeiro momento, não quer gravar entrevista, mas o marido – que disse à equipe de reportagem do Fantástico que só anda armado - acha que ela tem de falar. 

“É melhor falar isso: que você comprava as coisas da casa maternal”, recomenda Marlan Ferreira, prefeito de Limoeiro de Anadia. 

“Eu não quero ser tachado como corrupto”, diz, depois, ao Fantástico. 

Ela, então, dá entrevista e nega ter desviado dinheiro da merenda. “Se as outras prefeituras ou as outras pessoas faziam, aqui a gente não fazia. Minha conta pessoal tinha uma, e a prefeitura era outra. Sempre foi assim”, comenta a primeira-dama de Limoeiro de Anadia, Eloisa Barbosa. 

Fomos a uma escola, na Zona Rural de Limoeiro de Anadia. Com 80 alunos, funciona há três meses na base do improviso, enquanto o Colégio Coronel Adauto Barbosa é reformado. O diretor da escola, João Batista Silva, diz que a merenda agora está chegando, mas... 

Fantástico: Onde é feita a merenda? 
João Batista Silva: Numa cozinha ali que a gente improvisou que é um quarto. 
Fantástico: A gente percebe que não tem nenhuma pia, não tem nada. 

Fomos à escola que está em reforma. Na quarta feira (16), dia útil, não tem ninguém trabalhando na reforma da escola. A prefeitura diz que a reforma será concluída em janeiro. 

Além de Limoeiro de Anadia, a Procuradoria da República afirma que o dinheiro da merenda também foi usado em compras particulares pelas primeiras-damas de Traipu, Belo Monte e Lagoa da Canoa, todas em Alagoas. 

“Faltava merenda vários dias. Dois, três dias por semana”, afirma o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza. 

Em um supermercado as primeiras-damas gastavam o dinheiro da merenda. Compravam no supermercado e colocavam na conta. Depois, quem pagava era a prefeitura com dinheiro federal, com dinheiro da merenda. Em depoimento, o dono do supermercado confirmou o esquema. Ele não quis gravar entrevista. 

“Este desvio acontecia tanto nas compras pessoais como, em algumas cidades, um percentual era pago em dinheiro”, aponta o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza. 

Fomos também a Belo Monte, a 200 quilômetros de Maceió. Quando chegamos, parte do município de sete mil habitantes estava sem água. “Banho no rio, prato no rio, roupa no rio. Tudo no rio”, diz a dona de casa Maria Quitéria Balbino. 

Segundo o Ministério Público Federal, Mônica Tenório, 26 anos, primeira-dama de Belo Monte, embolsava R$ 5 mil por mês do dinheiro da merenda. Fomos à casa dela. Deixamos vários recados, mas ela não nos atendeu. 

O Fantástico esteve também em Lagoa da Canoa, de 18 mil habitantes. Segundo as investigações, Fabiana Lira, mulher do prefeito Jairzinho Lira, usou o dinheiro da merenda para comprar, além de comida e produtos de higiene pessoal, seis litros de uísque, 24 garrafas de vinho e até ração para cachorro. É a melhor ração para cachorro e a mais cara também. 

Fabiana, 28 anos, também é a secretária de Assistência Social de Lagoa da Canoa. Segundo uma funcionária, Fabiana só aparece uma vez por semana e trabalha poucas horas, mas recebe R$ 1,2 mil por mês. 

Fantástico: A Fabiana está por aí? 
Funcionário: Está não. 
Fantástico: Quais dias ela vem? 
Funcionário: Geralmente, ela vem assim... dia de segunda. 
Fantástico: Que horas, geralmente? 
Funcionário: 14h. 
Fantástico: E que horas ela vai embora? 
Funcionário: Ela vai assim umas 16h ou 17h. 

Fabiana, que também foi presa em março e agora responde em liberdade, é a dona de uma loja de roupas. Ao ver a equipe de reportagem do Fantástico, os funcionários fecharam a porta e se esconderam. 

O prefeito e a primeira-dama de Lagoa da Canoa moram em Arapiraca. Logo que nós chegamos, todo mundo saiu correndo. Voltamos à Secretaria de Assistência Social de Lagoa da Canoa, que estava fechada com cadeado. A primeira-dama sumiu da cidade. 

Fomos duas vezes à prefeitura. Depois de uma hora, um homem que se diz procurador do município, falou em nome do prefeito e da primeira-dama. 

“A gente vai deixar bem claro: a gente grava com ele em qualquer lugar do Brasil”, disse o repórter. “Ele não vai gravar”, afirmou Francisco Ribeiro, representante do prefeito de Lagoa da Canoa. 

Sobre o uso de dinheiro da merenda para comprar uísque, vinho e ração para cachorro, o representante do prefeito de Lagoa da Canoa respondeu: “Será provado que estes fatos não existiram e a completa inocência deles”. 

No interior de São Paulo, as investigações apontam que as próprias primeiras-damas comandavam as falcatruas. Em Taubaté, o prefeito Roberto Peixoto e a primeira-dama Luciana ficaram três dias presos em junho, acusados de fraudar licitações e receber propina. Graças a um habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o casal responde em liberdade. 

