quinta-feira, 28 de julho de 2011

Emdec realiza 3º leilão de veículos nesta sexta (29)

No leilão da Emdec estarão disponíveis 488 lotes, sendo 157 automóveis e 331 motos

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza na próxima sexta-feira (29) o terceiro leilão de veículos do pátio. O leilão será realizado pela 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). No leilão estarão disponíveis 488 lotes, sendo 157 automóveis e 331 motos. A visitação aos lotes pode ser realizada a partir desta quinta (28), das 8h às 16h30; e na sexta, das 8h às 10h. 

A Emdec disponibilizou dois pontos de visitação, sendo que um deles é o próprio Pátio da Empresa que fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São João e o outro na Sede da Emdec, na Vila Industrial. Os interessados em apreciar as motos deverão se dirigir ao Pátio antes do leilão. Não é necessário o cadastramento prévio para a visitação dos lotes; ou mesmo para a participação no leilão, porém o interessado tem que ser maior de idade. 

Vale ressaltar, que os veículos que vão a leilão não possuem autorização para circulação, por isso só podem ser utilizados como sucata. 
2011 

O leilão dessa sexta-feira (29) será o terceiro realizado em 2011. O primeiro ocorreu no dia 12 de abril. Foram comercializados 304 lotes, sendo 218 motos e 86 carros. O segundo aconteceu em 27 de maio. Na ocasião, foram 325 lotes.

Portal RAC 

Exposição em São Carlos presta homenagem aos 70 anos da FAB

Museu da Tam expõe 29 obras assinadas por artistas da Abrarta



O Museu da Tam em São Carlos realiza até 20 de agosto uma exposição com 29 obras assinadas por artistas membros da Abrarta (Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial), instituição criada há 13 anos para divulgar a aeronáutica por meio das artes plásticas.

Os quadros especialmente criados para a exposição retratam marcos da trajetória da Força Aérea Brasileira, com destaque para suas realizações, missões e aeronaves.

Uma dica para o visitante é combinar a exposição das obras com os próprios aviões da FAB que integram o acervo do Museu Tam – caso do P47 Thunderbolt, do Gloster Meteor, do DHC-5 Buffalo, entre outros. Um dos mais recentes, o bimotor a jato Hawker Siddeley HS-125, foi doado pela FAB e colocado em exposição em março deste ano.

O museu conta ainda com uma réplica do 14-Bis, um espaço voltado para crianças, simulador de voo, uma área de motores e mostra com 60 uniformes antigos da aviação.

Serviço:
Exposição “70 Anos da Força Aérea Brasileira”
Onde: Museu da TAM 
Quando: Até 20 de agosto
Funcionamento: De quarta a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).
Rodovia SP 318, km 249
Ingressos: R$ 25 (com meia-entrada de R$ 12,50 para estudantes e pessoas de 60 a 65 anos)
Idosos a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam
Informações: (16) 3306-2020

EPTV

Incêndio destrói 60 hectares de cerrado, plantações e matas

Chamas começaram em Analândia e foram controladas após cerca de 25 horas

Após 25 horas, os bombeiros conseguiram controlar um incêndio que destruiu cerca de 60 hectares entre cerrado, plantações e matas de Analândia e São Carlos, na região Central do Estado de São Paulo. Confira o vídeo ao lado.

Moradores da região se juntaram aos bombeiros em um mutirão de combate às chamas. Caminhões pipa e tratores também foram usados.


O incêndio começou na zona rural de Analândia e o vento espalhou as chamas por três fazendas, até chegar às margens da Rodovia Washington Luís, em São Carlos.

O prejuizo à natureza só não foi ainda maior porque uma estrada de terra serviu como uma barreira natural, impedindo que fogo alcançasse uma plantação de eucalipto.

Assustados, muitos animais tentaram fugir. Por pouco, as chamas não atingiram uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.

O Corpo de Bombeiros ainda não sabe o incêndio foi criminoso, mas a estiagem pode ter sido a causa da queimada. A orientação é se manter longe das áreas em chamas.

EPTV

Infraero lança nova versão de aplicativo gratuito para celular

Passageiro pode saber distância de onde está até o aeroporto e a previsão do tempo do destino

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) lançou uma nova versão do aplicativo para passageiros que utilizam smartphones e que buscam informações sobre suas viagens pelo celular. Além de consultar a situação de chegadas e partidas em 50 aeroportos, o usuário poderá saber a distância de um ponto em que ele está até o aeroporto e a previsão do tempo na cidade. Outra facilidade oferecida é compartilhamento dessas informações pelas redes sociais e por mensagens de celular e email.

