sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PUC-Campinas fechará acesso no período noturno

Portão 2 vai ficar fechado durante as aulas por um mês, como teste para controle de entrada

Universidade passa a fechar o acesso pelo portão 2 a partir de segunda-feira
(Foto: Matheus Reche/Especial para a AAN )

Os alunos que voltarem às aulas na próxima segunda-feira (08) no Campus 1 da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na Rodovia D.Pedro I, Km 136, no Parque das Universidades, vão enfrentar mudanças no controle de acesso de pessoas e veículos durante as aulas no período noturno. A universidade vai fechar, de 8 de agosto a 9 de setembro, o portão 2 e sua passagem de pedestres na Avenida Professora Ana Maria Silvestre Adade das 19h45 às 22h20. 

Em nota oficial, a assessoria de imprensa da PUC-Campinas informou que a medida será adotada em caráter experimental no período noturno com o objetivo de aumentar a segurança da comunidade interna em relação aos eventos externos ao campus, por meio de um controle maior dos acessos. 

A universidade afirmou ainda que a medida não vai interferir no fluxo de entrada e saída dos estudantes, pois os horários são diferentes e eles estarão em aula. Os alunos entram às 19h20 e saem às 22h35, de acordo com a instituição. A universidade informou ainda que, durante esse período, os ônibus poderão entrar pelo portão 2. 

Se os estudantes chegarem mais tarde ou saírem mais cedo das aulas, só poderão sair ou entrar na universidade pelos portões 1, 3 e 4, que ficam um pouco mais distantes e permanecerão abertos. 

A universidade informou ainda que todo o campus é iluminado. Durante esta semana, todos os alunos foram avisados da medida por meio de mensagem eletrônica. 

O portão 3 fica no final da Avenida Professora Ana Maria Silvestre Adade, ao lado de uma área verde. Os portões 1 e 4 ficam na Avenida Senador Jarbas Gonçalves Passarinho. A assessoria de imprensa informou ainda que, após esse período experimental, será feita uma avaliação dos resultados obtidos. 

A iniciativa de mudança no horário de abertura e fechamento do portão 2 da universidade dividiu a opinião dos universitários. O estudante de engenharia da computação Mateus Salmazo Takaki, de 27 anos, disse que sempre utilizou o portão 3, mas discorda da medida. “Acho que a segurança vai melhorar colocando mais guardas. Acredito que essa medida vai piorar ainda mais a questão do trânsito no portão 2, que já está complicada devido ao fluxo intenso”, disse. 

Para a estudante de jornalismo Priscila Nascimento, de 22 anos, a iniciativa vai ajudar na segurança da universidade. 
“A maior parte dos alunos utiliza o portão 2, então mantê-lo fechado durante o horário de aula é interessante, pois os estudantes já vão estar dentro da universidade. Acredito que essa medida é válida”, afirmou

Luciana Brunca

Um terço dos asilos de Campinas é irregular

Das 72 instituições da cidade, 26 estão em processo de regulamentação; atendido morreu afogado em uma delas

Existem 26, de um total de 72 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) — asilos e casas de repouso — em Campinas que não estão regularizadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre elas a que registrou a morte de um atendido, afogado na piscina, na última terça-feira (02). 

A Lei Complementar nº 32, que determina que as instituições só podem funcionar com a emissão de um alvará de uso e licença de funcionamento, sancionada em dezembro do ano passado, estipulou o prazo de 30 dias, a partir da data de publicação, para que todas as instituições da cidade não regularizadas estejam adaptadas às novas exigências estabelecidas. Elas, inclusive, deveriam apresentar junto com essa documentação o prazo necessário para cumprir as adequações. Sete meses depois, 36% delas ainda não estão dentro da lei. 

A Prefeitura informou que os prazos para cada instituição cumprir as exigências variam de acordo com a urgência. A técnica da Vigilância Márcia Beltramelli chegou a dar um exemplo: “O prazo para a fixação de um azulejo na parede do banheiro não é o mesmo para fixar uma grade de proteção ou algo que coloque em risco a integridade do idoso”. 

A responsabilidade de fiscalizar as instituições está a cargo da Secretaria de Saúde de Campinas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. 

