segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sumaré decreta estado de emergência devido a estragos

A cidade foi a mais atingida com o temporal em toda a região, 13 mil pessoas continuam sem energia elétrica, segundo boletim divulgado pela CPFL

(Foto: Dorinaldo Oliveira/Portal RAC)
A cidade de Sumaré decretou estado de emergência na manhã desta segunda-feira (31) devido aos estragos causados pelas chuvas de sábado (29), após uma reunião entre os secretários municipais e o prefeito José Antonio Bacchim. A cidade foi a mais atingida com o temporal em toda a região, 13 mil pessoas continuam sem energia elétrica, segundo boletim divulgado pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). 

O Pronto Socorro Central Municipal de Sumaré foi bastante danificado, paredes desmoronaram, parte do telhado foi destruído e algumas salas foram inundadas. Funcionários da Prefeitura estão fazendo um levantamento para avaliar quais medicamentos poderão ser aproveitados e quais foram perdidos após os estragos causados pelo temporal.

Os pacientes que estavam internados foram removidos para o Hospital Estadual e para outros locais. O PS deverá ficar fechado para o atendimento até quinta-feira (3). 


(Foto: Dorinaldo Oliveira/Portal RAC)
Falta d'água
A falta de energia causou outro problema em Sumaré: a falta d'água. Segundo informações da assessoria da prefeitura, funcionários do setor técnico do Departamento de Água e Esgotos (Dae) trabalham para que as bombas de água voltem a abastecer os moradores normalmente. A previsão é de que até esta terça-feira (1º) a situação se normalize.

Moara Semeghini DO PORTAL RAC

Movimento de moradores ameaça parar Viracopos

Grupo irá à Prefeitura cobrar melhorias prometidas e planeja protesto

Moradores do Campo Belo reunidos em escola estadual para discutir ações do movimento que cobra regularização e melhorias no bairro
(Foto: Dominique Torquato / AAN)
Cansados de esperar pela melhoria da infraestrutura dos bairros próximos ao Aeroporto Internacional de Viracopos, moradores da região do Jardim Campo Belo vão recorrer à Justiça e ao poder público.

Eles querem garantir a regularização fundiária dos bairros e também o uso dos recursos prometidos pela Administração municipal para o asfaltamento de ruas e a implantação de equipamentos públicos por meio do projeto Vip Viracopos. Caso eles tenham os pleitos negados, a população promete realizar manifestações que irão paralisar as operações do aeroporto.

Neste domingo (30), mais de 600 pessoas participaram de uma reunião na escola estadual que fica no local para formar uma comissão que irá se reunir esta semana com a Prefeitura de Campinas. 

Em 2006, em clima de campanha política, o ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) anunciou a mudança do projeto de expansão de Viracopos para a área rural ao lado do sítio aeroportuário e R$ 100 milhões em investimentos dentro do projeto Vip Viracopos. A maioria dos recursos viria dos cofres do governo federal. Mas até agora pouco ou quase nada foi feito, segundo os moradores da região.

Eles querem saber onde foram empregados os recursos e porque os bairros ainda têm uma infraestrutura tão carente. Desde a década de 1970, a região do Campo Belo estava incluída em um decreto de desapropriação para a ampliação do aeroporto.

Adriana Leite DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Temporal atingiu tudo, diz coordenador do SWU

Não há possibilidade de adiamento do festival; equipe de trabalho aumentará na arena

O coordenador do SWU, Kaco Lopes, afirmou à reportagem da EPTV que toda a estrutura do SWU foi afetada com os fortes ventos que atingiram Paulínia na noite deste sábado (29). Ele está no Parque Brasil 500, arena do festival, para avaliar a situação. De acordo com assessoria de imprensa do evento, o festival não será adiado e as estruturas danificadas não estavam prontas e, portanto, sem a estrutura reforçada. 

Leia notícias do SWU 2011
Para recompor o que foi danificado, a equipe de trabalho aumentará. Neste domingo (30), 500 pessoas trabalham na arena. No momento em que o vento atingiu a estrutura, 15 seguranças estavam no local, mas ninguém se feriu. Em Campinas, a velocidade dos ventos chegou a 116 km/h.

Em nota oficial, a organização do SWU diz que um dos palcos principais, o Consciência, que já estava inteiramente montado e com a estrutura de reforço finalizada, não foi afetado, embora estivesse na área mais exposta à força dos ventos.

SWU 2011
A edição 2011 do SWU ocorre em Paulínia e terá mais de 70 atrações. Nomes como Black Eyed Peas, Snoop Dogg, James Murphy, Kanye West, Megadeth, Sonic Youth, entre outros, estão confirmados para o festival que acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Parque Brasil 500. Veja a programação completa.



EPTV