Download
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para smartphones, como o iPhone e aparelhos que utilizam os sistemas Java, Blackberry e Android, na página www.infraero.gov.br/fiquepordentro.

EPTV

União gay contraria 55% dos brasileiros, diz Ibope

Maioria de 55% dos brasileiros é contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a união estável entre pessoas do mesmo sexo

Uma maioria de 55% dos brasileiros é contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Mas o tema divide a população: 52% das mulheres são a favor e 63% dos homens são contra. As opiniões variam muito em função da religião, idade e escolaridade. 

A pesquisa, à qual a reportagem teve acesso, foi feita pelo Ibope Inteligência entre 14 e 18 de julho. Foram entrevistados pessoalmente 2 mil brasileiros de todas as regiões, seguindo as cotas de distribuição por idade, sexo e classe de consumo. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os resultados podem ser extrapolados para toda a população. 

A decisão do STF coincide com o que pensam os brasileiros com menos de 40 anos e contraria os mais velhos. O apoio à união gay varia de 60% entre os jovens de 16 a 24 anos a 27% entre aqueles com 50 anos ou mais. 

A tolerância cresce com a escolaridade. A aceitação da união entre homossexuais é quase a metade entre quem cursou até a 4.ª série do fundamental (32%) em comparação a quem fez faculdade (60%). O mesmo ocorre com as classes de consumo. Nas classes D e E, 62% são contra. A taxa de rejeição cai para 56% na classe C e fica em 51% na soma das classes A e B. Isso se reflete nas diferenças geográficas. 

Nada divide mais a opinião dos brasileiros sobre o assunto que a religião. Entre os 60% de brasileiros católicos (50% a 50%) e entre os 12% de ateus/agnósticos (51% de apoio) há um racha de iguais proporções. Entre espíritas e adeptos de outras religiões não cristãs, o apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo chega a 60%. 

Quem desequilibra as opiniões contra a união estável homossexual são os evangélicos/protestantes. Com peso de 23% no total da população em idade de votar, eles são esmagadoramente contrários à decisão do STF: 77%. Apenas 23% concordam com os ministros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado

terça-feira, 26 de julho de 2011

Sumaré completa 143 anos com festas para a população

A cidade de Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), comemora nesta terça-feira (26) o aniversário de 143 anos de fundação

A data oficial de aniversário de Sumaré é o dia 26 de julho, Dia de Sant’Ana
(Foto: Janaína Maciel/AAN)
A cidade de Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), comemora nesta terça-feira (26) o aniversário de 143 anos de fundação e, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, preparou mais de um mês de festividades para a população. No total, foram 59 atividades oficiais de aniversário, iniciadas no dia 9 de julho. Os trabalhos prosseguem até o dia 20 de agosto, quando será realizada a formatura dos novos guardas municipais. 

A data oficial de aniversário de Sumaré é o dia 26 de julho, Dia de Sant’Ana — a padroeira da cidade —, mas a Prefeitura organiza, anualmente, um calendário alusivo às comemorações durante os meses de julho e agosto, contemplando uma série de atividades e serviços de interesse da população sumareense. “Preparamos uma agenda bastante diversificada. Além de entrega de serviços e inaugurações, teremos um agenda cultural rica”, afirma o Secretário Municipal de Comunicação, Celso Oliveira. 

Alguns dos destaques da programação — voltados para as áreas de saúde, habitação e bem estar dos moradores — são a entrega de um laboratório de informática, de centros regionais de saúde e o início do Programa Municipal de Combate às Drogas. “Ainda vamos fazer a entrega de 101 lotes de uma área que está há 20 anos para ser regularizada. Esta é a quinta área desde o início do governo atual”, afirma. 

A agenda cultural também é extensa. “No dia 8 de agosto teremos um festival de curtas argentinos e uma oficina de roteiro. Também haverá a exibição de vários filmes nacionais e internacionais”, diz Oliveira. 

