terça-feira, 4 de maio de 2010

Servidores em greve da Sabesp cobram participação nos lucros


03 de maio de 2010 17h20 atualizado às 17h23

Funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aprovaram nesta segunda-feira a manutenção da greve. Os trabalhadores estão parados desde sexta-feira e reivindicam o pagamento total da participação nos lucros da empresa.

De acordo com nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema), a Sabesp "pagou cerca de 60% da folha, alegando que algumas metas não foram atingidas". O sindicato afirma que a greve foi mantida porque a empresa não apresentou nenhuma proposta.

A nota informa também que o presidente da companhia, Gesner Oliveira, recebeu as entidades durante um protesto em frente à sede da empresa, em Pinheiros, e pediu um prazo até o final da tarde de terça-feira. Oliveira teria dito que este é o tempo para levar a reivindicação à Comissão de Política Salarial do governo estadual.

De acordo com o Sintaema, há metas que não dependem dos trabalhadores para serem alcançadas, como a renovação de contratos entre a Sabesp e alguns municípios, e o atendimento ao cliente, já que muitos serviços estão terceirizados.

A adesão ao movimento está em torno de 70%, informou o sindicato. Uma nova assembleia para avaliar a proposta será feita amanhã, às 18h. Conforme o Sintaema, estão mantidos os plantões para atender emergências e garantir o abastecimento de água à população.

DEM abre ação no TSE contra Lula, Dilma e CUT

NELIA MARQUEZ - Agência Estado

O DEM protocolou hoje no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-ministra e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) por propaganda eleitoral antecipada. A representação está focada no evento organizado pela CUT em 1º de maio, no qual, conforme o documento protocolado no TSE, o presidente Lula tentou, "ainda que de forma subliminar", projetar a pré-candidatura de Dilma à sucessão presidencial de 2010.

A representação cita que Dilma, no mesmo evento, discursou utilizando palavras de cunho eminentemente eleitoral ao comparar o atual governo à gestão passada, afirma o DEM.

"A única conclusão a que se pode chegar é a de que o evento organizado pela CUT não passou de mais um comício em prol da pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) para o próximo pleito presidencial", afirma o DEM.

O DEM pretende questionar ainda no TSE a mensagem do presidente Lula sobre o dia do trabalho, transmitida em cadeia de rádio e televisão, classificada pelo partido como eleitoreira.

Tópicos: Eleição, Justiça Eleitoral, DEM, 1º de maio, Nacional, Política

1º de Maio: PSDB prepara ação contra Lula

Tucanos criticam uso de verba púbica

Luiza Damé e Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. Depois de acompanhar os eventos das centrais sindicais no Dia do Trabalho, patrocinados com dinheiro público, a assessoria jurídica do PSDB prepara mais uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta vez, além de campanha eleitoral antecipada, o PSDB vai argumentar que houve uso de recursos públicos. A nova ação deverá ser protocolada nesta segunda-feira, junto com uma outra questionando o uso eleitoral do pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV convocado por Lula na última quinta-feira.

- Estamos de novo chocados. Após ser multado duas vezes, agora ainda há o agravante do patrocínio com dinheiro público. O dinheiro público não aguenta mais desaforos - disse Ricardo Penteado, advogado do PSDB.

Para o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), o governo tem ignorado a legislação eleitoral recorrentemente e "sem cerimônia":

- Todos têm a convicção de que o limite da lei deve ser respeitado. Se a seis meses da eleição já fazem isso, imagine até onde podem chegar.

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que as ações da oposição não vão impedir Lula de participar da campanha. Mas afirmou que Lula respeitará a legislação:

- Essas ações não vão calar o presidente Lula e não vão impedi-lo de participar do processo eleitoral, respeitando as leis.

Padilha afirmou estranhar as críticas serem à participação do presidente nos atos das centrais, mas nunca à sua presença em eventos de empresários:

- Poucos presidentes teriam coragem de ir a um ato das centrais. O presidente foi, e foi também a eventos de empresários, inclusive de meios de comunicação, independentemente de terem ou não patrocínio oficial.

Na opinião do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), está na hora de o Ministério Público agir também:

- Mais uma vez estamos assistindo ao uso do dinheiro público para promover a pré-campanha de Dilma.

Incra anuncia greve a partir desta segunda-feira em São Paulo



SÃO PAULO - Os servidores do Incra em São Paulo entram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (3). O comunicado partiu Associação dos Servidores do Incra em São Paulo (ASSINCRA/SP), sendo informado que ficará suspenso o atendimento ao público no setor de Cadastro Rural e no Setor de Cartografia, interrompendo os processos de atualização/inclusão cadastral e certificação de georreferenciamento.