A Casa de Repouso Bem Estar, no bairro Jardim Santa Marcelina, onde o aposentado Edson de Toledo Piza, de 78 anos, morreu após cair na piscina do local, funciona há oito meses sem a documentação necessária exigida por lei. 

A proprietária do estabelecimento, Ingrid Franciene Martins, informou que, segundo laudo médico e policial, o idoso caiu na piscina após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ingrid disse que a área da piscina tem acesso por dois portões que são mantidos fechados, mas que no momento do acidente, um deles estava aberto, o que permitiu a entrada do aposentado no local. 

Uma agente de saúde e uma enfermeira declararam à Polícia Militar (PM), entretanto, que o hóspede da clínica caiu na piscina e foi retirado depois de pedir socorro. As profissionais prestaram os primeiros socorros ainda no local. 

De acordo com a proprietária, quando o Serviço Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, o idoso já estava morto. A casa de repouso abriga 14 idosos em período integral, onze mulheres e três homens. A ocorrência foi registrada no 5º Distrito Policial (DP) de Campinas e está em processo de investigação.

Fábio Trindade Grupo Rac 

McDia Feliz beneficiará duas entidades de Campinas

A APACC foi idealizada por mães que tinham filhos em tratamento de câncer e que queriam ajudar famílias que ficavam em Campinas

Valor de lanches vai para entidades
(Foto: Cedoc/RAC)

A Associação de Pais e Amigos da Criança com Câncer e Hemopatias (APACC), que recebeu a certificação de Casa Ronald Campinas, do Instituto Ronald McDonald, é uma das entidades beneficiadas pela campanha McDia Feliz, da rede alimentícia McDonald’s, que será realizado no próximo dia 27.

A APACC recebe 50% das vendas realizadas no dia de sanduíches Big Mac nas 23 lojas da região de Campinas. Os outros 50% são doados ao Centro Infantil Boldrini.

“Desde 2000 fomos convidados pelo Instituto Ronald a fazer parte da campanha. Começamos a participar com 30% da arrecadação, mas já em 2001 passamos a receber 50% da verba arrecadada. Com esse dinheiro, durante todos esses anos, conseguimos construir a sede própria da APACC”, disse a presidente da entidade, Carmen Buratto.

Fundada em 1992, Carmen explica que a APACC foi idealizada por mães que tinham filhos em tratamento de câncer e que queriam proporcionar melhores condições de vida para as famílias que ficavam em Campinas e tratavam seus filhos em hospitais da região. “Esse projeto existe em vários países e no Brasil fomos a 4ª casa. Recebemos crianças de todos os Estados do Brasil e até de outros países, que vêm em busca de tratamento nos hospitais de Campinas.

AAN

Rio Claro: Profissionais da segurança montam força tarefa contra o crime

Policiais, MP, OAB e prefeitura montaram a Força Integrada Azul (FIA) para diminuir criminalidade


Um grupo de profissionais da área de segurança se uniu com o intuito de formar uma verdadeira força tarefa com o intuito de reduzir os índices de violência em Rio Claro. Com o nome de Força Integrada Azul (FIA), o grupo pretende receber também a ajuda da comunidade que pode fazer denúncias e sugestões pelo portal da FIA.

A ideia surgiu após a morte da menina Gabriela, que levou um tiro na cabeça, há três anos, durante um assalto à casa dos pais dela. Mas o grupo só conseguiu se oficializar no último dia 1º de julho. Entre os envolvidos no projeto, há representantes da OAB, Ministério Público, polícias civil e militar, Conselho Municipal de Segurança e prefeitura.

A primeira ação do FIA foi a proibição do estacionamento de veículos em frente ao shopping de rio claro, para evitar aglomeração de pessoas, uso e comércio de substâncias entorpecentes e violência contra crianças e adolescentes. Além disso, uma viatura da PM foi destinada para ficar no local para autuação no trânsito e prevenção de crimes.

Nesta quinta-feira (4) haverá a segunda reunião do grupo que será focado na discussão sobre reparos na cela de adolescentes infratores na delegacia de polícia; criação do instituto da semi-liberdade em rio claro, em que jovens infratores permanecerão custodiados no período da noite e livres durante o dia; iluminação e cercamento da praça situada em frente ao Clube Gremio, além de outras questões de urbanismo e segurança pública.