26/07 — I Semana Cultural do Matão 

9h - Oficina de street dance e dança contemporânea 
10h - Teatrando na escola 
15h - Oficina de hip-hop 
Local: Centro Cultural do Matão - Avenida Emílio Bosco, 1.604 - Jardim Santa Clara. 

26/07 — Local: Igreja Matriz Sant’Ana - Praça da República, 350 - Centro 

10h - Missa em Louvor a Sant’Ana 
19h - Orquestra Filarmônica 
19h - Festa em Louvor a Sant’Ana

Inaê Miranda

Viracopos bate movimento de 21 capitais brasileiras

Ao todo 3,5 milhões de pessoas passaram pelo terminal, superando índices de cidades mais populosas como Recife e Fortaleza

Aeroporto é o 9º no ranking de passageiros do País
(Foto: Edu Fortes/AAN)

O movimento de passageiros no Aeroporto de Viracopos no primeiro semestre deste ano foi maior do que o registrado em 21 capitais brasileiras. Ao todo 3,5 milhões de pessoas passaram pelo terminal, superando índices de cidades mais populosas, com perfil mais turístico, como Recife (PE) e Fortaleza (CE), e tidos como destino de lazer de negócios como Curitiba (PR) e Manaus (AM). 

O resultado coloca Viracopos em nono lugar no ranking dos aeroportos mais movimentados do País, com crescimento de 45,7% em relação ao mesmo período de 2010. 

Recife, por exemplo, que tem mais de 1,5 milhão de habitantes e está inserida em uma região metropolitana com 3,7 milhões de moradores, teve 3,1 milhões de passageiros no Aeroporto dos Guararapes. Curitiba, uma das cidades mais importantes do Sul do Brasil, teve 3,3 milhões de passageiros. O município tem 1,7 milhão de moradores (3,2 milhões na área metropolitana). Em Campinas, são 1 milhão de pessoas e 2,7 milhões na região metropolitana — todos os dados, segundo o último Censo do IBGE. 

O movimento no terminal de Viracopos fica atrás apenas de aeroportos dos principais centros econômicos e populacionais do País, como Cumbica (Guarulhos), Congonhas (São Paulo), Juscelino Kubitschek (Brasília) e Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro). Os dados são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Luciana Felix Agência Anhangüera de Notícias 

Identificados autores de latrocínio da Vila 31 de Março

Os nomes dos assaltantes são Felipe Hebert da Silva Siqueira e Guilherme Maxiliana Leite

Guilherme Maxiliana Leite e Felipe Hebert da Silva Siqueira
(Foto: Portal RAC)

O delegado do 1° DP, Maurício Lucenti Geremonte, divulgou, nesta terça-feira (26), nome e foto de dois assaltantes que participaram do assalto que vitimou Diogo Marcio Tognoni, no dia 20 de julho, na Vila 31 de Março, em Campinas. Felipe Hebert da Silva Siqueira, de 19 anos e Guilherme Maxiliana Leite, de 18 anos, foram reconhecidos depois de tentarem vender um notebook furtado no assalto. Segundo informações do delegado, Felipe Siqueira foi quem atirou em Diogo. Ambos estão foragidos.

Ao tentarem vender o notebook roubado da empresa, a dupla foi reconhecida e uma denúncia foi feita. Com o nome dos acusados, fotos foram mostradas a funcionários da empresa que puderam identificar os bandidos.


Relembre o caso
O auxiliar administrativo Diogo Marcio Tognoni, 23 anos, foi morto com quatro tiros no dia 20 de julho durante um assalto à empresa que trabalhava, a Onide Construção, Pintura e Elétrica, na Rua Carlos Serra do Amaral, na Vila 31 de Março, em Campinas. 

Segundo a Polícia, os ladrões invadiram o local porque pensaram que era dia de pagamento do adiantamento dos funcionários, já que havia um grande movimento pessoas, que estavam ali, na verdade para entrevistas de emprego. Os dois homens, um deles armado, aproveitaram o momento em que um dos funcionários abriu o portão para entrada de um dos candidatos às vagas para invadir o local. 

Tognoni foi confundido pelos bandidos com o dono da empresa. Segundo a Polícia, assim que entraram, os ladrões renderam o pessoal que estava do lado de fora e também funcionários que foram levados para um cômodo nos fundos da empresa. Tognoni e uma outra funcionária foram mantidos na sala em que trabalhavam com um dos ladrões que exigiu que ele entregasse o dinheiro do suposto vale.