A categoria reivindica reestruturação de carreiras, equiparação salarial com o Ministério da Agricultura e concurso público. Embora tenha sido assinado acordo com o governo em março de 2008, os servidores denunciam o descumprimento de cláusulas do acordo, como a reestruturação de carreiras, que deveria ter ocorrido até março de 2009.



Outra cláusula do acordo de 2008 dizia respeito à recomposição da força de trabalho. Em São Paulo, os servidores defendem a abertura de 213 novas vagas para concurso público como o mínimo necessário frente à atual demanda. Mas o edital de concurso publicado pelo Incra este ano prevê apenas sete vagas para o Estado.



Atualmente, a Superintendência do Incra em São Paulo conta com apenas 94 servidores concursados, muitos deles já próximos da aposentadoria. O número é insuficiente para o atendimento da demanda atual. Hoje, um simples processo de atualização cadastral leva mais de 5 meses para ser analisado. Os processos de certificação de georreferenciamento também se acumulam e já somam mais de 2.500 na fila de espera.



O atendimento às famílias assentadas tem sido feito basicamente por meio de funcionários terceirizados. O Ministério Público Federal já abriu dois inquéritos para investigar contratos e convênios firmados pelo Incra em São Paulo, considerados burla de concurso público.



Os servidores do Incra também reivindicam a retirada do PLP 549/09 do Congresso. Esse projeto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal e impõe limites ao crescimento da folha de pagamento que, na prática, significam o congelamento dos salários do funcionalismo por dez anos

Polícia de SP faz maior apreensão de pinos de cocaína do ano no interior

Do G1 SP

Foram apreendidas 300 mil cápsulas vazias e 11 mil cheias da droga.
Quatro pessoas foram presas em Campinas.

A polícia de Campinas, a 93 km de São Paulo, fez na sexta-feira (30) a maior apreensão de pinos de cocaína no estado de São Paulo este ano. Foram encontradas mais de 300 mil cápsulas vazias e outras 11 mil já cheias de droga.

Além da cocaína, foram apreendidos quatro carros e uma moto – entre os veículos, estão uma caminhonete importada e uma BMW, juntas avaliadas em R$ 200 mil. Armas de uso restrito, silenciadores e até uma réplica de fuzil também foram encontrados. Por isso, a segurança da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da cidade foi reforçada.

A polícia também apreendeu R$ 9.615 em dinheiro, maconha e material para o refino da cocaína. A droga foi encontrada dentro de um laboratório clandestino no Parque Oziel.

A quadrilha foi encontrada após vários meses de investigações. Quatro pessoas foram presas – uma mulher e três homens, entre eles um estudante do quinto ano da faculdade de Direito.

De acordo com a polícia, a quadrilha abastecia bairros de Campinas, de cidades vizinhas de da Grande São Paulo. A polícia investiga agora a origem da droga – a suspeita é que ela tenha vindo da Bolívia.

Manifestações levam 50 mil às ruas de Campinas


Gilson Rei

Agência Anhangüera de Notícias

Pelo menos 50 mil pessoas participaram neste sábado (1º/05) do Dia do Trabalhador em Campinas em manifestos, shows de música, festas comunitárias e prestações de serviços gratuitos em diversas regiões do município. Além da programação oficial realizada pela Prefeitura, integraram as atividades o Dia da Comunidade do Parque Industrial e os atos públicos de entidades sindicais e partidos políticos.

Logo pela manhã, um ato em defesa da classe trabalhadora reuniu aproximadamente cinco mil trabalhadores ligados a partidos políticos, sindicatos e entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) na região central da cidade.

Os manifestantes partiram do Largo do Pará em passeata pelas vias Barão de Jaguara, Benjamin Constant e Francisco Glicério e realizaram um ato no Largo da Catedral, onde houve também a Missa do Trabalhador, com a participação de pelo menos duas mil pessoas.

Os representantes das 23 entidades presentes no ato defenderam 15 propostas para exigir melhores condições de trabalho, incluindo redução de jornada sem redução dos salários, estabilidade no emprego, fim do assédio moral e das terceirizações e aumento real de salário entre outras lutas. José Tavares, coordenador da subsede regional da CUT, em Campinas, disse que, além das questões trabalhistas o ato serviu também para denuncar a exploração que ainda existe nos locais de trabalho e para manter a luta histórica pela saúde e educação pública de qualidade, reforma agrária e reforma urbana, entre outras bandeiras.

O feriado foi também de muita festa e prestação de serviços gratuitos na sexta edição do Dia da Comunidade do Parque Industrial, um dia de brinquedos para a criançada e cuidados com a saúde para os adultos, que incluiu exames dos olhos, pressão, diabetes e vacinação para idosos. O evento, organizado pela Igreja Presbiteriana Central de Campinas, reuniu mais de seis mil pessoas, das 9h às 18h, no prédio do antigo Shopping Center Ville. O prefeito Helio de Oliveira Santos participou da abertura das atividades.