EPTV

UFSCar adia início das aulas para o dia 16 de agosto

Motivo foi a queda da internet na universidade

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) adiou o início das aulas para a terça-feira (16), após ter problemas técnicos com os serviços de internet. O segundo semestre letivo estava previsto para começar na segunda-feira (8).

Em nota, a reitoria da universidade informou que a queda da internet na madrugada da terça-feira (2) e a recusa dos servidores técnico-administrativos em garantir o retorno, devido à greve, impediu que a Divisão de Controle Acadêmico (DiCA) desse continuidade às atividades necessárias para o início do semestre letivo.

De acordo com alunos, a internet foi restabelecida durante a tarde, mas o adiamento vai permanecer já que estudantes tiveram dificuldades para fazer as inscrições das disciplinas do semestre.

O adiamento também vale para os campi de Sorocaba e Araras.

EPTV

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Araraquara: Incêndio atinge hotel na Avenida São Paulo, no Centro

De acordo com os Bombeiros, ninguém ficou ferido

Um incêndio atingiu um hotel, na madrugada desta quinta-feira (4), no Centro de Araraquara. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo no Hotel Colonial, que fica na Avenida São Paulo, começou em um quarto usado como depósito e se alastrou por um dos corredores.

Ninguém ficou ferido ou precisou ser socorrido do local. As causas do incêndio são desconhecidas e a Polícia Civil vai investigar o caso.

EPTV

Atriz ganhadora de Oscar visita hospital em Campinas neste sábado

Geena Davis também grava campanha publicitária

A atriz Geena Davis, que vem ao Brasil pela primeira vez, passa por Campinas neste sábado (6), para visitar o Hospital Sobrapar Crânio e Face e gravar sua participação em uma campanha publicitária em prol do local.

A ganhadora do Oscar é esposa do médico americano Reza Jarrahy (foto abaixo), que acompanhará procedimentos cirúrgicos realizados pelo Sobrapar. Jarrahy é cirurgião plástico.

Em São Paulo, Geena Davis será palestrante do evento “Tempo de Mulher”, em 9 de agosto. A atriz fundou, nos EUA, o “Instituto Geena Davis para o estudo do Gênero nos meios de comunicação”, dedicado a avaliar o tratamento dado aos personagens femininos em filmes, sobretudo os de classificação livre.

Geena Davis
A atriz americana levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar de 1989, pela atuação no longa-metragem “O Turista Acidental”. Já participou de filmes como “Beetlejuice”, “Stuart Little”, entre outros.

EPTV

Centro de Estudos abre 250 vagas para cursos grátis de línguas

Interessados devem se inscrever até 12 de agosto

Os estudantes da rede estadual de ensino podem se inscrever em 250 vagas de cursos grátis, sendo 100 para o curso de espanhol e 150 de inglês, abertas pelo Centros de Estudos e Línguas (CEL), em Campinas. Os interessados devem se cadastrar até o dia 12 de agosto na Escola Estadual Mário de Natividade na Rua Conselheiro João Alfredo, nº 400, na Vila Padre Miguel, das 10h às 12h ou das 13h30 às 15h30, em dias úteis. As vagas são para alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

O curso de inglês tem duração de um ano (120 horas/aula), dividido em dois semestres e o de espanhol dura três anos (480 horas/aula), em seis semestres.

Para fazer as inscrições é necessário levar uma cópia do RG, comprovante de matrícula em escola estadual e uma foto para fazer a inscrição. As turmas serão formadas de acordo com a demanda e as aulas começarão no segundo semestre deste ano.

Os alunos também podem fazer o curso de espanhol, no período da tarde, na Escola Estadual Orlando Signorelli, no DIC VI.

EPTV

Temperatrura cai a 3,6°C e bate recorde de 11 anos

Desde 2000 Campinas não registrava uma madrugada tão fria quanto a desta quinta-feira (4)

Neblina causa lentidão no trânsito na Rodovia D. Pedro I
(Foto: Augusto de Paiva/AAN)
Segundo informações do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), Campinas registrou na madrugada desta quinta-feira (4) a menor temperatura dos últimos 11 anos, quando os termômetros chegaram a registrar 3,6°C. O recorde foi registrado em 2000 quando a temperatura atingiu 2,3°C. 

