segunda-feira, 28 de junho de 2010

Grupo de sem-terras permanece acampado em Campinas

Equipe Olhar Atento

Um grupo de 180 famílias de agricultores sem terra ligados à Federação da Agricultura Familiar (FAF), entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), ainda permanece acampado na Área de Preservação Ambiental (APA) de propriedade da União, localizada na estrada Carlos Gomes, em Campinas,

A área fica ao próximo ao Hotel Solar das Andorinhas e da estação Desembargador Artur Furtado, um dos locais de passagem do trem turístico Maria-fumaça que liga Campinas a Jaguariúna.

Aproximadamente 60 barracos foram montadas ao lado dos trilhos. Existe ainda a previsão de que mais 30 famílias cheguem nos próximos dias vindas de Americana onde estão acampados provisoriamente em um assentamento para a reforma agrária.

Em contato com Paulo Jesuíno de Oliveira, um dos coordenadores do movimento, explicou que as famílias deverão ficar instaladas nesta área de Campinas até que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) interceda para que haja a indicação de uma nova área para ocupação.

Segundo Jesuíno, todas as famílias que ali se encontram já estão cadastradas desde março no Incra e, por isso, recebem cestas básicas mensais. O objetivo do grupo é apenas ter um local para ficar até que o INCRA resolva sua situação. Jesuino disse: “Quando indicarem uma nova área no Estado de São Paulo, a gente sai daqui”.

Jesuíno, agradece a receptividade do INCRA, porém pede para que o órgão acelere o processo para que as famílias ali acampadas sejam instaladas dignamente em outro local.

Outra preocupação dos coordenadores é com as crianças que estão no acampamento, para que não percam aulas. Os responsáveis aproveitaram o período das férias para realizarem as transferências das crianças para escolas da região.

A equipe olhar atento chama atenção dos leitores para esse grupo que, como tantos outros, lutam de maneira legal e sem realizar nenhum ato de vandalismo pelo seu pedaço de chão, para que possam proporcionar aos seus familiares uma vida mais digna.