O auxiliar disse que não havia nenhum dinheiro na empresa. Os ladrões então pegaram um notebook que estava em cima da mesa, um nextel e a bolsa da funcionária e atirou. Os tiros acertaram a região do tórax, braços e pernas do auxiliar. Os ladrões fugiram a pé e, segundo vizinhos, teriam entrado em um carro velho marrom. A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) investiga o caso.

RAC

Faculdade de Medicina de Jundiaí divulga datas do Vestibular 2012

Inscrições serão realizadas a partir de 22 de agosto

A FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) divulgou as datas do Vestibular 2012. Serão oferecidas 60 vagas para o curso de Medicina.

As inscrições serão realizadas de 22 de agosto a 7 de novembro, somente pelo site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição será de R$ 100, e poderá ser recolhida em qualquer agência bancária.

As provas serão realizadas nos dias 11 e 12 de dezembro, às 14h. No primeiro dia, os candidatos responderão questões objetivas de conhecimentos gerais. No segundo, farão uma prova de conhecimentos específicos e redação. A duração de ambas será de quatro horas.

O resultado será divulgado no dia 5 de janeiro. Os candidatos convocados na 1ª chamada farão matrícula nos dias 9 e 10 de janeiro.

Confira todas as informações deste vestibular no edital.

EPTV.com - Marcos Paulino

Parado, Hospital do Olho deixa de atender até 1,2 mil pacientes por mês

Local não está funcionando desde o começo do ano por falta de repasse do governo estadual

O Hospital do Olho de Monte Azul Paulista está parado desde o começo do ano por falta de repasse de verbas do governo do Estado. O corte aconteceu pois a especialidade passou a ser atendida no AME, Ambulatório Médico Especializado de Barretos.

Antes da paralização, o hospital recebia 1,2 mil pacientes do SUS por mês, de 19 cidades da região. Pela alta demanda, a direção decidiu ampliar o local para dobrar o atendimento, porém, o governo estadual cortou o repasse mensal de R$ 80 mil.

“A gente tem capacidade de efetuar cirurgias de transplante de córnea, de glaucoma, retina, mas tivemos que cessar nosso atendimento por falta de verba”, afirmou Fábio Henrique Ribeiro, administrador do Hospital do Olho.

Segundo a direção do hospital, foram investidos pelo menos R$ 1 milhão em reformas. A paralização dos atendimentos prejudicou os moradores de Monte Azul e região. “Prejudicou muito a população pois hoje não tem onde fazer atendimento de oftalmologia. Existem pessoas que estão esperando dois, três anos para fazer cirurgia de catarata e não tem o atendimento nessa área”, lamentou Paulo Sérgio David, diretor do hospital.

Governo do Estado
Em visita à cidade de Luiz Antonio neste fim de semana, o governador Geraldo Alckmin falou sobre o assunto. “Nós vamos verificar que todo serviço excedente e que seja mais próximo fique em Monte Azul Paulista”, comentou.

Para voltar a funcionar, a direção quer que o hospital seja incluído em uma rede do governo federal de atendimento dos olhos. Segundo o Ministério da Saúde, o cadastro de hospitais que vão participar da rede ainda não foi concluído.

EPTV.com - João Fagiolo

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Consultoria seleciona portadores de deficiência para 86 vagas


Cargo é de caixa bancário, com salário de R$ 1.450; em Ribeirão Preto, há 15 oportunidades

A Plura Consultoria e Inclusão Social está recrutando portadores de deficiência para ocupar 86 vagas de caixa bancário em diferentes unidades de uma instituição financeira espalhadas pelo interior de São Paulo. O maior número de oportunidades se concentra em Ribeirão, com 15 vagas. Araraquara, Campinas, Piracicaba, entre outras cidades da região, também têm postos em aberto.

O salário é de R$ 1.450 com benefícios como vale-transporte e alimentação, assistência médica e odontológica. Os requisitos básicos são ensino médio completo e conhecimentos básicos de informática. É recomendável ter experiência na área de atendimento.

Interessados devem entrar em contato com a Plura pelo telefone (11) 3206-4455, pelo site ou email da empresa, bancos@plura.com.br.