A queda na temperatura está relacionada à entrada de uma massa polar vinda da Antartida, que se deslocou do sul para o norte do país. A frente fria que chegou ao Estado de São Paulo causou densa nebulosidade pela manhã na região. A Rodovia Dom Pedro I registrou lentidão no trânsito por causa da neblina que reduziu a visibilidade dos motoristas que trafegavam pela via. 

Durante a manhã desta quinta-feira a temperatura em Campinas chega aos 12°C, porém, ventos de 18 km/h causam uma sensação térmica de 6°C. A previsão para os próximos dias informa a presença de geadas fracas nas primeiras horas do dia. A temperatura deve continuar baixa apesar do tempo estável com céu aberto. 

Segundo informações do Instituto de Agronomia de Campinas (IAC), as temperaturas na cidade podem atingir a mínima de 0°C na próxima sexta-feira (5) e a máxima de 21°C. Em Jundiaí a mínima pode chegar a 1°C. 

'Sob o aspecto de geada agronômica, essas temperaturas indicadas pela previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), se confirmadas, poderão causar a ocorrência desse fenômeno adverso', afirmou o pesquisador científico da área de estatistica climatológica do IAC, Gabriel Blain. 

Para o próximo sábado (6), poderá voltar a chover, inicialmente no Sul e Leste paulista estendendo-se para as demais áreas, mas as temperaturas sobem. A mínima prevista é de 15°C, e máxima de 27°C.

Douglas Fonseca e Juliana Martins Portal RAC

Piracicaba: Metade do CDP está no escuro há uma semana

SAP diz que problema foi causado pelos "gatos" feitos pelos detentos

Dois dos quatro pavilhões do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba estão sem energia elétrica há uma semana e o problema deve perdurar por mais sete dias. A informação é da própria Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que alega que o corte no fornecimento foi necessário para manutenção da rede elétrica, após seguidos "gatos" dos presidiários. 

De acordo com a secretaria, os presos confeccionam resistências improvisadas, a partir de alumínio de marmitex, que provocam superaquecimento da fiação. A SAP lembra ainda que a diretoria do CDP tem feito trabalhos de conscientização da população carcerária, sobre os danos que a sobrecarga no sistema elétrico pode causar, além de efetuar rotineiras revistas nas celas, para retirar objetos proibidos.

Superlotação
A última atualização da SAP aponta que 1.372 presos estão no CDP de Piracicaba. A capacidade é de 512 detentos. No último mês de junho, o local ficou pouco mais de um mês sem receber presos pois o número de presos estava três vezes maior do que a capacidade.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou que está em andamento o plano de expansão que construirá, ao todo, 49 novas unidades prisionais no Estado de São Paulo, gerando mais 39.540 vagas. Sobre o caso específico de Piracicaba, a SAP informou que “encontra-se em trâmite o processo de construção de uma Penitenciária Masculina” na cidade.

EPTV.com - Eduardo Guidini

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Líder sem-teto ameaça equipe de repórteres do Grupo RAC

Páginas do bloco de anotações sobre o que foi apurado foram arrancadas e a líder do movimento rasgou e determinou que colocassem fogo

A equipe de reportagem do Grupo RAC foi ameaçada e hostilizada na tarde desta segunda-feira (01) pela liderança do grupo de invasores retirados no último dia 26 de julho do assentamento na Fazenda São Martinho de Itaguassu, localizado às margens da Rodovia Vinhedo-Viracopos, na região do Campo Belo, enquanto realizava a cobertura das condições precárias em que vivem os integrantes do movimento. Pela quarta vez os profissionais do Grupo RAC foram ameaçados por representantes do movimento. 

Após a operação de reintegração de posse da área do acampamento, na Fazenda Itaguassu, na última terça-feira, parte dos integrantes invadiu cerca de 20 casas vazias da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab), no Jardim Marisa, e um galpão da empresa construtora dos imóveis usado para guardar ferramentas. O pequeno galpão feito de madeira abriga pelo menos 14 famílias e mais de 40 pessoas, entre crianças, grávidas e idosos. O espaço foi dividido em cubículos de aproximadamente quatro metros quadrados e conta com apenas dois banheiros. 