Em depoimento aos promotores , uma testemunha disse que o esquema rendeu R$ 5 milhões ao casal. “Quem comanda a coisa ali propriamente com o prefeito é a própria esposa dele”, afirmou. 

Segundo o denunciante, Luciana Peixoto, 55 anos, recebia agrados dos empresários que queriam ganhar as concorrências. “As joias eram presentes, mimos”, diz. 

“As provas evidenciam que ela tinha uma participação efetiva no controle das ações que visavam o desvio de recursos públicos”, aponta o promotor de Justiça José Carlos de Oliveira Sampaio. 

Procuramos Luciana Peixoto no trabalho e na casa da família. Quem se pronunciou foi a prefeitura de Taubaté, que disse, em nota, ser mentirosa a afirmação de que a primeira-dama recebia joias de presente e que o casal Peixoto não cobrava propina. A prefeitura diz ainda que o Tribunal de Contas aprovou o edital e a licitação para a compra de merenda. 

Mas, na sexta-feira passada (25), a Justiça determinou o afastamento de Luciana Peixoto do cargo de presidente do Fundo Social de Solidariedade de Taubaté. Segundo o Ministério Público, ela ordenou o pagamento de despesas sem licitação. A defesa nega irregularidades. 

Em Campinas, muita gente ainda se pergunta: o então prefeito Hélio de Oliveira Santos, o Doutor Hélio, sabia o que a mulher fazia? Rosely Nassim Santos, 66 anos, que também era chefe de gabinete, é acusada de comandar um esquema de fraude em licitações e cobrança de propina que teria rendido R$ 48 milhões. 

“Se ela mandava no prefeito, eu não tenho como dizer. Mas todos os relatos apontam que o braço forte, a mão firme na administração de Campinas era a senhora Rosely, especialmente em relação a essa atividade criminosa”, aponta o promotor de Justiça José Cláudio Tadeu Baglio. 

Em um telefonema com um assessor, a então primeira-dama de Campinas xingou os promotores que a investigavam. 

Rosely: Eu tenho um poço de dinheiro? 
Homem: Isso. 
Rosely: Não acredito. São uns imbecis. 

Em agosto, Doutor Hélio, que é do PDT, foi cassado. Fomos à casa dele e da primeira-dama. O vigia disse que não tinha autorização para chamá-los. Em nota, o advogado do casal disse que a ex-primeira-dama não cometeu nenhum crime, que o procedimento de investigação foi ilegal e que as injustiças serão reparadas. 

A Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo investiga se o suposto desvio de dinheiro em Campinas ajudou a financiar a campanha de candidatos do PDT, em 2010. Em uma planilha de contabilidade apreendida pelo Ministério Público, constam os nomes de Rafael Silva e Constância. Constância, dizem os promotores, é Constância Félix, a primeira-dama de Limeira, que foi presa esta semana. Ela não se elegeu deputada estadual. 

Já Rafael Silva, sim. Ele é o quarto vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Em março deste ano, Constância Félix assumiu o cargo de chefe de gabinete da quarta vice-presidência. O salário é de mais de R$ 14 mil. Fomos dois dias à Assembleia antes da prisão de constância. Foi difícil encontrar alguém que a conhecesse. 

Fantástico: Você sabe onde ela fica? 
Funcionária: Nem eu, nem eu, viu. 

No gabinete, onde funciona a quarta vice-presidência, uma funcionária diz que Constância não está. “Não tem um dia certo, porque o trabalho dela não é fixo”, contou. 

Durante uma semana, ligamos na Assembleia e não encontramos a primeira-dama. “A gente não conhece ninguém com esse nome na presidência nem na vice-presidência”, disse um funcionário. 

O deputado Rafael Silva, chefe de Constância, diz que ela não é funcionária fantasma. “Ela não ficava direto no meu gabinete. Ela estava lá a serviço do partido e a serviço de todos os deputados nossos da bancada”, afirmou o deputado estadual Rafael Silva, quarto vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. 

O deputado também negou ter recebido dinheiro ilegal para a campanha e disse que exonerou a primeira-dama de Limeira assim que ela foi presa e que já tinha tentado demiti-la antes. 

“No dia 25 de maio, eu tive uma conversa com os outros deputados que me autorizaram a fazer isso. É porque eu falei: não é aceitável a esposa de um prefeito estar aqui com a gente. E eles concordaram. Um deles falou até: passa a régua. E eu a exonerei. Depois houve uma pressão do partido e eu fui obrigado a aceitar de volta”, contou afirmou o deputado estadual Rafael Silva. 

O deputado não quis dar os nomes de quem o teria pressionado. O diretório do PDT em São Paulo e o presidente estadual do partido, o deputado federal Paulo Pereira da Silva, não quiseram se pronunciar. 

Não existe previsão de quando será o julgamento das primeiras-damas mostradas nessa reportagem. O juiz Nelson Augusto Bernardes, que foi o primeiro a atuar no caso envolvendo a primeira-dama de Campinas, diz que o Poder Judiciário tem a obrigação de agir com rapidez e seriedade. 

“A corrupção no poder público no Brasil é uma questão profundamente preocupante. É necessário que se enxergue esse problema com seriedade para que se possa fazer um combate sério e eficaz da corrupção”, afirma Nelson Augusto Bernardes.

Globo.com/G1