Serviço
Plura Consultoria e Inclusão Social
Vagas: 86
Cargo: caixa bancário (para portadores de deficiência)
Benefícios: R$ 1.450, vale-transporte e alimentação, assistência médica e odontológica
Requisitos: ensino médio completo; conhecimentos em informática; desejável experiência na área
Informações para recrutamento: (11) 3206-4455, pelo site ou email bancos@plura.com.br

Confira onde há oportunidades:
Araçatuba – 6 vagas
Araraquara – 8 vagas
Assis - 4 vagas
Bauru - 8 vagas
Botucatu – 4 vagas
Campinas – 2 vagas
Hortolândia – 1 vaga
Indaiatuba – 1 vaga
Itapetininga – 1 vaga
Limeira – 4 vagas
Marília – 4 vagas
Piracicaba – 2 vagas
Pirassununga – 2 vagas
Ribeirão Preto – 15 vagas
Rio Claro – 4 vagas
Santa Barbara D’Oeste – 3 vagas
São José do Rio Preto – 6 vagas
Sorocaba – 8 vagas
Sumaré – 2 vagas
Vinhedo – 1 vaga

EPTV

Acordo entre CPFL e Ministério Público deve garantir o fim dos apagões

Reclamações de moradores de Nova Europa e Gavião Peixoto motivaram assinatura de TAC


A CPFL vai assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para acabar com o problema dos apagões em Nova Europa e Gavião Peixoto, na região Central do Estado de São Paulo.

O pedido foi feito pelos vereadores das cidades que fizeram protestos depois das reclamações de moradores sobre as constantes quedas de energia.

No documento, que deve ser assinado na próxima semana, a empresa se responsabiliza a fazer um levantamento dos problemas dos postes, a iniciar uma campanha contra queimadas e criar programas de podas de árvores com as prefeituras de Nova Europa e Gavião Peixoto. A CPFL tem até o dia 30 de setembro para dar uma resposta para o promotor.

O gerente de distribuição da empresa, Ocimar Benzati, disse que vai intensificar a manutenção das redes. Como a maior causa das quedas de energia são as quedas de galhos de árvores, o trabalho com as prefeituras será melhorado.

Para cada item não cumprido, a companhia será multada em R$ 10 mil. Apesar da CPFL dizer que já vem realizando melhorias, para o promotor Raul de Mello Frando Júnior as reclamações mostram que o serviço ainda deixa muitos consumidores insatisfeitos.

Na próxima quarta-feira (27), a empresa deve assinar um novo TAC para resolver os problemas nos postos de pagamento das contas.

EPTV

Circo Chinês traz superprodução de US$ 5 milhões a Ribeirão

Espetáculo está em São Paulo e chega ao Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, no dia 11 de agosto


Para os especialistas, o circo ocidental é uma criação do Império Romano. Tanto que o termo "pão e circo" vem da Roma antiga, onde o famoso Circus Maximus divertia a população ainda no século 6 a.C.

Entre as atrações, havia corridas de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações de animais selvagens e engolidores de fogo. Destruído por um grande incêndio, o anfiteatro foi substituído séculos depois pelo Coliseu.

Porém, no extremo oriente do planeta, os chineses também desenvolviam técnicas circenses que datam da dinastia Qin e Han (221 a.C. a 220 d.C). Muitas dessas técnicas estão presentes até hoje nas escolas que ensinam esta arte milenar às novas gerações.

E uma das companhias mais renomadas da China vai se apresentar pela primeira vez em Ribeirão Preto no dia 11 de agosto. Antes, a reportagem conferiu o Circo da China (Shenyang Acrobatic Troupe) no primeiro show da turnê "Sky Mirage II", no Credicard Hall de São Paulo. O espetáculo, que passa por oito cidades do país, comemora os 60 anos da companhia.

"O circo oriental já tem três mil anos de tradição. A diferença é que, enquanto o [circo do] ocidente traz mais animais e palhaços, na China, os artistas trabalham com utensílios domésticos e coisas do dia a dia", explica An Ning, presidente do Circo da China desde 1997.

Elenco
Em entrevista coletiva horas antes da apresentação no Credicard Hall, An falou um pouco sobre o método de trabalho do Shenyang Acrobatic Troupe, que também funciona como escola.

O presidente conta que os artistas começam sua rotina de treinamento ainda crianças, quando integram a equipe como alunos em regime de internato. Após 10 anos passam a fazer parte do elenco oficial. No Sky Mirage são 12 crianças menores de 16 anos.