Ao entrar em contato com um dos líderes do movimento, Antônio José Félix, a reportagem foi convidada a ir ao local para conhecer as condições precárias nas quais se encontram os assentados. A equipe esteve na invasão por volta das 13h e verificou a situação dos ocupantes. Algumas das famílias perderam parte do pouco que possuíam e sobrevivem atualmente com doações de roupas e alimentos feitas por moradores de bairros vizinhos. 

Enquanto era bem recebida pela maioria dos moradores, que chegaram a chorar enquanto falavam da condição de miséria em que estão vivendo — caso de Daniele de Paula que, após perder até o botijão de gás, panelas e talheres, sustenta os três filhos com alimentos que ganha de vizinhos —, a líder do movimento, que se identificou apenas como Olívia, chegou ao local e impediu a continuidade da reportagem com frases em tom de ameaça. “Onde o meu povo estiver, o Correio Popular não é bem-vindo”, disse. 

Não contente em impedir a continuação da apuração, a líder do movimento ameaçou a equipe. “Não é para publicar nenhuma matéria sobre nada ou ninguém daqui. Se alguma reportagem estiver no jornal amanhã (terça-feira), a gente vai se ver em outras oportunidades”, disse. As páginas do bloco de anotações sobre o que foi apurado foram arrancadas e a líder do movimento rasgou e determinou que colocassem fogo. 

Com orientação da equipe jurídica do Grupo RAC, e por entender que a liberdade de imprensa garantida aos jornalista foi desrespeitada, a equipe de reportagem procurou o 1º Distrito Policial (DP) para registrar o boletim de ocorrência (BO), de número 9803/2011, na tentativa de garantir o livre exercício da profissão em outras coberturas do caso.

Agência Anhanguera de Notícias

Número de doadoras do banco de leite diminui em Campinas

Na época em que se comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno, dados do Banco de Leite, que é centro de referência pára Campinas e região, apontam que o número de doações caiu 10% em relação a julho do ano passado. No mesmo período em 2010, o banco tinha 92 mães doadoras antes 83 este ano.

Apesar da baixa, essas mulheres forneceram mais leite. Em julho do ano passado, o estoque estava em 100 litros, volume mínimo adequado para manter os atendimentos. Em julho deste ano, a quantidade subiu para 121 litros. 

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Cláudia Sampaio, o centro precisa de doações constantes e a população deve ficar atenta a isso. "O ano inteiro teremos bebês na UTI, que precisam desse leite. A doação é fundamental", diz.

Além do leite materno, a coordenadora reforça a necessidade de doação de frascos de vidro com tampa plástica, que podem ser deixados na portaria da Maternidade de Campinas.

Band e Metro Campinas

Médicos da Santa Casa de Ribeirão Preto decidem manter atendimento pelo SUS

Início da suspensão estava previsto para segunda-feira (1º)

Os médicos da Santa Casa de Ribeirão Preto decidiram continuar com o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), durante uma reunião realizada com a direção do hospital, nesta segunda-feira (1º).

O corpo clínico previa o início da suspensão na sexta-feira (29), mas resolveu interromper a decisão e avaliar as propostas da prefeitura para resolver as reivindicações dos profissionais.

De acordo com o executivo, na úlitma sexta-feira, foram liberados R$ 511 mil ao hospital. O dinheiro foi repassado aos médicos, que estão com os salários de abril atrasados.

EPTV

PM de Campinas e Indaiatuba recebem tablets

A ferramenta tecnológica desenvolvida pela empresa MXT, com sede em Betim (MG), e que foi batizada de i-MXT, chegou a Campinas na semana passada

Até o fim do ano, todos carros da PM deverão receber a nova tecnologia(Foto: Janaína Maciel/AAN)

As 94 viaturas do 47º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), que atuam na Zona Sul de Campinas e em Indaiatuba, foram as primeiras do Interior a receber os tablets adquiridos pelo governo do Estado, em março. Os equipamentos eletrônicos, que prometem mais agilidade durante o atendimento de ocorrências, já estavam em testes na Capital, desde o ano passado. 

Até o fim do ano, todos carros da PM, que incluem o policiamento urbano, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária deverão receber a nova tecnologia. 

A ferramenta tecnológica desenvolvida pela empresa MXT, com sede em Betim (MG), e que foi batizada de i-MXT, chegou a Campinas na semana passada. 