No período da tarde mais de 35 mil pessoas participaram das festividades organizadas pela Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, no Parque Linear Capivari, na região Sudoeste. As atividades musicais ocorreram das 14h às 17h, com apresentação do grupo musical de hip-hop, Indústria da Rima. Na seqüência se apresentaram Assimqsamba, Trio Paulistinha (forró), Grupo Presença (samba), DJ Dr. Sinistro e Jean Lucas e Raphael (sertanejo).

Líderes do MST são detidos após tentativa de invasão em Campinas

Cerca de 40 pessoas foram retiradas da fazenda São João do Atibaia

Os integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra), que foram despejados da fazenda do Grupo Tozen na última quarta-feira (28/04), ocuparam nesta sexta-feira (30/04) a Fazenda São João do Atibaia, em Campinas.

A polícia, mesmo sem mandado de reintegração de posse, despejou os manifestantes do local e ainda levou preso os líderes do MST e do Sintraf (Sindicato da Agricultura Popular).

A Polícia Militar informou que foi acionada pelo proprietário da fazenda São João do Atibaia na manhã desta sexta-feira (30/04). Em poucos minutos, várias viaturas foram para o local para impedir a ocupação da área. Cerca de 40 pessoas foram retiradas do local.

Os líderes do movimento foram indiciados por usurpar um imóvel residencial, rural ou comercial. Os integrantes do MST foram encaminhados para uma área cedida pelo Sindicato dos Químicos, em Valinhos.

Programaçcão do 1 de Maio em São Paulo

Conforme site da CUT

Local: Memorial da América Latina – situado à Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda.

Horário: a partir das 10h

Entrada franca

30 de abril – sexta-feira

9 às 17h - Seminário Sindical Internacional - “América Latina: mudanças e perspectivas para a classe trabalhadora”

Local: Auditório Simón Bolívar - Memorial

Exposição fotográfica "Trabalhador Latino Americano" - (CUT em parceria com a Escola Nacional Sindical da Colômbia (ENS)

Local: Foyer do Auditório Simón Bolívar (saguão)

1º de maio - sábado

1º de Maio Latino-americano da CUT 2010

Presenças confirmadas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ex-ministra Dilma Rousseff, do senador Aloizio Mercadante e de Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo.

Durante o evento, a CUT lançará a “Plataforma da CUT para as Eleições 2010”.

10h00 - Ato inter-religioso

11h30 às 15h30 - lançamento de livros;

12h00 – na Praça Cívica - atrações artísticas – Brasil e América Latina.

- Shows com Milton Nascimento (homenagem à Mercedes Sosa), Carlinhos Brown, Raíces de America Fernando Ferrer (Cuba), Milton Nascimento, que prestará uma homenagem à cantora argentina, Mercedes Sosa, e Carlinhos Brown.

Também haverá feira gastronômica (comidas típicas do Brasil e de 11 países da AL) e mostra de artesanato.

Consulte a programação completa no site: www.1demaiocut2010.com.br

CUT CIDADÃ

Além da capital, a CUT promoverá atividades descentralizadas com ações de cidadania e eventos-shows nas seguintes regiões:

ABC
Data: 1º de Maio em São Bernardo
Local
: Paço Municipal de São Bernardo (Praça Samuel Sabatini, 50)
Horário: das 11h às 19h
Informações: 4128-4200

BAURU
Data: 1º de Maio
Local: Parque Vitória Régia (centro da cidade)
Horário: a partir das 9h
Informações: Chicão (19) 9266-7360

CAMPINAS
Data: 1º de Maio
Local: Largo do Pará segue em passeata até o Largo da Catedral.
Horário: a partir das 9h
Informações: Tavares (19) 7803-5074

OSASCO
Data: 1º de Maio
Local: Av. Hilério Pereira de Souza (atrás do Wall Mart).
Horário: A partir das 13h
Informações: Aninha (11) 9573-1657

GUARULHOS
Data: 2 de maio (domingo)
Local: Av. Joaquina de Jesus.
Horário: a partir das 14h
Informações: Eduardo (11) 9460 3915

ZONA SUL - Santo Amaro
CUT Cidadã em homenagem aos trabalhadores
Data: 1º de Maio
Local: Avenida do Arvoreiro, número 395, Parque das Árvores (próximo à estação Grajaú da CPTM, linha Esmeralda do Metrô).
Serviços: Os serviços gratuitos abrangerão emissão de carteira profissional, certidões de nascimento e de óbito, RG, além de oficina de higiene bucal, corte de cabelo e orientação sobre alcoolismo e prevenção à AIDS.
Horário: 9h às 18h
Informações: 3188-5200