An ressalta que, além de treinos diários, a garotada também assiste a aulas normais para não ficarem longe dos estudos. As visitas dos pais são nos finais de semana.

A companhia conta atualmente com 200 pessoas, entre artistas e equipe técnica. Para o espetáculo que vem a Ribeirão Preto, 45 artistas se dividem no palco. São 15 números apresentados, entre eles o diabolo, brinquedo tradicional chinês, a roda gigante, mergulhos na argola e muitas acrobacias e contorcionismos.

O presidente do Circo afirma que para participar da trupe é realizada uma seleção nacional e as vagas são bem disputadas. Fundado em setembro de 1951, o Circo da China é a mais antiga companhia de profissionais das artes acrobáticas em circulação no país após a fundação da República Popular.

Porém, o circo também vem se adaptando às mudanças econômicas da China comunista. Cada vez mais internacional, a companhia quer agradar o público ocidental.

"Podemos dizer que é 20% tradição e 80% modernidade", comenta An Ning, com a ajuda de uma intérprete.

Jornal A Cidade

Polícia recupera equipamento roubado do Grupo RAC

Fotógrafo e motorista da Rede Anhanguera de Comunicação foram assaltados enquanto faziam reportagem na Estrada do Ramalhete

A Polícia Militar da 1ª Cia localizou na noite desta sexta (22) o equipamento fotográfico de um funcionário do Grupo RAC, assaltado nesta quinta (23) enquanto fazia uma reportagem na Estrada do Ramalhete, mais conhecida como Estrada do Fogueteiro, próximo ao Aeroporto de Viracopos. 

Segundo informações da Polícia Militar, o equipamento foi localizado em uma construção no bairro Novo Itaguaçu, junto com os documentos das vítimas, através da denúncia de um informante da polícia no bairro. Para o resgate do material foram deslocadas três viaturas. 

O fotógrafo A.P., de 63 anos, e o motorista do Grupo RAC, J.R.T., de 54, foram vítimas do assalto enquanto trabalhavam em uma matéria que retratava a habitual quantidade de roubos de veículos no local, que serve como desvio de pedágio entre os municípios de Vinhedo, Indaiatuba e Campinas. 

O carro do jornal estava estacionado na estrada de terra e o motorista aguardava o repórter fotográfico fazer imagens da área quando foram abordados por dois rapazes - um menor de idade - que surgiram armados de dentro do matagal. 

O garoto, que não estava encapuzado, tomou o veículo do jornal e seguiu em direção ao sítio onde foi descoberto um desmanche de automóveis e onde foi encontrado o carro do jornal, no final da tarde de anteontem. 

Os bandidos deixaram as vítimas no local que conseguiram voltar para estrada e pedir ajuda a um individuo que passava pela estrada. 

Com a ajuda de informantes moradores do bairro, a PM conseguiu capturar o menor envolvido no roubo e um suspeito. Ambos foram levados para a 5ª Delegacia de Polícia de Campinas e foram liberados em seguida. A Polícia Civil dará continuidade às investigações.

Agência Anhanguera de Notícias 

Lago do Café em Campinas sofre com descaso e abandono público

O mato alto domina a área de 330 mil metros quadrados do parque, principalmente na área onde estavam confinadas as capivaras.

Mato alto, abandono e descaso no cenário do Lago do Café
(Foto: Érica Dezonne/AAN)


Em plena época de estiagem, favorável para a capinagem, o Lago do Café dá visível demonstração da sua situação de abandono em que se encontra.

Enquanto a licitação para contratar uma empresa especializada para exterminar o carrapato estrela da área contaminada, o mato alto cresce por toda a área de 330 mil metros quadrados do parque, principalmente nos 2,5 mil m² onde estavam confinadas as capivaras.

A vegetação rasteira tem ultrapassado os limites do alambrado, o que transmite ainda mais a sensação de desleixo no parque localizado entre a Avenida Doutor Heitor Penteado e a Rua Jorge Figueiredo Corrêa, no bairro Taquaral.

A área está interditada para a visitação do público desde 2008 para o combate do ácaro, responsável pela transmissão da febre maculosa. Três pessoas infectadas no Lago do Café morreram vítimas da doença, inclusive um funcionário da Prefeitura.

Natan Dias RAC