Na segunda-feira, começou a instalação dos tablets, na sede do batalhão, que foi concluída ontem, um dia antes do previsto. Há quase 30 anos na PM, o tenente coronel Benedito Pereira Costa Junior, do 47 BPMI, disse que esse foi um dos principais avanços da instituição nos últimos tempos, mas frisou: “A PM se remodelou inúmeras vezes no último ano e essa evolução resulta nessas novas tecnologias”.

Felipe Forti Tonon - RAC

PM prende suspeito de estupro em Barão Geraldo

Suspeito foi detido em patrulhamento de rotina próximo a casa de uma das vítimas.

A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem suspeito de ser o estuprador que vinha amedrontando Barão Geraldo, Distrito de Campinas.

Valdecir Severino da Silva, de 46 anos, já era procurado pela justiça. Estava preso no complexo de Hortolândia por roubo e não voltou para o presídio após ter recebido o benefício da saidinha. No momento da prisão, estava dirigindo um Uno vermelho roubado com placas adulteradas na Cidade Universitária. O carro bate com a descrição das vítimas, que ainda não puderam fazer o reconhecimento do suspeito. Assim, ele permanecerá preso.

O caso será investigado pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais). 

Com informações da TVB e BAND

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Insegurança aumenta com maior movimento em Viracopos

Nos primeiros seis meses deste ano, os registros em Viracopos somaram 440 ocorrências (73 por mês)

Viracopos precisa de mais policiamento
(Foto: Janaína Maciel/AAN)
O número de ocorrências policiais registradas pela delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, vem aumentando na mesma proporção em que cresce o movimento de passageiros que embarcam e desembarcam no terminal. Durante os 12 meses de 2010 foram 540 boletins de ocorrência (média de 45 por mês). Nos primeiros seis meses deste ano, os registros somaram 440 ocorrências (73 por mês). Já o número de passageiros vem batendo sucessivos recordes e chegou a 3,5 milhões de janeiro a junho deste ano, 45,7% maior em relação ao mesmo período de 2010. O aeroporto é o nono mais movimentado do País.

A maioria das ocorrências está ligada a furtos, dentro do saguão do aeroporto e em seu entorno. Artigos eletrônicos, como notebooks, máquinas digitais e celulares, são os principais alvos dos ladrões. Malas, capacetes de motociclista e carteiras também são levadas com frequência. Outra parte das ocorrências são furtos em veículos estacionados, muitos de forma irregular, ao redor do terminal.

Segundo especialistas em segurança pública, o aumento dos registros criminais era previsível com o crescimento do movimento no aeroporto, o que poderia ter levado a uma programação de ações preventivas. Mas, segundo o delegado Marco Antonio Evangelista, plantonista em Viracopos, um outro fator gera aumento no fluxo de pessoas e pode contribuir para o aumento das ocorrências no local: moradores de bairros do entorno estão usando agências bancárias e a lotérica para pagar contas e fazer outros serviços. Com isso, eles não precisam ir até o Centro da cidade. “Viracopos se tornou um aeroporto muito movimentado e acabou atraindo pessoas que não são passageiros.”

O delegado afirmou que muitos caminham de bairros como São Domingos, Campo Belo e Vida Nova até o aeroporto. “Muitos vêm aqui para utilizar os serviços, porém, outros aproveitam para cometer delitos”, disse Evangelista. A estimativa é de que cerca de 25 mil pessoas passem por dia pelo aeroporto. Desse total, 20 mil são passageiros.

Luciana Felix - Agência Anhangüera de Notícias

Mais dois ataques a caixas eletrônicos na região

Por volta da 1h20, um caixa do Itaú foi explodido na altura do Km 130 da Rodovia D. Pedro I


Três terminais foram explodidos e os equipamentos estavam localizados dentro de dois estabelecimentos comerciais
(Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN)

Mais três caixas eletrônicos foram alvos de bandidos na região. Somente na madrugada deste domingo, 31, três terminais foram explodidos em Campinas e Jaguariúna e os equipamentos estavam localizados dentro de dois estabelecimentos comerciais. 

Em Campinas, seis assaltantes invadiram o estacionamento da loja Leroy Merlin, na Rodovia D. Pedro I (SP-065) por volta das 2h e explodiram o caixa eletrônico. 

Segundo informações constantes no boletim de ocorrência, o vigilante J. C. L. informou que estava na viatura em patrulhamento quando ouviu a explosão e avistou várias pessoas no caixa eletrônico. Na tentativa de impedir o assalto, o vigilante relatou que disparou diversas vezes contra os bandidos, que revidaram. L. disse ainda que teve que se esconder para não ser atingido pelos tiros. A perícia foi acionada. A quantia levada pelos bandidos não foi divulgada. 

Ao fugirem, os assaltantes abandonaram uma blusa preta, um alicate de pressão e um pé de cabra. 

Os policiais militares ainda recolheram sete cápsulas calibre 45, duas de calibre 380 e três de calibre 9mm, todas deflagradas. O caixa eletrônico do banco Itaú ficou completamente destruído. A reportagem do Correio Popular entrou em contato com a loja ontem à tarde, mas foi informada por uma funcionária que o responsável para comentar o assunto não estava. 

Uma hora e meia depois, em uma outra ação com uso de explosivos, dois assaltantes explodiram dois caixas eletrônicos que ficam dentro do frigorífico Seara, na Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340), em Jaguariúna. Os bandidos chegaram ao local por volta das 3h30 da manhã, e renderam o porteiro e o vigilante. Os funcionários foram amarrados e ficaram presos dentro da portaria. Os dois assaltantes encapuzados e armados com pistolas, explodiram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Santander e em seguida fugiram em um carro. 

A quantia roubada não foi divulgada. Foram encontrados espalhados no chão do estabelecimento cerca de R$ 5,4 mil em dinheiro. Algumas notas estavam danificadas. 

A assessoria de imprensa da Seara informou, por meio de nota, que prefere não se manifestar sobre o fato. O órgão informou ainda que o caso está sendo investigado pela polícia e a empresa não tem nada a acrescentar no momento.

Luciana Brunca - RAC

Ribeirão Preto: usuários do transporte coletivo pagarão R$0,20 a mais por passagem

Quem usa duas passagens por dia terá gasto de R$8 a mais por mês

O transporte coletivo está mais caro a partir desta segunda-feira (1º). Os mais de três milhões de usuários mensais do transporte coletivo vão pagar R$0,20 a mais por passagem em Ribeirão Preto. O bilhete único sofreu reajuste de R$2,40 para R$2,60 e o integrado passa de R$ 2,60 para R$ 2,80.

Os aumentos, 8,33% para bilhetes únicos e 7,69% para o integrado, foram aprovados na última sexta-feira (29), 21 dias após pedido de reajuste ser protocolado pelas empresas Turb, Rápido D'Oeste e Transcorp, responsáveis pelo transporte da cidade. 

O pedido foi analisado pela Contur, Conselho Municipal e prefeita Dárcy Vera e está quase abaixo do pedido pelas empresas comissionadas, que queriam aumentar em 15% o valor das passagens, subindo para R$ 2,76. Este valor estava baseado no cálculo total da planilha de custos do Sindicato. 

Segundo o Sindicato Patronal, o valor final é referente ao aumento de diversas diretrizes: salário dos motoristas (9,5%), valor na compra de veículos novos (17%), combustível (4,5%), fiscalização e ISS (4%) e mão de obra (9,5%).

Em 2010, os patrões reivindicaram R$ 2,45, mas a empresa de trânsito autorizou R$ 2,40. Em 2009, a tarifa calculada pela Transerp foi de R$2,35 e fechada em R$2,30. O valor de R$ 2,76 é baseado no cálculo total da planilha de custos do Sindicato e poderá ser arredondado, para mais ou para menos, para facilitar o troco. 

A Transerp disse em ano que a nova tarifa é uma das menores do Estado de São Paulo em comparação com cidades do mesmo porte habitacional.

Em 2010, a reivindicação do valor foi de R$ 2,45, mas a empresa de trânsito autorizou R$ 2,40. Em 2009, a tarifa calculada pela Transerp foi de R$2,35 e fechada em R$2,30. A frota de ônibus de Ribeirão Preto, que hoje é de 312 veículos, recebeu 29 unidades novas no último ano. Circulam pela cidade 75 linhas, além do “Leva e Traz” que é custeado pelas empresas. São, segundo o Sindicato, cerca de três milhões de passagens por mês. 

Mais gastos
Os usuários do transporte coletivo que utilizam os ônibus cinco vezes por semana, ida e volta, gastarão R$ 8 a mais por mês. São R$96 por ano, valor referente a mais de um terço do valor de uma cesta básica no estado de São Paulo (R$ 268,52 segundo último levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese).

Para a vendedora Roberta Adriana Valim Rossi, 31 anos, o valor dobra. Ela tem que usar quatro passagens de ônibus por dia e desembolsará R$16 a mais por mês, R$192 por ano. “Não acho justo pagarmos pelo aumento de salário dos motoristas se saímos perdendo com problemas como superlotação, falta de ônibus etc”, reclama.

Usuários reclamam
Problemas com atrasos, superlotação e falta de ônibus são os mais comuns. "É um caos o Ipiranga e o Ribeirão Verde, tem pessoas quase saindo pelas janelas. Infelizmente é sempre a população quem paga”, escreveu a internauta Renata no site do EPRibeirão. "O transporte coletivo de Ribeirão Preto é péssimo. Não há ônibus suficiente, não há integração com os bairros. Muito caro para uma péssima prestação de serviço”, comentou também a internauta Daniela.

“Seria válido se o sistema de transporte fosse melhor, mas não é. Às vezes passo de duas a três horas para chegar a algum lugar. Muitas pessoas se preocupam, além do preço, com benefícios”, reclamou a auxiliar de marketing Lilian Flávia Magalhães.

O internauta Aislan reclama que pega ônibus sucateados. “Os ônibus quebram a todo momento. Um amigo meu foi puxar a corda para descer no ponto e a mesma saiu em sua mão. Isso é decepcionante e frustrante”, escreveu.

Segundo o presidente do Sindicato Patronal, Luis Gustavo Guimarães Vianna, corredores exclusivos para ônibus resolveriam o problema. "Os ônibus têm GPS, então sabemos que eles estão atrasados. Atribuímos os atrasos ao trânsito. Não adianta colocarmos mais ônibus nas ruas se não existem corredores exclusivos para dar mais agilidade", explicou.

EP Ribeirão

Queimadas urbanas contribuem para quedas de energia elétrica

Conheça os direitos de quem sofre com interrupções no fornecimento

Não é só em época de chuvas e tempestades que o fornecimento de energia elétrica sofre interrupções. Durante a estiagem, vários fatores como as queimadas urbanas também contribuem para isso.

Com várias reclamações em todo o Estado, o Procon está alertando os consumidores sobre os direitos de quem sofre interrupções no fornecimento.

Em casos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos queimados, em função da queda de energia elétrica, o consumidor pode entrar em contato com concessionária de energia, que presta serviço em sua cidade, solicitando o ressarcimento. Deve também registrar o fato através da concessionária para atendimento como: internet, telefone ou pessoalmente no prazo de até noventa dias. Especifique quais os equipamentos foram danificados.

A empresa deverá abrir processo específico de indenização. Segundo o Procon, a concessionária terá 10 dias corridos para inspecionar o equipamento danificado, um dia se o equipamento for para acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos, 15 dias para apresentar, por escrito, resposta ao pedido e 20 dias para providenciar o ressarcimento.

A empresa deve informar ao consumidor a data e o horário aproximado da inspeção. Caso não ocorra essa vistoria, o prazo para resposta será de 15 dias contados da data da solicitação do ressarcimento. O consumidor não pode tentar consertar o equipamento e se tiver dificuldades em registrar o pedido de ressarcimento, ou em ser atendido nos prazos pode procurar o Procon.

Em Ribeirão Preto, o órgão fica na rua Minas, número 353, nos Campos Elíseos. O telefone é o 0800-772 9198.

EP Ribeirão

Santa Casa decide nesta segunda (1º) se atende pacientes do SUS

Suspensão estava prevista para esta sexta-feira (29)

Os médicos da Santa Casa devem decidir nesta segunda-feira (1º) se param ou não o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A suspensão, que estava prevista para começar nesta sexta-feira (29), foi adiada depois de uma nova proposta feita pela prefeitura, e que será discutida entre o provedor do hospital e os médicos.

De acordo com o executivo, ainda nesta quinta-feira, foram liberados R$ 511 mil ao hospital – esse dinheiro deve ser repassado aos médicos, que estão com os salários de abril atrasados.

EPTV